Uma idéia simples que vale ouro

Se tem algo que é comum a grande parte dos concurseiros é a reclamação recorrente à dores nas costas, causadas, claro, por uma mistura fatal de longos períodos sentado em má postura estudando. E como essa maldita dor nas costas incomoda e atrapalha a concentração!

O problema de postura, grade parte das vezes, não é culpa do concurseiro, mas dos livros que precisam ser estudados. Vão me dizer que vocês não estudam como mostra essa foto:


Essa é uma pose clássica de concurseiro. Livros apoiados sobre a mesa e ar pra lá de compenetrado. Note como a coluna vertebral do pobre coitado forma um arco tensionando músculos e nervos, receita corretíssima para uma bela dor nas costas no final do dia.

Algumas vezes usamos o velho método de apoiar os livros em outros livros, valendo-nos de um ou dois dicionários ou códigos daqueles bem grossos, algo mais ou menos assim:


Tudo bem que essa solução ajuda um pouco, mas não resolve o problema. O máximo que se consegue é algumas horas a mais de estudo com um pouco menos de desconforto, mas no final do dia o resultado será mesmo uma bela dor nas costas, que será enfrentada com um pouco de alongamento, um banho quente e, dependendo do incômodo, com um comprimido de analgésico.

O grande problema é que estudamos todos os dias, a semana toda, por muitas semanas, por muitos meses, por anos. Daí como enfrentar o problema? Claro que há algumas soluções parciais como procurar fazer alongamento ao longo do dia, procurar manter uma boa postura, ler com o livro em pé, deitado, mas nada disso é prático o suficiente para ser adotado como solução definitiva.

Pouco depois que comecei a estudar, incomodado com esse problema de postura ao estudar, apelei para uma solução pouco usual, passei a usar uma variação do famoso apoio de bíblia, isso mesmo, aquele apoio de madeira usado para deixar o exemplar da bíblia aberto sobre a estante ou mesa, algo mais ou menos assim:


Só que esse tipo de apoio é muito pouco prático para uso nos estudos. Por ser de madeira é pesado, grande, um trambolho, além de não poder ser desmontado para transporte ou poder ter a inclinação ajustada. Mas durante muito tempo auxiliou nos meus estudos, afinal de contas, era o que tinha em mãos.

Mas não é que um belo dia, visitando o website de uma grande livraria virtual, deparei-me com algo que quando vi pensei ... "Putz, porque não sou que isso existia antes!". Do que se trata? De um simples, leve, prático, barato e muitíssimo útil apoio de leitura:
Esse apoio de leitura é da YES, a mesma marca daquelas excelentes pastas plásticas que também tantos concurseiros usam para guardar resumos, comprovantes de inscrição e tudo o mais. Caro? Muito pelo contrário, R$20,00 entregue em casa. Prático? Absolutamente, visto que é leve, transportado facilmente, permite controle de inclinação do livro, tem aquelas "anteninhas" para segurar páginas", é feito de material resistente.

Pois bem, entrei em contato com a YES, falei sobre esse blog e pedi que nos enviassem alguns apoios para análise a fim de publicar um artigo especial, ao que atenderam prontamente. E para que esse artigo fosse o mais objetivo possível, damos nossa opinião a Raquel Monteiro, o Jerry Lima e eu.

Mas não foi só isso. Juntamente com os apoios de leitura, a YES enviou também algo que nunca tinha visto e que também achei genial. Isso aqui:

Esse produto é o "Indicador Yes Auto-adesivo Removível Neon", pequenas tiras plásticas auto-adesivas para serem usadas como marcador de páginas de livros.

Bem, não vou ficar enrolando, não. Vamos às nossas análises.

Análise de Jerry Lima


O Apoio de leitura da YES é aquilo que o concurseiro precisava para evitar as tão terríveis dores no pescoço. Para começo de conversa ele é super portátil: pequeno (23 cm de largura por 21 cm de altura e 08 centímetros de espessura) e leve.

Possui duas hastes para travar o livro de ponta-a-ponta, não permitindo que ele se feche quando aberto. Ademais, possui uma peça de plástico atrás que possui níveis para ajustar a inclinação do apoio. São, ao todo, nove níveis.

Outrossim, o suporte oferece uma placa de plástico, que possibilita fixar as folhas de variados tamanhos, obstando que a mesma voe ou simplesmente se dobre por ser muito maleável.

A pessoa que estuda na biblioteca poderá levá-lo na bolsa sem maiores complicações. Já aquele que trabalha e o faz em outros lugares que não em um local com uma mesa de estudos, poderá transportá-lo da mesma forma na mão, vez que o Apoio é fácil de carregar de todas as maneiras possíveis.

Assim, como eu, as pessoas que precisam trabalhar nos fóruns da vida, podem apoiá-lo no balcão dos cartórios. É possível estudar dessa forma, pois eu fiz o testei e deu certo. Todavia, se estiver cansado de ficar em pé, havendo bancos para a espera, poderá colocá-lo no colo (isso mesmo, no colo), e sustentar o seu livro nele. Fiz a experiência e ela foi para lá de positiva!

O Apoio é de plástico. Assim, não quebra fácil. Vi uma crítica feita no site da YES (http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/1852921/apoio-para-leitura-(-copy-holder-)-yes/), dizendo que as hastes que seguram o livro e as páginas são frágeis e quebram com facilidade. Mas na verdade e, com todo o respeito à pessoa que assim se manifestou, as hastes são é recolocáveis. As partes são simplesmente encaixadas uma nas outras (assim como a parte que apóia o livro é somente ajeitada).

A cor preta ajuda a na discrição quando utilizado; todavia, aonde usava o suporte as pessoas me perguntavam onde poderiam adquirir, em virtude de tornar a leitura muito fácil.

Por fim, anoto que há umas ranhuras na base do suporte especialmente produzidas para que o livro não escorregue, fato que é muito comum quando o apóia em alguma superfície lisa.

O Suporte é, como já disseram, aquele algo que você não sabia que existia; mas agora que o tem não consegue viver sem ele.

Eu o utilizo e o levo para todos os lugares onde possa parar alguns minutinhos e ler algum livro para estudá-lo.

O caminho mais corriqueiro é o uso no trabalho, depois no fórum, de volta para o trabalho e finalmente em casa.

Antes de possuir o Apoio, necessitava tomar três, quatro livros pesados para que os colocando um sobre o outro servissem de suporte para que eu pusesse o livro que leria, a fim de que ele ficasse em uma posição de quarenta e cinco graus, a qual é ideal para não termos dores no pescoço ao estudarmos.

Com o Apoio, todo esse trabalho e tempo foram poupados, possibilitando a mim um estudo mais qualitativo e quantitativo.

Com relação aos indicadores adesivos removíveis são excelentes marcadores. Com uma cor bem chamativa facilita na hora de procurar os assuntos mais importantes, seja no vademecum, nos códigos ou até mesmo nos livros de doutrina.

É possível escrever nos mesmos utilizando a caneta, de tal forma que seja possível lê-los toda vez que haja procura por parte do candidato daquele tópico oportuno.

Além do mais, após algum tempo, na hora de trocar os marcadores não haverá nenhuma dificuldade, pois apesar de haver uma substância que permite a fixação na página, contudo, tal cola não adere ao papel de tal forma que é preciso rasgar a página. Ao contrário, os indicadores da YES são feitos exatamente para facilitar a remoção e troca dos mesmos.

Ambos os produtos se adequam perfeitamente às necessidades dos concurseiros profissionais.

Análise de Raquel Monteiro


Hoje não escrevemos exatamente uma resenha, mas um depoimento sobre alguns produtos que tomamos conhecimento recentemente. Um deles é o apoio de leitura da YES e o outro são as fitinhas coloridas divisórias para colar em nossos Vade Mecuns e demais códigos.

Devo dizer que eu não sabia que precisava tanto desses produtos! Eu achava desconfortável estudar torcendo o pesçoco com a lei e os meus livros, lado a lado, mas estava conformada. Eu não sabia que existia solução para esses problemas. Quando conheci o apoio de livros, vi como é bom para melhorar minha postura enquanto faço minhas leituras. Isso não me cansa tanto e me permite ler mais do que eu costumava ler.

Fiquei muito feliz porque, ao contrário do que possa parecer, ele quase não ocupa espaço. Muito pelo contrário, mantém a minha mesa mais limpa e organizada visualmente.

O apoio permite que se tenha à altura dos olhos, sem muito esforço, mais de um tipo de material. Assim, a gente não fica mais com preguiça de abrir a lei enquanto estuda uma doutrina (livro teórico) ou coloca uma gramática no apoio e o caderno para resolver os exercícios em frente. Achei bom demais para otimizar os estudos.

Achei interessante poder deixar o livro na altura dos olhos, pois o apoio permite a graduação de diversos ângulos para a leitura. Muito bom mesmo é saber que suporta diversos tamanhos e grossura de livros, dentro de uma razoabilidade (é claro).

Outra preocupação do fabricante foi com como prender as páginas dos livros. Ele tem umas astes flexíveis com bolinhas nas extremidades (que não produzem marca indelével) para regular para os lados, para frente e para trás, de acordo com as dimensões da publicação a ser lida.

Quanto ao transporte para os estudantes de biblioteca, esses podem ficar despreocupados porque o apoio é pequeno e leve para transportar, além de ser fácil de desmontar.

O material com que foi confeccionado é de um plástico resistente, o que permite a limpeza com água. Assim, se você molhar o danado, ele não amolece ou empena.

No tocante às etiquetas da YES, eu tenho que lhes dizer que já as usava desde os idos tempos de faculdade. Creio mesmo que muitos concurseiros devam conhecê-las. Afinal, elas marcam as páginas com “linguetas”, destacando uma legislação mais utilizada para consulta ou leitura. Eu particularmente adoro, pois me poupa muito tempo, pois não preciso ficar procurando nenhuma legislação no índice.

As etiquetas são feitas com um plástico flexível, de modo a ser possível descolá-la em caso de erro na colagem pelo usuário. Apesar de molinho, o material é bom para escrever com caneta ou lápis o nome do assunto ou o número da lei a ele correspondente. É conveniente também para dividir cadernos ou fichários de múltiplas matérias, para os concurseiros que não são da área jurídica.

Esses produtos são de baixo custo e de uma eficiência surpreendente. Eu os recomendo sem moderação (risos). Vale a pena ter conforto e praticidade para estudar.

Análise de Charles Dias


O que posso dizer desse apoio de leitura da YES que não outra coisa que "A-D-O-R-E-I", assim mesmo, em maiúsculo pontuando cada letra, afinal de contas, esse produto reúne toda a praticidade e utilidade que vinha procurando desde que comecei a estudar para concursos públicos ... antes até, pois já na época da faculdade as longas horas na biblioteca estudando não fazia nada bem às minhas costas.

Além da dor nas costas, o Jerry citou algo importante, a dor no pescoço e ombros provocado pela tensão da má postura. Bem colocado, Jerry. Notem que quando falo "dor nas costas" cito por tabela as dores nos ombros e pescoço.

Como disso no começo desse artigo, até descobrir esse apoio de leitura, eu vinha utilizando uma versão "homem das cavernas" do danado, feita de madeira, pesado, pouco prático e sem ajuste nenhum. E como poderia levar aquele trambolho para alguma biblioteca para estudar? Nunca. Agora as coisas mudaram, levo o apoio de leitura da YES dentro da mochila, tranquilamente, já que suas partes móveis permitem que fique reto como uma pasta. Lá monto o danado em alguns segundos e estou pronto para estudar.

O apoio de inclinação do livro é um detalhe que merece visualização:

Sacaram como funciona? Encostado à mesa fica como que uma régua graduada com pequenos "dentes" e na parte de trás do apoio há como que uma "alça", para ajustar a inclinação basta encaixar a "alça" no "dente" referente à inclinação que você deseja para o livro. Genial.

Além desse apoio de leitura poder ser usado desde com apenas algumas folhas de papel sulfite de um resumo até um baita livrão de 1.500 páginas, aquelas anteninhas que mantêm os livros abertos facilitam muito a vida, acreditem.

Agora, o "Indicador Yes Auto-adesivo Removível Neon" merece também sua cota de elogios. Eu, particularmente, sempre detestei marcadores de livros, principalmente porque sempre os perdia e no final não sabia em qual página tinha parado. Passei então a usar clipes de papel coloridos. O problema é que esses clipes acabavam por marcas as páginas, isso quando não enferrujavam marcando o papel.

Agora, com esse danado "Indicador Yes Auto-adesivo Removível Neon", como diz o mote do famoso programa humorístico, "meus problemas acabaram". Esses indicadores plásticos têm o formato de pequenos filetes e são auto-adesivos, do mesmo jeito que os famosos Post It, ou seja, com um tipo de cola que permite a remoção do filete sem deixar marcas ou restos adesivos na página, ou seja, após retirar o marcador que estava fixado em uma página fica como se ele nunca tivesse sido colocado lá. E as várias cores neon dos filetes ajuda a organizar as matérias. Esse é daqueles produtos que penso "como pude viver até hoje sem ele?!"

Resumo da ópera - Não estamos ganhando nadinha de nada para publicar esse artigo. Nossa intenção é simplesmente apresentar para os concurseiros que nos lêem um produto barato, muito prático e cujo uso melhorará a qualidade de vida dos concurseiros (visto que eliminará uma grave fonte de dores nas costas, ombros e pescoço) e permitirá um estudo melhor e menos cansativo.

Para saber o local mais próximo da sua casa onde comprar o Apoio de Leitura YES e/ou o Indicador Yes Auto-adesivo Removível Neon, basta enviar um email para o SAC (Serviço de Atendimento ao Consumidor) da YES:


Você também pode comprar online com total segurança AQUI e AQUI ... ou então ... tchã tchã tchã ... aguardar amanhã para saber da nossa nova promoção com apoio da YES que premiará os ganhadores com kits contendo ambos produtos!

10 Response to "Uma idéia simples que vale ouro"

  1. Balboa says:

    Muito bom, ja sabia da existencia desse apoio através do manual concurseiro do grande Alexandre Meirelles, e ja ia pedir um em acrilico que alem de mais caro não é ajustável. Obrigado e grande abraço

    Eu li o material do Alexandre Meirelles mas achava que o apoio que ele falava era outro, esse é realmente bem interessante. Eu utilizo geralmente um livro como apoio. Admito que estou super interessada nos produtos que acredito que facilitam (e muito) a vida do concursando.

    says:

    Sou da turma das "cavernas": improvisei um apoio daqueles de madeira, que peguei numa marcenaria e meu irmão me ajudou a cortar com serrinha... mas o troço é tão pesado que dá até desânimo!

    Como o Charles disse que o negócio aguenta livros grandões, nossa, certeza de que vou comprar um...

    Vou ver nas lojas virtuais e na Kalunga aqui perto de casa.

    Obrigada pelas ótimas dicas!

    Unknown says:

    Comprei faz 1 mês um suporte desse da marca Lector Brasil. Bom também...

    Unknown says:

    Comprei o meu na fnac esta saindo por 11,90 + frete e se vc entrar pelo site do itaucard ainda tem desconto de 8%. Fica a dica p todos.

    Drica says:

    Comprei o meu ontem. Adorei!!
    Como não fiquei sabendo disso antes... Já sofri tanto com dores nas costas...
    Agora está ótimo! Muito obrigada pela dica!

    Camisa 9 says:

    Bela dica! Procurarei um aqui na minha cidade e se não achar peço um on-line mesmo!
    Bons estudos, garera!

    Unknown says:

    Valeu pela dica e pelas análises. Não conhecia o produto, mas agora vou atrás do meu. Pelo visto, meus ombros agradecerão.

    Sheyla says:

    Achei este blog espetacular. Parabéns pela iniciativa!! Estava procurando os adesivos removíveis e dei de cara com um negócio que eu não como estudei sem até hoje!! Estas dicas, com certeza, vão dar o gás que eu estava precisando para estudar vou comprar o apoio agora mesmo!

    Célia Costa says:

    Cheguei aqui no blog procurando informações sobre o apoio para leitura e fiquei maravilhada com todo o conteúdo, vcs estão de parabéns ! Comprei meu apoio e estou super satisfeita ! Aproveitei e comentei sobre essa maravilha no meu blog e sobre vcs também.Muito obrigada por tudo ! Abraços !

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards