Estudar aos trancos não é uma opção

“Estou numa dúvida muito grande nos últimos dias e gostaria da sua opinião sobre o que seria melhor eu fazer. Tenho 32 anos e estou estudando para concursos desde julho do ano passado. Apesar de já ter conseguido uma boa classificação em dois concursos, nos quais ainda poderei ser nomeada até o final do prazo de validade, ainda não emplaquei uma classificação dentro do número de vagas do edital. Moro com meus pais para economizar e poder estudar melhor, mas o dinheiro que tinha, resultado de uma rescisão contratual do meu último emprego, está acabando e vejo que precisarei voltar a trabalhar para poder bancar meu material de estudo, inscrições, viagens para provas. Apareceu uma oportunidade na minha área, promoção de eventos, muito boa, mas que me tomará a maior parte do tempo do início do mês que vem até final de janeiro. Será que vale a pena eu agarrar essa oportunidade mesmo tendo de ficar alguns meses sem estudar, mas depois podendo estudar até o final do ano que vem com tranqüilidade, ou devo procurar outro trabalho que me permita continuar estudando? Não sei o que fazer”.

Quando recebi esse email de uma concurseira dias atrás, na mesma hora me veio à mente o sinal de trânsito de proibido parar e estacionar. A utilização dessa placa indica no trânsito um local no qual é proibido parar o automóvel mesmo que seja por um curto espaço de tempo, quanto mais por um longo espaço de tempo, que configura estacionar o mesmo. Essa placa me veio a mente justamente porque acho que essa concurseira não pode parar ou estacionar seus estudos por conta dessa boa oportunidade de trabalho. Explico.

É muito comum de concurseiros se verem obrigados a voltar ao mercado de trabalho a fim de ganharem dinheiro para bancar seus estudos. Eu mesmo estou perto disso, já que a grana que tinha economizado para tal está próxima do fim. Isso acontece e esses concurseiros têm de se virar para continuar estudando para concursos públicos, isso é fato, já que bons livros para estudar custam caro, inscrições de concursos custam caro, viajar para prestar provas custa caro. Só que trabalhar não pode, nunca, ser incompatível com estudar.

Um dos maiores erros, senão o maior, que pode ser cometido por concurseiros sérios é achar que é possível parar de estudar por um tempo para trabalhar e então voltar aos estudos alguns meses depois como se nada tivesse acontecido. Infelizmente não é assim que as coisas funcionam. Parar de estudar por uma semana, até um mês, é uma coisa. Agora, parar de estudar por alguns meses é algo completamente diferente.

Dar um tempo nos estudos por até um mês, seja porque se está muito cansado, seja porque se tomou posse num cargo público e se está ambientando, seja por qual for o motivo, é complicado, mas não é algo fatal. Notem que parar completamente de estudar não é nada saudável, visto que esquecemos muito rápido o que estudamos se pelo menos não lermos um resuminho uma vez por semana que seja. Mesmo assim é possível voltar a estudar com qualidade e dar conta do estrago com uma ou duas semanas de revisão intensiva.

Agora, quando uma pessoa fica três, quatro, seis meses longe dos estudos, o estrago no sentido de se esquecer o que se aprendeu com tanto custo é irreversível. Quando a pessoa voltar a estudar, será como recomeçar não do zero, mas próximo dele. Se pelo menos esquecêssemos das coisas de maneira uniforme, mas esquecemos coisas aqui e ali, daí nosso conhecimento fica cheio de furos, como um queijo suíço. Nessa situação é muito mais fácil estudar tudo novamente do que ficar perdendo tempo procurando os buracos para tapá-los.

Notem que a situação dessa concurseira não permite que, simplesmente, ela escolha não trabalhar. Ela tem de trabalhar para poder financiar seus estudos. Se ela tem uma boa oportunidade, então a melhor opção que ela dispõe é se desvirar em duas ou três. No seu lugar eu daria um jeito de estudar pelo menos uma horinha por dia. Na verdade esse estudo seria apenas uma revisão do que ela já estudou, um mecanismo para ela manter fresco na mente tudo o que já aprendeu, mas já é o suficiente para permitir que quando ela voltar a estudar em tempo integral possa continuar de onde parou. Para fazer isso uma boa programação é essencial, pois permitirá que ao longo dos dias, semanas e meses se possa repassar o máximo de matéria possível de forma rápida e otimizada, voltada, como já disse, para manter fresco na mente o que já se aprendeu.

Resumo da ópera – Estudar para concursos não é como fazer algum tipo de artesanato que possa ser colocado de lado e retomado alguns meses depois como se nada tivesse acontecido. Estudar para concursos é algo muito delicado e sério, que precisa ser exercitado diariamente, seja por dez horas ou por uma hora, o que não pode acontecer é parar ou estacionar.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA




Para variar um pouco, hoje tenho para vocês uma apresentação muito engraçada de um ótimo ventríloco norte-americano, Jeff Dunham, com seu impagável personagem "Achmed, O Terrorista Morto".

0 Response to "Estudar aos trancos não é uma opção"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards