Um por todos e todos por um

Vira e mexe alguém me pergunta por que criei e mantenho esse blog atualizado (quase) diariamente. Uma curiosidade justificada por conta da qualidade dos blogs e websites sobre concursos públicos que encontramos na Internet, grande (re)copiando informações sobre concursos uns dos outros e a maioria re(repassando) links para materiais de estudo de qualidade e procedência duvidosa. Minha resposta é invariavelmente a mesma, esse blog é minha terapia diária, minha forma de verbalizar por escrito minhas preocupações, angústias, minha vontade de ajudar outros concurseiros que se encontram vivendo tudo o que vivo.

O nome “concurseiro solitário” reflete muito bem como vejo nossa situação, a situação dos concurseiros sérios. Vejam bem. Concurseiros que estudam com seriedade são guerreiros solitários nessa guerra, e isso independe de terem apoio de familiares e amigos, freqüentarem ou não cursinhos para concursos. Para entender melhor o que quero dizer, nada melhor do que começarmos com uma boa definição de dicionário do que quer dizer a palavra solitário, porque concurseiros todos sabem o que é.

Vejamos, solitário é a condição de quem vive na solidão, e solidão, por sua vez pode ser definida como:

“Sensação de quem se sente sozinho, isolado, mesmo estando entre outras pessoas; ISOLAMENTO; SOLITUDE: De repente, experimentou uma grande solidão no meio da festa animada”.

Vai me dizer que não é isso que você sente, um estar sozinho, isolado, mesmo estando entre outras pessoas?! Eu me sinto exatamente assim.

Concurseiros são tidos como gente boba de boa fé. Isso mesmo. A maioria das pessoas enxergam concurseiros assim, “são aqueles bestas que que perdem tempo estudando para fazer concursos públicos, achando que vão passar só fazendo prova, como se não soubessem que para entrar numa dessas é preciso ter pistolão, QI (quem indica) ou comprar o gabarito”. Pais apóiam filhos concurseiros porque são pais (e olha que, muitas vezes, nem sendo pais apóiam), outros parentes apóiam da boca para fora ou não perdem tempo com isso e criticam abertamente mesmo, amigos acham que nos tornamos muito chatos e se distanciam ... ou não é assim? Claro que há exceções, mas geralmente é assim.

O concurseiro sério é aquele cara que se mata de estudar pelo sonho de um futuro melhor, que leva porrada sozinho, que fica triste sozinho, que se frustra sozinho, que tem de encontrar ele mesmo meios para se motivar, para continuar lutando ... mas nunca deixa de lutar, nunca desiste do sonho, é teimoso feito uma mula e isso, em última instância, que garante seu sucesso.

Quando comecei a estudar para concursos procurei pela Internet por um companheirismo que não encontrava entre parentes e amigos, e que sabia que somente existe entre irmãos de guerra, brothers in arms. Esse companheirismo é o que chamam no meio militar de “esprit des corps”, ou seja, um sentimento de orgulho e lealdade que existe e é compartilhado apenas pelos membros de determinado grupo. Se sua mãe não entende o drama da sua lutar, se seu namorado acha que você está distante, se sua noiva ou esposa acha que você está perdendo tempo, se seus amigos e amigas acham que você virou um chato ... bem, outros concurseiros sérios o entenderão e farão questão de lhe dar força, de motivá-lo, de assegurar que a lutar vale a pena, que os sacrifícios serão compensados.

Quando escrevo para o blog, ajudo a outros concurseiros sérios através desse “esprit des corps” e também me ajudo. Podemos ser concurseiros solitários, mas não estamos realmente sozinhos, pois temos uns aos outros para tornar essa guerra um pouco menos cruel, um pouco menos solitária.

Resumo da ópera – E se você quiser ajudar com suas palavras a outros concurseiros como você, escreva um artigo e envie para o Concurseiros Solitário, será um prazer publicá-lo. Vocês não imaginam quantos concurseiros sérios sofrem achando que o drama que vivem é tão exclusivo que mais parece uma maldição pessoal, então quando tomam coragem de escrever um artigo para esse blog e recebem um monte de comentários do tipo “eu também estou passando por isso”, notam que o problema não é tão exclusivo e muito menos tão grande quando pensavam, daí o alívio que isso traz não tem dinheiro no mundo que pague. Experimente esse alívio você também. Ahhh, você podem até enviar o link para um clipe no YouTube para acompanhar seu artigo :-)

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

Um música que vem fazendo muito sucesso e com justiça. Da banda The Killers, "Human".



5 Response to "Um por todos e todos por um"

  1. Flávia says:

    Adorei seu blog Charles!
    Acabei de ler o texto de hoje e pretendo continuar lendo os outros posts.

    Tb sou uma concurseira e esta 'guerra' é só para quem tem armas potentes.

    Boa sorte para vc!

    Caro Charles,

    já me tornei um leitor assíduo do seu blog. Várias vezes comentei artigos por aqui, mas esses 2 últimos são excelentes! Vc mexeu em duas feridas...rsrs No bom sentido!

    Realmente, a internet é interessante porque proporciona esse encontro que muitas vezes não temos em nossas relações sociais "de carne e osso". Mesmo virtual, encontramos verdadeiros amigos, companheiros de guerra, que compartilham da mesma luta e da mesma dor, focando um mesmo objetivo.

    Abraço e sucesso a todos!

    Nossa amei esse post!! Realmente nossa batalha é árdua e as ironias a nosso respeito são muitas.Ignoremos aqueles que não nos entendem!! "Se você quiser alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança". Sigamos em frente!!

    Anônimo says:

    Concurseiro solitário,

    Parabéns pela iniciativa. Excelente blog! Adorei o template com o sofá. Transmite bem a idéia de solidão. Mas, não vai dormir, viu?!


    Convido a todos para conhecerem nosso trabalho no Blog, Extradição: http://extradicao.blogspot.com

    Obrigado.

    Editor.

    gica says:

    Oi pessoal fico feliz em saber que não estou só...pelo menos não tão só...rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards