ARTIGO DE UM LEITOR - TRT/SP: Histórias Para Descontrair

Fiz a prova para o cargo de Analista Judiciário Área Administrativa – Especialidade Contabilidade no concurso do TRT/SP faz alguns dias no prédio da UNIBAN, na Barra Funda (São Paulo).

Uma multidão ficou debaixo do sol escaldante aguardando a abertura dos portões para as provas da parte da tarde. Uma multidão mesmo!!! Enquanto aguardava a abertura dos portões, pois cheguei cedo (como todo concurseiro sério deve fazer), alguns “causos” me chamaram a atenção e culminaram na elaboração deste artigo dentro do ônibus de volta para minha cidade, no interior de São Paulo.

A primeira coisa a me chamar a atenção, ainda do lado de fora, foram alguns cartazes (na verdade, muitos) pregados nos postes e nas paredes da rua em frente à faculdade. O cartaz dizia:

MATERIAIS OBRIGATÓRIOS PARA AS PROVAS:

- Caneta Esferográfica Azul
- Caneta Esferográfica Preta
- Lápis Preto nº2
- Borracha
- Régua

DIREÇÃO

Muitos devem estar mijando nas calças de tanto rir com esse cartaz (eu cheguei perto disso). Seria muito cômico, se não fosse trágico, mas (pasmem) não sobraram canetas azuis e réguas em nenhum dos quiosques perto da faculdade, todos foram vendidos (eu mesmo confirmei essa informação perguntando a duas ou três barracas). Aposto que a maioria das pessoas que caíram matando nas canetas e réguas sequer leu até o Item 11 do Edital do Concurso, pois lá está bem claro os materiais realmente obrigatórios para a realização da prova: caneta preta, lápis e borracha (só isso).

E ainda havia aqueles “espíritos de porco” contando vantagem por terem chegado cedo e conseguido comprar sua canetinha azul e sua régua. Que lindo!!!

Outra situação hilária (fruto de uma pequena desorganização do pessoal) foi com relação aos banheiros dentro da faculdade. Afinal, a grande maioria gosta de esvaziar a bexiga antes de entrar na sala de prova. O fato é que, até o início das provas, todos os banheiros do 1º, do 2º e do 3º andares seriam destinados às “moçoilas”. Nada mais justo e cavalheiresco do que nós (homens) termos de ir até o 4º andar pelas escadas para fazermos nossas necessidades. O que ninguém lembrou foi de avisar isso aos homens!

Não haviam fiscais identificados, nem cartazes para divulgar essa informação importantíssima. Eu mesmo já estava tendo um “piriri”, indo andar por andar, imaginando: “Nossa! Elas realmente dominaram o mundo, não vai sobrar nenhum banheiro para nós!”. Andar por andar e o desespero aumentando, para meu alívio, no último andar, um dos dois banheiros disponíveis era destinado aos candidatos do sexo masculino. Ufa!!!

O motivo disso eu logo entendi: os homens são mais eficientes nessa tarefa, demandando menos tempo e consumindo menos espaço, por isso apenas um banheiro e, mesmo assim, sem grandes filas. Já as gurias, precisam de mais espaço e, consequentemente, de mais tempo para a mesma tarefa, por isso que, mesmo tendo 90% dos banheiros do prédio, ainda havia filas maiores na frente dos banheiros das mulheres que no dos homens.

O último fato cômico do dia foi-me apresentado por uma concurseira, na rodoviária da Barra Funda. Ela fez a prova na UNINOVE e, para quem conhece o lugar, sabe da grandiosidade e do luxo do prédio, que conta, inclusive, com escadas rolantes (chique no “úrtimo”!!!).

O fato engraçado é que ao término da prova para Técnico (de manhã), uma galera saiu de uma só vez pelas escadas rolantes que davam para um Hall lotadíssimo de pessoas já esperando para a prova de Analista (de tarde). Resultado: o pessoal ia descendo as escadas (automaticamente) sem saber do quão lotado estava o pavimento inferior e, aos poucos, começaram a cair, uns sobre os outros, empurrados pela própria escada rolante, os que estavam descendo iam se espremendo e sendo espremidos pelos demais que desciam. Apesar de não ter presenciado a cena pessoalmente, achei bastante engraçado.

No fim alguém desligou as escadas e o problema foi solucionado. Mas, sem dúvidas, deve ter sido uma cena digna do Top Five do programa da Rede Bandeirantes CQC. Hilário!!!

Resumo da Ópera – Apesar de todo o nosso nervosismo e de toda a pressão psicológica que há ao chegar o tão esperado momento da prova, ainda há situações engraçadas que não devem passar despercebidas. Muito pelo contrário, elas devem ser usadas a nosso favor, de modo a diminuir a nossa ansiedade e nos ajudar a vencer na guerra dos concursos.

Artigo enviado pelo concurseiro e leitor do blog Sérgio Souza Batista.

———«»———«»———«»———

I M P O R T A N T E

1 - Porque você também não nos envia um artigo? Adoramos publicar bons artigos enviados pelos concurseiros leitores do blog.

2 - Por favor, respondam a nossa nova pesquisa que está na coluna fixa à direita da tela lá no topo, pertinho do cabeçalho do blog.

5 Response to "ARTIGO DE UM LEITOR - TRT/SP: Histórias Para Descontrair"

  1. Thais Dias says:

    Oii Sérgio!

    Também fiz a prova na UNIBAN na Barra Funda! Sim, também tomei um bronze na entrada kkkk.
    E sabe, ainda presenciei uma turminha de uns 4 'concurseiros' que começaram a discutir QUESTÕES de Proc. do Trabalho assim que abriram os portões. Começaram a falar que eram 4 testemunhas no proc. do trabalho!!!!!!!! Eu fiquei pensando, como pode né?! Guarda pra eles!!! Mesmo porque tudo o que eu estudei não tinha nada de 4 testemunhas. Tinham 6, 3 e 2. Não sei se era tática deles pra passarem informação errada ou era erro mesmo deles.

    Adorei o artigo! Cena digna de Top 5 mesmo! =)

    Sérgio, eu lembrei da minha prova da Aeronáutica lendo o seu artigo. No cartão de confirmação, havia a descrição do material necessário para realizar a prova e nele não havia qualquer menção à prancheta. No entanto, havia várias pessoas comprando esse material para fazer prova.
    Estou imaginando a cena da escada rolante, rsrsrsrs. Já estou começando a encarar a ida para fazer provas uma diversão. É bom para reencontrar os amigos.

    Raquel Solitária

    Fabiana says:

    Olá colega!
    Então sobrou os cartazes da última prova do TRT/RS é?
    Aqui tb tinha esse cartaz ridículo, pedindo régua e só faltava pedirem uma caneta colorida de 10 cores e com cheirinho, rsrsrs
    Chegamos na sala de prova e na hora perguntamos para os fiscais, e eles disseram que não precisava de nada disso. Desorganizações normais das bancas (des)organizadoras.
    Thaisinha! Nem tenha dúvidas que eles estavam falando isso pra confundir o pessoal. Bem coisa de concurseiro que se acha malandro.
    Vc estava correta. Só tem 2, 3 e 6 testemunhas nos ritos trabalhistas. Não tem 4 nem no processo civil!
    Bjooo
    Fabi Pacheco

    É por essas e outras que jamais devemos nos assustar com a multidão que prestam provas de concursos.
    A grande maioria (diria uns 90%) nem sequer abordaram o Edital.
    Em todos os concursos que prestei, cansei de ver gente com o material errado pouco antes do início da prova, tendo de sair correndo ou mesmo pedir emprestado canetas.
    Realmente chega a ser cômico.
    Por isso, somente entre 5% a no máximo 10% realmente estão bem preparados para as provas.
    Jorge Luiz

    Camisa 9 says:

    Parabéns pelo comentário extrovertido Sérgio.
    Hahuahuahu
    Top Five foi boa.
    Amanhã eu vou assistir pra destrair-me..um pouco mais...aff
    rsrs

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards