ENTREVISTA ESPECIAL - De médico a servidor público da área administrativa

É muito comum encontrarmos administradores, engenheiros ou economistas na área administrativa do serviço públicos, mas o que vocês achariam de encontrar um médico em um cargo dessa área? Pois bem, conheçam hoje através dessa entrevista especial a trajetória de Gustavo Coelho, um gaúcho que trocou a medicina pelo cargo de Analista Administrativo de uma agência de regulação e se prepara para daqui alguns anos ingressar na magistratura.

O que o levou a decidir se tornar servidora pública? Como foi sua preparação? Enfim, conte-nos um pouco sua trajetória na guerra dos concursos públicos.

Eu havia concluído o curso de Medicina em agosto de 2006, e tinha até o começo do ano para estudar para o concurso de seleção para Residência Médica. Estava em dúvida sobre prosseguir ou não na profissão, pois questões como relacionamento médico-paciente, expectativas dos pacientes com relação ao tratamento e valorização dada pelos pacientes às orientações médicas, na prática, provaram ser bem diferentes de minhas expectativas.

Ainda assim decidi tentar a Residência Médica em Ortopedia e Traumatologia, como uma última chance para a carreira médica. Nessa época, vi o edital do concurso para Técnico Judiciário do TRT da 4ª Região, e decidi reservar um mês de meus estudos para o Tribunal, pensando em um plano B, para o caso de a Residência comprovar meus temores em relação à Medicina (e, também, porque a prova de Residência é, por si, um concurso público bastante difícil, eu não sabia se conseguiria ser aprovado).

No final, fui aprovado na Residência, e iniciei no Hospital de Clínicas de Porto Alegre em fevereiro de 2007. Fui aprovado no TRT, mas em uma posição ruim (não lembro ao certo, algo como 283º). Continuei na residência até metade do ano seguinte, quando fui chamado pelo Tribunal. A essa altura, já estava claro que eu não queria seguir atuando como médico, por isso saí do hospital e fui trabalhar na 1ª Vara Trabalhista de Canoas.

Um pouco antes de abandonar a Residência, conheci minha atual namorada, e aí surgiu o estímulo que acabou me trazendo à Agência Nacional de Aviação Civil. (ANAC) Ela mora em São Paulo, estava por alguns meses em Porto Alegre para um estágio, e precisou retornar após o término do mesmo. A rotina de relacionamento à distância estava bem complicada, e resolvi começar a prestar concursos que oferecessem vagas em São Paulo.

Assim, prestei o concurso para Oficial de Chancelaria do MRE. Fui chamado, mas todas as vagas acabaram indo para Brasília, por isso nem tomei posse. Prestei também o concurso para Analista Judiciário - Área Administrativa do TRT da 2ª Região, e então minha irmã comentou sobre o edital da ANAC. Minha primeira reação foi: "ANAC? O que é ANAC?"

Tratei de curar minha ignorância. Descobri o que, afinal de contas,era a ANAC e o que fazia (ou deveria fazer) a Agência, e fui ler o edital. Boa remuneração, parte do conteúdo parecido com o TRT, e o mais importante, vagas em São Paulo e São José dos Campos. Prestei o concurso e fui aprovado. Após um ano e meio de ponte aérea Porto Alegre - São Paulo nos feriados, consegui mudar para São Paulo em novembro de 2009. Acabei sendo chamado também no TRT da 2ª Região em janeiro de 2010, mas permaneci na ANAC, porque a remuneração era melhor.

Depois disso ainda prestei o concurso da SUSEP, mas não me dediquei muito a ele, tinha outras prioridades naquele momento, e não fui aprovado. Comecei a cursar Direito agora, e o tempo para estudar para concursos anda quase inexistente. Penso em prestar o lendário concurso do Senado, se um dia resolverem aprová-lo.

Você se formou em Medicina e hoje é servidor público federal na área administrativa. Para muitas pessoas isso é considerado loucura, uma vez que acreditam que você deveria estar trabalhando em algum grande hospital ou clínica. Como é isso para você? Você enfrentou muitas críticas na sua mudança de rumo profissional? Como lidou com elas?

De fato, pensando no estritamente exigido para a realização de concursos públicos, passar 6 anos numa Faculdade de Medicina é um grande desperdício de tempo. Mas eu não me arrependo. O curso é um grande aprendizado, tanto técnico quanto pessoal, é uma experiência única sobre o ser humano e como ele lida com os momentos mais difíceis de sua vida.

Ouvi muitas críticas, inclusive da família, e provavelmente do ponto de vista financeiro, a longo prazo, tenha sido mesmo uma péssima decisão. Mas dei à carreira médica todas as chances que pude, não estava feliz com ela, e fiz o que me pareceu mais sensato. Não foi uma decisão fácil, mas também não foi repentina. Por isso, as críticas negativas foram, e continuarão sendo, pacientemente ouvidas e sumariamente ignoradas.

Você é gaúcho de Porto Alegre, onde ainda mora sua família. Como foi encarar o desafio de mudar-se sozinho para São Paulo para ser empossada na ANAC?

Foi complicado, eu morava em Porto Alegre com meus pais, tive que começar do zero. Gosto muito de São Paulo, mas a cidade tem seus problemas. Trânsito, poluição, aluguéis exorbitantes... Por outro lado, tive muita ajuda da família da minha namorada, teria sido muito mais difícil sem eles.

Hoje, além de ser servidor público federal, você também é estudante do 1o ano de Direito da USP. Isso significa que você pretende no futuro ingressar na carreira jurídica pública? Porquê?

Sim, é o plano, porque os concursos com a melhor remuneração, em geral, são os da área jurídica. Mas isso não significa que eu não possa mudar de idéia até o final do curso, talvez advogar, ou prestar outro concurso fora da área jurídica...

Que conselhos você dá para os concurseiros que podem se ver em uma situação como a sua? Vale a pena fazer o que você fez? Você faria novamente?

É uma decisão muito pessoal. Valeu a pena para mim, mas cada um sabe o que é melhor para si. O importante, eu acho, é pensar bem antes de mudar, evitar expectativas irreais, e não tomar a opinião dos outros como verdade absoluta.

Do ponto de vista prático, o que funciona para mim é fazer um cronograma da matéria, dividindo o tempo disponível, ler e reler o mais possível, e guardar as questões que tenho mais dificuldade para lembrar para rever um ou dois dias antes da prova. Aulas não dão certo (eu durmo em aproximadamente 20 minutos...), nem grifar textos ou fazer resumos, e tabelas eu faço muito raramente.

Também não me atrai o clima de desespero generalizado dos fóruns na Internet, eles são ótimos para acompanhar as novidades depois das provas, mas antes delas eu não me arrisco. Novamente, cada um sabe o que funciona melhor pra si. Eu faria novamente, com certeza.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———



0 Response to "ENTREVISTA ESPECIAL - De médico a servidor público da área administrativa"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards