Três conselhos IMPORTANTÍSSIMOS para concurseiros novatos

É interessante como nos dois Twitcam Tira-Dúvidas que já realizamos houve a participação de concurseiros novatos que pediam orientações de como começar a estudar para concursos públicos, algo muito pertinente, não somente isso, mas indispensável para o estudo sério para concursos públicos.

São várias as orientações importantes para quem está iniciando os estudos para concuros públicos, porém três delas considero as mais importantes e sobre as quais escreverei um pouco nesse artigo.

Escolha um destino - Muitos concurseiros erram por não definir "de cara" qual o destino que querem atingir quando começam a estudar para concursos públicos. É, exatamente, como quando vamos tirar férias. Antes de arrumar as malas, comprar passagens e decidir que atrações visitar, é preciso decidir para onde vamos, senão não teremos como fazer isso. Você quer trabalhar em tribunais? Quer ser agente da Polícia Federal? Está interessado em ser professor de universidade federal? Qual destino você anseia atingir? Se você já começou e ainda não sabe ... melhor parar tudo e recomeçar decidindo qual será esse destino;

Planeje seus estudos -Planejar os estudos é saber o quê estudar, quando estudar, com que material estudar, de que modo estudar e para qual finalidade estudar. Sem planejar os estudos, o concurseiro perde tempo precioso tentando decidir tudo isso em cima da hora, o que somente leva ao estudo pouco eficiente;

Não queira abraçar o mundo -Voltando ao exemplo das férias, imagine que alguém tem recursos limitados e tem a ideia idiota de querer visitar 30 lugares diferentes distantes milhares de quilômetros uns dos outros. Se para um bilionário isso já seria cansativo apesar dos recursos ilimitados que possui, imagine para um mero mortal com a grana contada ... é impossível. Vale a mesma lógica para concursos novatos desavisados que querem estudar para concursos tão díspares como analista de tribunal, agente da PF e escriturário do Banco do Brasil ao mesmo tempo.

RESUMO DA ÓPERA - Começar a estudar para concursos públicos é algo muito sério e que deve seguir uma certa ordem, indo muito, mas muito além da mera decisão, compra de alguns livros e início dos estudos. Antes mesmo de pensar em comprar livros é preciso tomar uma série de decisões. Para quem não começa do jeito certo ... sorry, você vai sofrer mais que o necessário para se tornar servidor público!

Aproveitando para fazer uma propagandinha light, se você quer aprender o jeito correto de começara estudar para concursos públicos, não deixe de ler o recém-lançado "Manual do Concurseiro Iniciante" de minha autoria.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Três conselhos IMPORTANTÍSSIMOS para concurseiros novatos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards