Concurseiros na panela de pressão

Na quarta-feira falei dos concurseiros que não refletem com cuidado sobre o que pode significar em suas vidas uma mudança de cidade após a posse. Ontem foi publicado um artigo muito bom enviado por uma concurseira leitora do blog sobre os custos financeiros dessa mudança de cidade. Para fechar o assunto, vou falar hoje da pressão enfrentada por muitos concurseiros quando é publicada a nomeação e eles anunciam para família, namoradas (os) e amigos que estão arrumando as malas para irem embora.

Pressão, essa é a palavra que melhor define o que muitos concurseiros vivem quando anunciam para a família, namoradas (os) e amigos a tão “sofridamente” aguardada notícia de que obtiveram sucesso na guerra dos concursos públicos e, finalmente, forem nomeados para um cargo no serviço público.

Há basicamente três tipos de reações quanto ao anúncio de uma notícia desse tipo:

Felicidade – Ocorre quando a família, namoradas (os) e amigos ficam realmente satisfeitos com a notícia e compartilham da satisfação do sucesso, da recompensa por um longo esforço, junto com o concurseiro. Aqui não há cobrança, pressão, nada de negativo, apenas satisfação e desejo que tudo dê certo, disposição para apoiar o concurseiro nessa nova fase de sua vida, uma fase muito melhor e mais promissora.

Indiferença disfarçada de sorriso amarelo – Ocorre quando a família, namoradas (os) e amigos ficam mais invejosos do sucesso do concurseiro do que felizes com sua conquista. Isso acontece muito. Ao invés de expressarem o que realmente sentem, essas pessoas preferem fingir um sorriso amarelo e parabenizar com uma certa frieza o concurseiro. Se não estão dispostos a apoiá-lo nessa nova fase da vida porque queriam eles mesmos estarem vivendo o que o concurseiro está vivendo, pelo menos também não se esforçam para atrapalhar.

Discordância aberta – Ocorre quando a família, namoradas (os) e amigos descobre que o concurseiro conseguiu mesmo vencer uma guerra que era acreditada como não possível de ser vencida e se ressentem com isso, pois não aceitam a possibilidade do concurseiro se mudar para outra cidade e distanciar de suas vidas. Para essas pessoas passa a ser a hora de fazer o máximo de pressão possível para convencer o concurseiro a ficar com eles, não importando que isso seja fazê-los desistir de seu tão sofridamente conquistado prêmio, o cargo no serviço público.

Mas por qual motivo a família, namoradas (os) e amigos, gente que tecnicamente deveria desejar tudo o de melhor para o concurseiro e apoiá-lo 100% no sentido de que alcance o sucesso, faria pressão para que ele desistisse de uma vaga no concurso público só porque terão de se mudar de cidade e se afastar um pouco? As respostas para essa pergunta são várias, mas o principal motivo, ao meu ver, é a possessividade. Há mães e pais que preferem ter os filhos perto, sob seu olhar atento e constante, porque acham que eles não têm condições de viverem sozinhos. Há namorados e namoradas que acham que a distância significará o fim do relacionamento. Há amigos que sentem inveja do mundo de possibilidades que se descortina diante do concurseiros.

É, gente, não achem que a família, namoradas (os) e amigos são todos, sem exceção, bonzinhos e do bem, porque não são. Tirando os pais, que ao fazerem pressão sobre o concurseiro para que não assumam um cargo público em outra cidade o fazem por acharem que não é o melhor para o filho, ou seja, erram querendo acertar, de resto há por aí muita gente que pensa primeiro nela do que no concurseiro e daí fazem pressão nessas situações.

Resumo da ópera – Amigos concurseiros, se vocês estão prestando concursos com possível, ou certo, exercício em outra cidade, preparem-se para a pressão que irão enfrentar para não assumir esses cargos. Pode parecer fácil dizer hoje que isso não irá impedi-los de tomar posse e tal, mas não será. É muito tranqüilo dizer isso hoje, quando o nível de pressão é zero, mas quando a nomeação sair e a família, namoradas (os) e amigos caírem matando sobre você com 2.312 argumentos diferentes de porque você não deve assumir tal cargo e mudar de cidade, aí, sim, você saberá o real significado da palavra PRESSÃO.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA

O clipe de hoje tem tudo a ver com o artigo, é um dos grandes sucessos da banda inglesa Queen. A música de chama "Under Pressure", traduzindo, "Sob Pressão".

0 Response to "Concurseiros na panela de pressão"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards