A famosa Síndrome da Gabaritite

Todo concurso público é a mesma coisa ... após a prova, geralmente no mesmo dia, surge em fóruns e comunidades dedicadas aos concursos um bando de gente postando comentários do tipo "a prova foi fácil" ou "putz, não acredito, gabaritei", na esteira um bando maior ainda de concurseiros desesperados acreditando nessa conversa fiada e achando que já se ferraram em tais concursos e, ainda bem, um pequeno grupo de concurseiros vigilantes que procura baixar a bola do primeiro grupo e motivar um pouco o segundo. Daí é divulgado o gabarito preliminar e o bando dos gabaritadores simplesmente desaparece como fumaça ... ninguém disse nada sobre gabaritar, ninguém contou papo nenhum, enquanto os "chorões" ficam com cara de "putz, caí na pegadinha do malandro" ... é a famosa Síndrome da Gabaritite.

Mas o que causa essa síndrome? Quais são suas origens? O que faz tantos concurseiros serem vitimados por ela, seja ativamente achando-se gabaritadores ou passivamente achando que os gabaritadores já estão com o concurso no bolso e que para eles resta chorar pelos cantos derrotados? Vejamos algumas possíveis causas.

Do lado dos gabaritadores as causas são, principalmente, duas:

Santa inocência - Sim, muitos concurseiros, principalmente iniciantes, saem das provas inocentemente achando que acertaram mais que erraram, nem passando por sua cabeça as pegadinhas em que caíram. Todo concurseiro passa por essa fase, é inevitável, só que alguns nunca evoluem e continuam nela por anos.

Só para contariar - Parece até brincadeira, mas há muita gente por aí que presta concursos sem estudar praticamente nada, frequenta fóruns e comunidades concurseiras somente para fazer bonito, e mesmo sabendo que foram muito mal nas provas que prestaram não se envergonham de contar o maior papo, dizer que acertaram tudo, acredito que numa tentativa um tanto estranha de sentirem-se melhores ao causar frutração e tristeza a outros concurseiros muito mais sérios que eles próprios.

Só que dos lados dos concurseiros sérios também há culpa nessa história. Vejamos:

Concurseiros que acreditam - Há muitos concurseiros que simplesmente acreditam no "gabaritei, acertei tudo" e ficam deprimidos, pedindo a Deus para que abra um buraco no chão para que caiam nele e nunca mais seja vistos, pensam em desistir, ou seja, se deixam-se cair no papo furado.

Concurseiros que se omitem - Muitos concurseiros sérios que frequentam essas comunidades e fóruns, sabem que esse papo de "gabaritei" é totalmente furado e poderiam colocar um ponto final na conversa fiada, simplesmente calam-se no melhor estilo "não é comigo", ao invés de fazer alguma coisa simplesmente postando uma mensagem de "caiam na real".

Resumo da ópera - Como diz o velho ditado "nada termina antes do final", que aplicado à guerra dos concursos públicos pode ser traduzido como "somente pode-se cantar vitória após a divulgação do gabarito definitivo". Não caia no "conto do vigário" dos folgados acometidos da Sindrome da Gabaritite, pois o que esse pessoal diz é puro papo furado e você fará papel de trouxa se acreditar no que dizem.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

2 Response to "A famosa Síndrome da Gabaritite"

  1. Unknown says:

    Ótimo post! achei muito interessante essa Síndrome... nunca tinha ouvido falar. hahaha. Mas em relação a esse assunto, não dou muita atenção aos comentários logo após a prova e também não fico comentando sobre meu desempenho. Prefiro esperar o gabarito.
    Ótimo artigo!! :-)

    R. Vilnius says:
    Este comentário foi removido pelo autor.
powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards