ARTIGO DE LEITOR - O PREÇO QUE SE PAGA

Há alguns dias estava conversando com um antigo colega e amigo que conheci na época do Ensino Médio. Já se vão alguns anos desde os tempos em que eu ainda nem tinha ingressado na universidade (hoje já sou formado). Mas, de qualquer forma, é interessante observar que as pessoas que conhecemos tomam caminhos completamente diferentes com o passar do tempo. A pauta da nossa prosa era sobre expectativas para o futuro. Eu, como não poderia deixar de ser, comentei com acentuada empolgação minha escolha pelo caminho dos concursos públicos. Meu ex-colega falou-me sobre o seu emprego, demonstrando certo arrependimento de não ter continuado nos estudos, ficando apenas com o Ensino Médio. E foi então que surgiu o assunto que é o cerne do presente artigo.

Lembro de ter feito referência às dificuldades que são enfrentadas por alguém que escolhe o caminho dos concursos. Deixei transparecer minha paixão por gêneros literários quando comparei essa jornada a uma “epopéia”, uma “cruzada”, uma “guerra” etc, salientando principalmente que há um “preço” a ser pago antes do extremo regozijo e da comemoração pela aprovação e consequente nomeação. A resposta do ex-colega foi tão trivial quando esclarecedora, a ponto de ser interessante transcrevê-la:

- “Pois é, eu também pago um preço hoje em dia. Pago com ignorância, subserviência e subordinação por não ter continuado firme nos estudos para que um dia pudesse ter um emprego melhor do que o que eu tenho atualmente.”

Ora, como não reparar nesse detalhe? Nós concurseiros por vezes pensamos que estamos pagando um preço alto demais por dedicar nosso precioso tempo a um projeto ambicioso para obter uma vida melhor. Achamos que somos os únicos a fazer sacrifícios. Mas a moeda possui dois lados. A grande e irrefutável verdade é que o preço é pago por todos, não importa o caminho que venham a escolher. A responsabilidade pelas decisões é um míssil teleguiado que volta para quem o lança, cedo ou tarde, trazendo consigo a consequência inevitável ou os louros da conquista almejada.

Confesso que refleti bastante após essa conversa, e acabei me convencendo de que todos nós faremos um sacrifício um dia. Mas há uma peculiaridade: temos a liberdade de escolher se ele será voluntário ou não; se nos levará a algum lugar ou se será um triste confronto com a realidade fruto da nossa irresponsabilidade e inconsequência. Temos, portanto, o destino em nossas mãos, bastando que seja adotada a atitude correta frente aos desafios que a vida nos traz.

RESUMO DA ÓPERA - Por mais que a jornada de estudos para concursos possa ser desgastante, estressante e por vezes desanimadora, precisamos lembrar que escolhemos pagar o preço para conquistar nossos sonhos. Decidimos ter coragem, decidimos lutar, antecipamos o movimento. Aquele que não faz nada se torna figurante de sua própria história. Em contrapartida, aquele que luta está fadado a tornar-se um protagonista vencedor. Paguemos, então, o preço correto para que possamos colher os frutos de uma conquista planejada e que nos traga felicidade e realização.

DARSON PORTO é um concurseiro que está disposto a pagar o preço justo e nada mais que isso.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "ARTIGO DE LEITOR - O PREÇO QUE SE PAGA"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards