Quando o osso é duro de roer

É interessante como em se tratando de estudar para concursos públicos as matérias que temos de dar conta podem ser classificadas de diferentes formas dependendo do aspecto que analisamos.

Eu, particularmente, criei uma classificação que chamo carinhosamente de “dureza alimentar”, hehehehe. Explico. Essa classificação tem haver com a dificuldade de estudo e entendimento de matérias novas, com as quais nunca tive contato, geralmente matérias exóticas de editais específicos.

Matérias Pudim – São aquelas matérias que apesar de nunca ter estudado, são fáceis e de assimilação tranqüila. Geralmente são matérias de pouco conteúdo e que não exigem quase nenhuma decoreba.

Matérias Churrasco – Essas matérias são gostosas de estudar, interessante, um pouco mais densas e que requerem um pouco mais de esforço para mastigar e diferir. A “maciez” também varia, sendo mais tenra em alguns pontos e mais dura em outros, havendo, inclusive, alguns nervos imastigáveis aqui e ali.

Matérias Osso Duro de Roer – São as matérias não somente difíceis de estudar e entender, mas também chatas. Aqui não há praticamente outro prazer que não o que se tem após terminar de estudá-las devidamente.

Para cada um desses tipos de matéria há diferentes abordagens possíveis, diferentes estratégias de estudo, exceto para o último tipo. Estar diante de uma matéria que é um osso duro de roer é mais ou menos como estar com um pedaço grande e largo de esparadrapo de boa qualidade firmemente colado em alguma área do corpo com abundância de pêlos. Nessas situações, a pior forma de tirar o esparadrapo é puxar aos poucos. Também não funciona muito bem ir puxando com soquinhos, pedaço por pedaço. A melhor forma, cientificamente comprovada, de retirar um esparadrapo nessas condições é usar o seguinte procedimento:

1º - Puxe com cuidado uma ponta do esparadrapo, o suficiente para que o mesmo seja seguro pelas pontas dos dedos com firmeza.

2º - Respire fundo, bem fundo.

3º - Puxe o esparadrapo com toda força que dispuser no braço que executa a tarefa.

4º - Engula o grito de dor, afinal de contas você é adulto.

5º - Use um lenço de papel para secar as lágrimas que brotarão descontroladamente dos seus olhos.

Hoje começo a estudar uma matéria 110% osso duro de roer. Semana passada a sondei, observei, analisei, tateei, para ter certeza de que teria de usar com ela o procedimento do esparadrapo. Certeza confirmada, montei um esquema de estudo que permitirá que eu dê conta dela devidamente até a sexta-feira. Será brutal, doloroso, mas depois disso estarei preparado para enfrentar as questões de prova sobre a danada, sem que tenha de fazer mais que ler o resumão que prepararei ao longo da semana.

Resumo da ópera - É, gente, de vez em quando precisamos usar métodos mais brutais de estudo, precisamos “agarrar o touro com a unha”. Isso não é nada agradável de fazer, mas é preciso e ponto final. Além disso, quem disse que estudar para concursos públicos seria passeio no parque, diversão, fonte de prazer? Prazer existe somente após a posse! Enquanto isso, que venham os ossos duros de roer, os touros raivosos com longos chifres, é isso ou desistir do sonho de nos tornamos servidores públicos ... fato.

Charles Dias é o Concurseiro Solitário.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Para começar bem a semana, nada melhor que uma boa música. Com a banda City Reverb, a bela música "City of Lights".

5 Response to "Quando o osso é duro de roer"

  1. Charles, você devia estar mesmo com fome quando escreveu esse artigo, hein! rsrsrsrs

    Bom apetite!

    Raquel Solitária

    Simone says:

    Acordei com vontade de comer pudim. Mas depois deste texto, vou roer o osso. Melhor deixar o pudim pra frente (rs). Abraços.

    Andréa says:

    Charles, que criatividade gastronômica para classificar as matérias, adorei!!!! rs...
    Gostei mais ainda do método do esparadrapo, mas vamos falar a verdade, disso as mulheres que se submetem à depilação com cera já sabem faz tempo, rs...
    E outra coisa: AMEI o final de semana vitaminado, já votei na enquete, aprovadíssimo!!!

    Abraços e ótima semana!!!

    Francisnaide says:

    Ainda que ja to acostumada com depilação a cera, consigo aguentar e digerir melhor o esparadrapo kkk.
    adorei o artigo e vamos roer o osso so assim passaremos.

    Camisa 9 says:

    Quando o osso é duro de roer
    Segunda-feira, 24 de Novembro de 2008

    É o negócio é enfrentar ou enfrentar. Não há meios-termos!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards