Vive La Résistance!

Se tem algo que não gosto é de grupos de estudo, que acho tão inúteis quanto reuniões de negócio. Ambos costumam ser a mesma coisa, o encontro de um punhado de gente com mais animação que disposição para fazer alguma coisa produtiva, que por algum motivo logo passam a discutir assuntos sem importância do tipo “o sexo dos anjos” e que, no final, vão cada um para seu lado sabendo menos do que saberiam se tivessem estudado por conta própria.

Apesar da minha indisposição em participar de qualquer grupo de estudo concurseiro, tempos atrás cedi aos insistentes convites de uma amiga para fazer parte de um grupo de estudo de Direito Constitucional que ela estava organizando. Confesso que aceitei tal convite não somente com segundas intenções em relação a essa amiga, mas terceiras e quartas também, mesmo porque ela é muito gosto ... hummm ... bonita e, além disso, posso ser concurseiro, mas não estou morto!

No dia combinado, lá vou eu para a biblioteca pública onde o grupo reuniria pela primeira vez para decidir como trabalharia. Eram seis concurseiros e, de cara, vi que aquilo não podia dar certo. Dois dos participantes eram concurseiros recentes, nem um mês de estudo, outros dois com jeitão de falsos concurseiros, minha amiga e eu com mais tempo de estrada.

Para minha enorme surpresa, esse primeiro encontro foi tranqüilo. Minha amiga tinha bolado um planejamento, explicou direitinho, todo mundo acatou e ficou marcado um segundo encontro para daí uma semana, quando cada um faria uma breve apresentação de um tópico e distribuiria uma cópia do resumo que fez do assunto.

Passou-se a semana e lá estávamos reunidos novamente. Na ordem do sorteio realizado na semana anterior, cada um fez sua apresentação, algumas melhores, outras piores, até que chegou a vez de um cara concluir com sua apresentação. O tópico que lhe cabia não era difícil, mas ele conseguiu fazer uma bagunça tão grande que ninguém entendeu nada de nada. Daí começou a discussão do “sexo dos anjos”, no caso, o método de estudo claramente errado do cara.

Cada um explicou como costumava estudar. Cada um com um método, cada método com suas vantagens e desvantagens. Até que chegou a vez do cara que havia dado início àquela discussão. O diálogo que se seguiu foi mais ou menos assim:

- Eu não acredito nesse negócio de ter um único método para estudar. Para mim tudo depende do meu humor, se estou cansado ou não, de coisas assim. Tem dias que estudo só na lei seca. Algumas matérias nem olho lei nenhuma, vou direto na doutrina. Algumas coisas apenas pesquiso na Internet.

- E dá certo?

- Olha, para mim tem dado, sim.

- Mas estudar desse jeito não é bom, falta consistência.

- Claro que não, tenho tudo sob controle.

- Amigo, me desculpe, mas isso não é método de estudo nem aqui nem na China. Olha a apresentação que você fez. Nem vou falar no resumo, que está mais confuso ainda.

- Você não pode dizer isso. Cada um tem seu jeito de estudar ...

- Eu concordo que você não está fazendo a coisa certa, não. Até eu, que já estudei esse tópico um punhado de vezes, não consegui seguir tua apresentação.

- Seguinte, gente, se vocês não gostam do meu método de estudo, porque é, sim, um método de estudo muito bom, problema de vocês. Eu que não vou mais perder tempo com perdedores, vou estudar sozinho.

Isso que eu chamo de resistência até o fim. O cara não deu o braço a torcer de que poderia estar errado, ao invés disso preferiu fugir da verdade incômoda. O pior é que há muitos concurseiros como esse cara, gente que não sabe estudar, não sabe o que estudar, não sabe o quanto estudar, mas que diz que sabe tudo isso e ainda consegue atrair gente que acredita neles e tenta fazer igual.

Um dos piores tipos de concurseiro são os falsos concurseiros que não aceitam que são falsos concurseiros. Essa gente é uma praga que prejudica aos concurseiros iniciantes que procuram referências e não sabem direito como separar o joio do trigo, as boas referências das más. E nesse muita gente acaba prejudicada, gente boa que merecia uma chance para se tornar servidor público e que, por isso, nunca a terá.

Conselho de amigo, não se enganem, concurseiros sérios precisos ter flexibilidade para adequar seus métodos de estudo, suas estratégias, suas abordagens e ambições. Na luta dos concursos públicos a falta de flexibilidade é fatal!



O pessoal desse blog estava muito estressado e por isso todo mundo tirou uma folga para esfriar a cabeça. Enquanto isso eu, El Bigodón, o Concurseiro Mais que Sincero, estou ajudando a cuidar da lojinha.

7 Response to "Vive La Résistance!"

  1. Francisnaide says:

    Infelismente existem muitos falsos concurseiros, ja me prejudiquei muito por causa dos grupos de estudos, por isso decidi estudar sozinha, muitas vezes sinto falta de alguem que possa me tirar duvidas e tal mas a vida nos ensina a aprender na marra adorei este atigo.

    eliane says:

    OI! Achei o blog muito legal! Bom, eu já passei por esta fase de estudar para concursos, sou analista do TRT há 5 anos, e o que tenho a dizer é que a gente estuda, estuda, e quando vê, começa a passar em vários concursos, e aí é só escolher o que quer! A gente vai pegando tanta experiência que começa a passar, que quando vê uma questão de concurso, pela forma como estão escritas as respostas, sabe a que está certa, mesmo que tenha dúvidas quanto á matéria.
    Outra coisa que acontece: as matérias se repetem. Pelo menos na minha época era assim. Tem um básico que sempre cai, como processo legislativo, controle de constitucionalidade, ato administrativo, crase, vírgula... Primeiro, tem que dominar português, já é um bom pedaço do caminho. Se precisar, faça aula particular, mas tem que estar sabendo. E depois, Constitucional e Administrativo - sempre cai, é fácil, básico.
    Outra coisa: pegue as provas que já fez, e revise, aprenda pelo menos aquelas questões que errou. faz uma marca nas que chutou, para tb pesquisar, afinal, tu acertou ou errou no chute, não sabia. E, quando dá tempo, coloca do lado das que alternativas que tu elimina qual o erro, para depois ler e ver qual era teu raciocínio na hora da prova. As provas passadas tem que ser todas estudadas, tem que dominar o que caiu naquela prova, já que as matérias se repetem e que errar uma vez tudo bem, mas a segunda... ;)
    E, por último: não adianta ficar maluco tentando fazer mil concursos ao mesmo tempo. Perdi muito tempo fazendo os concursos mais variados: estudava meses pro MP, fazia a prova... estava craque em Penal, Processo Penal, saía um edital do TRT, lá ia estudar. Acho que teria passado antes se tivesse me focado em uma áera.
    Bom, do que me lembro é isso.
    SORTE a todos que leê
    em o blog! Depois de muito esforço, a aprovação vem certo.
    Um abraço!

    El Bigodon, muito bons posts!
    Quanto ao tema de hoje, fica uma observação: acredito que o estudo em grupo é como uma relação amorosa, se não tiver a "química" não vai rolar. É quase uma questão de "pele". As pessoas que querem estudar em grupo precisam reunir uma série de qualidades convergentes e, se algo for divergente, que seja de forma positiva. Encontrar alguém assim não é tarefa fácil, pra não dizer quase impossível.
    No mais, excelente texto. abraços

    Vou começar a prestar atenção nesses falsos concurseiros! Sou novato e "realmente" não sei separar o Joio do Trigo.

    Vamos que Vamos!
    Abraços

    ps: Bota um Feed nesse Blog!!!

    Unknown says:

    Parabéns pelos comentários, concurseiro solitário.
    Tentei montar um grupo de estudo com mais duas pessoas. Na primeira reunião um concurseiro não podia comparecer e como a outra concurseira não estava muito interessada na idéia acabei desistindo de estudar assim.
    Faz um ano e meio que estou tentando estudar com disciplina e não consigo. Cheguei a seguinte conclusão: não posso mais culpar ninguém por essa minha indisciplina. Apesar dos compromissos, se eu ficar reclamando a vida vai passar e não vou atingir a minha meta: ser juíza do trabalho. Portanto, agora é a hora de pegar firme independente dos compromissos. Afinal de contas a vida não pára.
    Adorei o blog.

    Fabiana says:

    Carla!
    Eu tb quero ser juíza do trabalho. Só com muita disciplina mesmo...
    Excelente artigo!!
    Grupos de estudo que dão certo é que nem alma gêmea, a gente sabe que existe em algum lugar, mas aonde estará é que são elas! KKkkk
    Bjoo
    Fabi Pacheco
    Concurseira de Plantão

    Camisa 9 says:

    Belas dicas!
    Sou da mesma idéia do grupo de estudo. Ou sala de aula ou sozinho, a não ser que tenha um bom motivo quanto ao que você tem/tinha.

    E deu certo um ou o outro?!?

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards