Twitcam Tira-dúvidas do blog

Ontem foi ao ar o segundo Twitcam do blog, dessa vez na versão “tira-dúvidas” com nosso editor Charles Dias, e foi ótima a interação com os leitores conectados que assistiram à apresentação.

Para quem ainda sabe o que é, o Twitcam é uma forma de fazer apresentações ao vivo em vídeo através do famoso Twitter. Prático e muito interativo.

Você não pôde assistir a essa apresentação? Sem problemas, trazemos para vocês respondidas algumas das dúvidas mais interessantes que nos foram feitas ontem. Vamos lá.

No concurso do PROCON, o melhor é focar nas legislações ou ponderar entre básico e legislação específica?

Depende do quanto você já estou das matérias “básicas” que serão cobradas nesse concurso. Se você já as estudou muito bem, basta fazer uma revisão bem feita e então focar com força total na legislação específica. Agora, se você ainda não estudou tão bem esse basicão, o melhor é dividir o tempo livre de estudo entre elas e a legislação específica, ponderando pelo peso das matérias versus número de questões de cada uma na prova.

E como determinar a melhor maneira de estudar/revisar os conteúdos de português?

Determinando inicialmente quais são as maneiras possíveis de fazer isso e quais as que resultem no melhor aprendizado para você. Somente a resolução de questões cobradas em concursos passados não deve ser descartada por nenhum concurseiro.

Como me organizar de modo a inserir baterias de exercícios no planejamento de estudo?

Tudo é uma questão de planejar com cuidado como utilizar seu tempo reservado para os estudos. O mais indicado é dividir esse tempo em blocos de estudo, os quais deverão ser divididos por sua vez entre estudo textual, resolução de questões e estudo multimídia (vídeo e/ou áudio aulas).

O corpo e a mente se acostumam se eu diminuir minhas horas de sono para 5 por dia? O rendimento pode diminuir?

É fato que a maior parte das pessoas precisa de 8 horas de sono diário para ter uma vida saudável e produtiva. Claro que isso varia de época para época, quando estamos mais cansados precisamos dormir mais, é lógico. Também há pessoas que precisam de muito menos horas de sono diárias. Agora, dormir pouco para poder estudar é uma solução de curtíssima duração e cujo preço posterior é caro demais para valer a pena. Por algum tempo o concurseiro até conseguirá diminuir radicalmente o número de horas dormidas diariamente, mas depois o esgotamento aparecerá para cobrar a conta ... com juros altíssimos. Não vale a pena seguir por esse caminho, definitivamente.

Para conseguir aprovação em um concurso é necessário estudar quantas horas por dia?

Quantas horas você puder reservar para os estudos diariamente. Se você puder estudar 8 horas diárias, estude. Se você puder estudar apenas 3 horas diárias, estude. O importante é estudar sempre de forma séria, planejada e orientada. Claro que quem estuda mais horas por dia com seriedade tem mais chances de passar mais rápido (o que não é uma regra, no entanto). Quem estuda menos horas por dia também passará, somente precisará de um pouco mais de tempo de estudo (visto que há exceções que fogem a essa regra).

Se eu passar no concurso e não quiser tomar posse imediatamente, meu nome vai para o fim da lista automaticamente?

Na maior parte dos concursos públicos você perde a chance de ser nomeado/empossado no concurso em questão se não tomar posse quando for nomeado. Alguns editais, no entanto, podem prever tal possibilidade. Não são regra, mas pode acontecer.

É melhor estudar várias matérias ou apenas uma por vez na rotina de estudos? Com que frequência e periodicidade devo revisar esse conteúdo?


Vamos por partes.

Essa questão de estudar várias matérias ou apenas uma matéria por vez dependerá de como você absorve melhor o conhecimento. Algumas pessoas precisam centra-se no estudo de apenas uma matéria por vez a fim de absorver melhor o conhecimento. Outras, no entanto, conseguem lidar com o estudo de várias matérias ao mesmo tempo sem que isso afete a absorção de conhecimento. O que não pode acontecer é de você se dar melhor com um desses métodos e forçar-se a utilizar o outro, algo que somente comprometerá o rendimento dos seus estudos.

Quanto à freqüência e periodicidade de revisão de matérias, tudo também dependerá de sua capacidade de memorização e tempo disponível para estudo. Há pessoas que têm ótima memória e podem ficar alguns meses sem revisar a matéria sem que isso signifique perda substancial do que foi aprendido, outras precisam revisar as matérias em intervalos menores para que isso não aconteça. Alguns especialistas no assunto colocam o limite máximo entre revisões em três meses, após o qual a perda de conhecimento é mais acentuada. Quanto ao tempo disponível para o estudo é óbvio que você não deixará de estudar uma matéria que será cobrada em um concurso dali a semanas para revisar uma matéria que não será cobrada. Vale, porém, reservar algumas horas por semana para isso.

Quando uma pessoa passar num concurso é preciso estar em dia com o titulo?

Suponho que você se refira ao Título de Eleitor. Se for o caso, sim, você tem de estar em dia, senão não pode tomar posse em cargo público. Está na 8.112, inclusive.

Saindo mesmo o edital INSS no final de setembro podemos esperar a prova para uns 30 a 40 dias depois?

A média costuma ser essa entre a publicação do edital e a data das provas, mas por enquanto nada impede da prova ser marcada para 15 dias ou 60 dias depois. Por isso o melhor é estudar antes do edital ser publicado.

E não deixe de assistir ao nosso próximo Twitcam Tira-Dúvidas semana que vem. Envie suas dúvidas para nós via Twitter, será um prazer responder.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "Twitcam Tira-dúvidas do blog"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards