Sobre estudar no final de ano

Tempos atrás fizemos uma enquête no blog perguntando se nossos leitores estudariam nesse período natalino ou se tirariam uma folga. Infelizmente os resultados da pesquisa foram perdidos durante a migração de computadores que tive de fazer no começo do mês passado, mas me lembro claramente que a maioria dos que responderam à enquête respondeu que estudariam normalmente.

Realmente, essa é uma questão que merece uma análise pra lá de cuidadosa. Vejamos.

Primeiro é preciso saber da relação concurseiro x família x natal, pois temos desde concurseiros que moram sozinhos e passarão o natal longe da família, quanto concurseiros que têm famílias pequenas e passarão o natal com elas, até concurseiros com enormes famílias que comemoram o natal juntas.

Para o primeiro caso, estudar é a melhor opção. O cara já está sozinho mesmo, se ficar sem fazer nada ficará deprimido, então melhor meter de vez a cara nos estudos!

O segundo caso pode ter duas ramificações:

A primeira é do concurseiro com famílias pequenas, porém animadas para comemorar o natal. Nesse caso a ausência do concurseiros será notada e causará mal estar. Assim, é aconselhável do concurseiro reservar alguns dias tanto para participar das festividades com a família, quanto para dar um tempinho dos estudos e recarregar as baterias.

O segunda é do concurseiro com famílias pequenas que não estão nem aí para o natal. Nesse caso, dá para meter a cara nos estudos sem risco de ficar com a consciência pesada de estar atrapalhando o natal de alguém.

O terceiro caso é o mais complicado, pois são raras as famílias grandes que não se reúnem para comemorar natal e ano novo com muita festa. Se esse for seu caso, a folga no estudos é obrigatória!

Só que a questão não gira apenas em estudar e não estudar no período de natal, mas também devemos considerar o binômio necessidade x intensidade.

Se o concurseiro não está inscrito para nenhum concurso com provas marcadas para os primeiros meses do novo ano, então não tem uma necessidade premente de estudar durante o período de natal, assim mesmo que estude, poderá fazê-lo de forma menos intensa, mais tranqüila, mais light.

Agora, se o concurseiro está inscrito para algum concurso com prova marcada no começo do ano, daí o bicho pega. Se ele puder estudar tranqüilamente durante o período de natal sem ter de fazer média com a família, precisará ainda assim estudar com boa intensidade. Agora, se ele tiver de parar alguns dias para comemorar as festas de final de ano, daí terá de estudar com intensidade máxima nos dias em que estiver debruçado sobre os livros.

Finalmente temos de considerar se o concurseiro trabalha ou se dedica totalmente aos estudos para concursos públicos. Se for o primeiro caso, deve ser considerado que para muita gente é no final de ano que ocorrem as férias coletivas, há mais dias de folga, daí é aproveitar para estudar o máximo que puder. Agora, se o cara vem se dedicando apenas aos estudos, então poderá trabalhar com mais tranqüilidade a necessidade e intensidade dos estudos.

Resumo da ópera – Como vocês puderam ver, estudar no final de ano não é apenas uma questão de escolha, mas de escolha baseada na análise de vários fatores. Não fazer essa análise e escolher um plano de ação se levá-las em conta pode gerar atrito e desgaste emocional com a família, o quê, claro, poderá em algum ponto atrapalhar os estudos e minar a motivação. Então, muito cuidado no seu processo de decisão da melhor estratégia de estudos para o período de feriados de final do ano, gente.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E

1 - Um leitor fez uma pergunta em relação ao artigo de 2a feira, o do "Osso duro de roer",:

Curiosidade, prezado Charles: que matéria é esta, tão "dolorida"?

Resposta: São tópicos específicos para o cargo de Consultor Legislativo para o concurso da Câmara Municipal de Belo Horizonte, todos distribuídos entre o Regimento Interno e a Lei Orgânica do Município.

2 - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Conheci essa música ouvindo uma coletânea norte-americana de música eletrônica-lounge. Gostei muito do jeitão meio eletronic country, mas que na verdade se trata de um ritmo irlandês ... hehehee. A música se chama "Paddy´s Revenge" e quem a executa é Steve Mac.

3 Response to "Sobre estudar no final de ano"

  1. Hoje eu saberei como será meu Natal...que venha a felicidade da Aeronáutica!!!!


    Raquel Solitária

    Francisnaide says:

    Passarei o meu natal e fim de ano trabalhando em salão... mas como eu tiro o final de semana pra descansar, neste periodo vai ser o inverso, o dia que eu estarei trabalhando sera o meu final de semana rs, então pra mim vai dar no mesmo ufaa final de semana recompenso, adorei o artigo.

    Fran

    Camisa 9 says:

    É só pode parar pra comemorar quem está de férias forenses rsrsrs

    Bem eu tenho de comemorar, mas não porque já fui nomeado, longe disso ainda, mas sim porque minha família comemora e eu gosto...depois eu reponho :p

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards