Concurso oferece 887 vagas ... você vai?


A Polícia Civil de São Paulo inicia hoje as inscrições do concurso que visa preencher 887 vagas de investigador de polícia para municípios da Grande São Paulo, interior e litoral do estado, com exceção da capital. O salário inicial da carreira é R$ 2.182,52”, esse é o início de um artigo no site do Jornal dos Concursos sobre mais um dos grandes concursos do ano em termos de número de vagas oferecidas.

Afinal de contas, o que faz um investigador de polícia? Peçamos ajuda à Wikipedia. “Investigador de Polícia é o agente da autoridade que pratica os atos externos de polícia repressiva e ostensiva especializada. É uma carreira privativa da Polícia Judiciária (sejam as Polícias Civis estaduais ou a Polícia Federal). Por ter a atribuição de realizar atos investigatórios próprios da Polícia Judiciária, o Investigador é o policial civil que, efetivamente, acaba tendo o maior contato com as infrações criminais antes, durante e após suas realizações (...)O Investigador de Polícia é uma figura especial nos quadros da organização Policial Civil, sendo sua ação muito importante, e até decisiva, nos trabalhos de Polícia Judiciária, pois cabe a ele a tarefa de levantar os meios de provas, trazendo-os para os autos do Inquérito Policial”.

Esse é um dos concursos que vejo criar uma grande comoção entre muitos concurseiros, despertar paixões e tal, mas que acaba atraindo o interesse de muita gente que não tem nada a ver com o perfil necessário para o cargo. Algo similar acontece com o cargo de Oficial de Justiça, que tem um concurso grande acontecendo também em São Paulo, para Policial Militar, para as Forças Armadas e por aí vai.

Já contei aqui o caso de um parente que prestou um concurso para Agente Penitenciário, passou, foi empossado e não ficou dois meses no cargo, pedindo exoneração rapidinho já faz uns seis meses, e até hoje amarga algumas dívidas pesadas (a primeira coisa que fez ao receber a primeira remuneração foi financiar um carro!) e as críticas de familiares e amigos no melhor estilo “mas como você pode abrir mão de um cargo público!?”. Não duvidem, isso acontece muito nessas carreiras militares e de segurança justamente porque muitos concurseiros não pensam com cuidado antes de optarem por prestar esses concursos.

Muitos concurseiros, no desespero de ser empossado logo em um cargo público, se esquecem de que se um cargo burocrático não é muito diferente de outro, como acontece com analistas e técnicos administrativos, ingressar numa carreira militar ou de segurança é algo completamente diferente.

Uma coisa era ser policial ou Oficial de Justiça no Brasil dos anos 70, quando 90% dos bandidos eram “pés de chineno”. Outra coisa é seguir a carreira no Brasil de hoje, onde o crime organizado está presente nas capitais e interio, onde armas de guerra são usadas indiscriminadamente pela bandidagem. O cara tem de gostar das atribuições do cargo, tem de ter o perfil correto para exercê-lo, senão vai, sim, “pedir pra sair” rapidinho como esse parente meu.

Resumo da ópera – Não deixe que a frustração de ainda não estar empossado o leve a prestar qualquer concurso indiscriminadamente. Evite se veja “saindo da frigideira para cair no fogo”, ou seja, finalmente alcançar a vitória na guerra dos concursos públicos para logo depois descobrir que o cargo em que foi empossado não tem nada a ver com você e que o melhor será pedir exoneração. Agora, se você tem o perfil necessário para o cargo, vá com força e estude com confiança, porque você já tem metade do que é necessário para ser vitorioso e feliz na sua futura vida profissional como servidor público.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA



Nos últimos anos o clássico tango argentino vem sendo reinventado por diversos grupos e orquestras (não somente argentinos), que vêem injetando oxigênio num estilo musical muito agradável e romântico. É o caso da Mandragora Tango Orchestra, que nesse clipe de uma apresentação ao vivo mostra todo seu talento, infelizmente não há indicação do nome da música tocada.

0 Response to "Concurso oferece 887 vagas ... você vai?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards