Dicas sobre fichamento

Sabemos que são os detalhes das leis que nos podem confundir. Por isso, fazemos resumos e mapas mentais que são ótimos, mas que, para mim, ainda não suficientes. Quero compartilhar uma maneira de estudar legislação que está dando muito certo: são as fichas de perguntas e respostas.

Um método baseado nos cartões de memória me ajudou bastante. Em vez de usar fichas com lembretes e macetes, aliás um excelente método que aprendi lendo o blog, apuro um pouco mais a técnica e uso fichas com TODOS os detalhes das leis. A lei em que aplico este método, hoje, é a LC 106 do MPE-RJ. Foi uma verdadeira turbinada no processo de memorização.

Consiste numa leitura detalhada de cada artigo, inciso e alínea. Leio a parte do texto escolhida, assisto às aulas correspondentes pelo computador (estudo em casa, com curso on-line) e, não faço resumos escritos. Depois de dar essa primeira “pincelada”, pego as fichas de 12X7 cm – o pacote com 100 custa uns R$ 2,00 – e escrevo na frente uma pergunta ou afirmativa sobre o artigo lido, que pode estar certa ou errada, sempre incluindo cada detalhe, e, no verso, com caneta de cor diferente, escrevo a resposta. Bem no cantinho de um dos lados escrevo de que parte da lei retirei a informação. Depois, se necessário, é só ler de novo e conferir. Elas podem estar todas misturadas ou separadas por assunto, não importa. Gosto de misturar tudo e embaralhar porque na hora da prova podem vir perguntas de qualquer artigo e tenho que estar preparada.

Com o desenrolar do texto, vão surgindo as dúvidas. Então, formulo mais algumas questões misturando os nomes certos e errados e ponho as respostas no verso da ficha. Os benditos prazos e competências ficam mais claros assim. Gosto de usar fichas sem pauta para que o texto fique mais “limpo”, mas cada um faz como preferir.

Eu sou chata mesmo, muito detalhista. Sei que poderia ter escrito menos fichas, mas isso fica a critério de quem elabora. A lei que estou estudando assim tem 176 artigos. Estou no artigo 122 e já tenho umas 350 fichas. Mas... e daí??

Agora vem a melhor parte: estudar virou um jogo de tabuleiro. Quando meu marido chega do trabalho, entrego nas mãos dele um “montinho” de fichas. Então, sentamos no sofá e ele lê as perguntas que eu mesma elaborei. Resultado: o que seria um resumo para eu ler sozinha pode ser uma brincadeira envolvendo a família. Posso “alugar” mãe, tia, primos, irmã... eles lêem as fichas pra mim e eu faço revisões divertidas toda semana.

Ou não: posso também pegar as fichas e lê-las calmamente olhando no verso a resposta. Fico tranquila porque fui eu que elaborei e sei que não deixei passar nenhum detalhe, o que nem sempre acontece com os livros que compramos ou aulas que assistimos, seja on-line ou presenciais.

Bem, ainda não saiu o edital do concurso e pretendo terminar essa lei até que ele saia. Já comecei a escrever fichas com a CF e com as dicas de informática. Sim, pode ser usado em qualquer matéria!

Esse método reúne:

- a memória visual, quando eu leio;

- a memória auditiva, quando alguém lê as perguntas para que eu responda;

- quando elaboro as perguntas o cérebro já indica as dúvidas e informações ainda confusas. Então, faço mais uma questão dirimindo essa dúvida que surgiu enquanto eu escrevia.

RESUMO DA ÓPERA - Ok, então. Estou adorando estudar com as fichas. Quando estiver bem perto da prova, as revisões serão bem mais rápidas, divertidas e proveitosas. Prazerosas também! Por que não?

ENAILE PEREIRA – “Hoje concurseira; amanhã, concursada”.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Dicas sobre fichamento"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards