Sobre o tal do Linux

Sistema Operacional Linux e pacote BrOFicce , dois tópicos cada vez mais freqüentes em editais de concursos públicos. O primeiro é o concorrente de código livre do famoso e onipresente Windows e o segundo é o pacote concorrente do também famoso pacote Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint, ...). As duplas são bastante parecidas, mas também são muito diferentes e saber trabalhar com um não significa saber trabalhar com o outro.

Pois bem, acredito que o melhor modo de estudar informática é na prática, ou seja, usando o sistema operacional ou o software. Pensando nisso resolvi instalar em meu desktop o Linux como segundo sistema operacional, para usar algumas horas por dia e assim pegar uma certa intimidade com o mesmo, otimizando assim meus estudos para concursos públicos.

Não digo que sou expert em informática, mas estou uns dois níveis acima do usuário padrão. Desde 1994 tenho contato quase diário com computadores em ambiente Windows e trabalho com o pacote Office. Eu mesmo monto e instalo meus computadores, nunca precisei dos serviços de um técnico de informática para isso, muito pelo contrário, vira e mexe ganho uma graninha fazendo o papel de técnico de informática para amigos e parentes.

Desde anos atrás ouço que Linux é não é um sistema operacional muito amigável e fácil de lidar, ficando por isso restrito aos entendidos de informática que têm aversão aos produtos da Microsoft. E por conta disso que esse sistema operacional ainda não se tornou padrão no mercado de informática apesar de ser de código aberto, gratuito em muitas versões, mais estável e praticamente imune aos famosos vírus de computadores. Recentemente novas versões do Linux têm sido lançadas com a finalidade de serem mais amigáveis, mais bonitas e familiares aos que sempre utilizaram Windows e querem migrar para a nova plataforma.

Minhas dificuldades começaram na escolha da, digamos, roupagem do Linux que usaria, isso por que há no mercado diversas roupagens, gratuitas e pagas, como o Ubuntu, Mandriva, Kurumim e tantas outras. Depois de colher informações esparsas aqui e ali, escolhi o Mandriva Spring 2009 por ser considerado um dos mais modernos, bonitos e amigáveis. Ótimo, baixei o pacote do tal e então vieram as dificuldades para descobrir como instalar a coisa. Se para instalar o Windows não há segredos, basta ir clicando e entrar com o serial do danado, no Linux Mandriva a coisa não foi bem assim e somente consegui fazer a instalação depois de assistir algumas vezes a um vídeo de tutorial de instalação no YouTube e ler alguns manuais vagos que encontrei na web. Se no Windows é fácil instalar os drivers de placas de som, de vídeo e demais periféricos para fazer tudo funcionar, isso quando o próprio Windows já não instala tudo sozinho, no Mandriva penei por semanas em fóruns e pesquisando aqui e ali apenas para poder conectar a Internet e fazer o som funcionar. Ontem, depois de cinco semanas quebrando a cabeça com o tal, desisti.

O principal problema que encontrei não foi com o sistema operacional em si, que realmente é muito estável e bonito, mas com o fato do mesmo ser pouco amigável para quem não é iniciado em programar linhas de código e tal, quem não é iniciado nos mistérios do Linux. Além disso, infelizmente, notei uma grande falta de boa vontade e paciência das comunidades de usuários de Linux para com novatos no sistema operacional. Freqüentei três dos principais fóruns de Linux do Brasil e a má-vontade em ajudar com minhas dúvidas básicas estava presente em todos. Agora, como o pessoal que defende com unhas e dentes o Linux quer que o uso do mesmo se popularize se eles mesmos não ajudam ao se recusarem a ser mais solícitos e gentis com os novatos no sistema? Sinceramente, não sei.

Acredito que não vai demorar muito para que sejam lançadas roupagens do Linux que sejam tão fáceis de instalar como o Windows, o que irá, isso sim, dar um grande impulso na adoção desse sistema operacional por usuários em geral, que hoje, simplesmente, não têm acesso ao mesmo por conta da dificuldade de instalação e falta de suporte para aprenderem a fazer isso.

Resumo da ópera – Se você pensa em fazer o mesmo que eu fiz, instalar o Linux como segundo sistema operacional em seu computador para ter mais contato com ele e assim poder otimizar seus conhecimentos para as provas de informática de concursos públicos, faça isso tendo em mente o que eu disse. Agora, se você não tem muita familiaridade com a parte técnica da informática ou um amigo que entenda bem de Linux, então melhor nem tentar instalar a coisa sozinho.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



O clipe de hoje é um túnel do tempo de volta aos anos 80. "There Must Be An Angel (Playing With My Heart)" foi um dos grande sucessos dessa década e tornou mundialmente famosa o Eurythmics.

0 Response to "Sobre o tal do Linux"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards