Cuidado com livros usados para concursos públicos

É fato que a maioria dos concurseiros não dispõem de muitos recursos financeiros e também que bons livros para concursos públicos em geral custam caro, se bem que nos últimos anos o preço vem baixando sensivelmente. Esse cenário é, realmente, complicado, daí poupar sempre que possível é regra, visto que aqueles reais economizados em uma ocasião podem ser a diferença entre comprar ou não um livro muito útil ou prestar ou não um concurso público.

Diante dessa fatídica dobradinha de grana curta e necessidade de estudar com bons livros, muitos concurseiros apelam para duas soluções que valorizam seus parcos recursos financeiros:

1 - Estudar em bibliotecas públicas;

2 - Comprar livros usados.

E o assunto do artigo de hoje é a segunda opção.

Note que há livros e livros em termos de atualização. Vejamos.

Livros de literatura - Não importa o ano da publicação, podem ser lidos tranquilamente. Claro que o "português" pode ser um pouco diferente, mas isso não afeta em nada a história contada. Podem ser comprados usados sem problema algum.

Livros de matérias "estáticas" - São livros de matérias como matemática ou física, ou seja, matérias que não mudam de interpretação ao longo do tempo. O que pode mudar é a didática de ensino, que vem sendo aperfeiçoada com o tempo. De qualquer modo, podem ser comprados usados também sem problema algum.

Livros de matérias "dinâmicas" - São livros de matérias que mudam com o tempo por conta de novas interpretações, descobertas e regramento jurídico, como Administração ou Direito Constitucional. Essas matérias são aquelas que tornam muitos ótimos livros desatualizados depois de algum tempo e, por conta disso, apenas objeto de estudos históricos, consultas muito específicas ou pesos de papel. Livros usados dessas matérias devem ser comprados com muito cuidado.

É engraçado como sempre encontramos concurseiros que herdaram livros e algum parente ou amigo que estudou para concursos públicos há dez, vinte anos atrás ... e muitos insistem em estudar com esses mesmos livros! Calma aí, gente, temos de ter muito cuidado antes de usar livros usados, sejam ganhados ou comprados.

Mudanças conceituais ou legais podem tornar livros de matérias "dinâmicas":

- Totalmente desatualizados;

- Parcialmente desatualizados;

- Não afetam a atualização da obra.

É lógico que devemos evitar os livros que se encaixam na primeira situação, fora no caso de situações muitíssimo específicas. Os livros que se enquadram na segunda situação podem ser utilizados com restrições, porém muitas vezes o trabalho de separar o que está desatualizado do que ainda pode ser atualizado é tão grande que não compensa. Os livros que se enquadram na útlima situação podem e devem ser utilizados sem problemas.

Por isso, gente, tomem muito cuidado com livros usados para concursos públicos. Antes de adquirí-los ou utilizá-los, analise-os com cuidado seguindo os seguintes passos:

1o - São de matérias "estáticas" ou "dinâmicas"? Se forem do primeiro tipo, sem problemas. Se forem do segundo, analise o próximo critério;

2o - Verifique o ano da edição do livro e compare com as atualizações legais e conceituais da matéria para verificar se o mesmo não está desatualizado. Se o livro estiver apenas parcialmente desatualizado, analise o próximo critério;

3o - Analise com atenção se o livro parcialmente desatualizado pode ter essas partes facilmente identificadas, para se evitar seu estudo. Se for o caso, o livro pode ser utilizado.

RESUMO DA ÓPERA - Concurseiros não têm dinheiro sobrando, fato, mas também não podem jogar tempo fora. Muitas vezes é mais rápido e prático gastar um pouco mais em um livro novo do que perder dias separando o que pode ser estudado em um livro semi desatualizado. De qualquer forma fica o conselho de que vocês tomem muito cuidado na hora de adquirir e/ou utilizar livros usados para concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

———«»———«»———«»———



0 Response to "Cuidado com livros usados para concursos públicos"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards