O negócio é roer o osso com vontade

Interessante como o artigo de ontem, sobre minha nova luta pessoal chamada Direito Tributário, rendeu comentários por email. Recebi relatos de colegas concurseiros que estão lutando com a mesma matéria, com Raciocínio Lógico, com Português, com Administração Pública e por aí vai. Essa repercussão deixa muito claro uma coisa que muitos concurseiros preferem não acreditar que ocorra, todos têm dificuldade com alguma matéria.

É verdade, concurseiros têm mania de achar que eles são os únicos a enfrentarem dificuldade com o estudo de alguma matéria. Geralmente pensamos algo assim, “putz, de todos os inscritos no concurso tal, somente eu devo ser tão burro que não consigo estudar com facilidade a matéria tal, tô ferrado”. Até você já pensou assim, não é verdade?

Pois é, gente, nem eu, nem você, nem concurseiro algum é premiado (se é que se pode chamar isso de prêmio) com a exclusividade de dificuldade de estudo da matéria x ou da matéria y. É fato que todos temos dificuldades, o que nos diferencia é o quanto empregamos de esforço para vencer essas dificuldades.

Pessoalmente, classifico as dificuldades da seguinte forma:

Dificuldade frescura – Essa não é uma dificuldade de verdade, daquelas que são um problema sério para ser enfrentado, são é frescurites advinda da preguiça que dá só da perspectiva de estudar uma matéria chata e/ou extensa.

Dificuldade do desconhecido – Essa dificuldade advém da falta de contato anterior com a matéria. Realmente é difícil começar a estudar do zero alguma matéria da qual nem ao menos se conhecia sua existência. E como tudo que é novo nesse campo, é difícil mesmo ... no começo, depois tudo fica mais fácil.

Dificuldade osso – Já essa dificuldade é intrínseca a própria matéria, que é mesmo árida, chatinha e difícil de estudar. Daí o negócio é ter muita paciência, persistência e atenção para dar conta do osso duro de roer.

Dificuldade de não suportar – Algumas vezes a dificuldade tem raízes mais profundas, advindo de uma completa incompatibilidade do concurseiro com a matéria, nesses casos é preciso uma montanha de paciência, outra de persistência e duas de atenção para dar conta do osso.

Então, meus amigos, ser vocês precisam estudar uma matéria na qual têm dificuldade, antes de mais nada, parem cinco minutos e analisem com cuidado qual é o tipo dessa dificuldade. Isso é importante por que sabendo qual é o tipo de dificuldade, sabe-se o que terá de ser feito para contorná-la, senão para pelo menos diminuí-la um pouco. Isso é estudar com inteligência, que é a melhor forma de estudar. Se o concurseiro não faz análises como essa, estuda de forma burra, dando murro em ponta de faca, se sacrificando e amargando dificuldades sem precisar passar por tudo isso, coisas que comprometem a eficiência do estudo. E é aquela coisa, estudo ineficiente significa estudo por mais tempo.

Outra coisa, não tenha vergonha de compartilhar com outros concurseiros sérios as dificuldades que você tenha no estudo de algumas matérias. Trocar idéias a esse respeito é a melhor maneira de receber dicas e conhecer métodos para tornar o estudo mais fácil e eficiente, algo muito bem vindo. Além disso, muitas dessas dicas e métodos são apenas conhecidos por quem já enfrentou as mesmas dificuldades que você enfrenta hoje.

Resumo da ópera - É, vida de concurseiros não é mesmo fácil. As dificuldades são muitas, as soluções são poucas, mas no final o prêmio compensa. Então, cadê o próximo ossão duro de roer? Já estou até com água na boca.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

CLIPE DO DIA


Gosto muito da voz da Kelly Clarkson, muito boa cantora. Para vocês a baladinha romântica (vale a pena procurar na web a tradução da letra dessa múscia), "My Life Would Suck Without You".

1 Response to "O negócio é roer o osso com vontade"

  1. Camisa 9 says:

    E vida de concurseiro tem fim? rsrs

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards