Será que você não precisa de uma folga?

Há muitos concurseiros falastrões que adoram sair dizendo por aí que estudam quinze horas por dia de domingo a domingo. Fanfarrões, como diria o Capitão Nascimento do Tropa de Elite. Estudar regulamente e de forma planejada com a melhor carga horária possível é, claro, necessário para quem quer vencer a guerra dos concursos públicos e ser empossado, mas como repetimos sempre aqui no blog, concurseiro não é máquina e é preciso ter muito cuidado para não se exaurir.
Estudar com a seriedade e intensidade demandada pelo atual cenário de concursos públicos no Brasil é difícil, lento e trabalhoso, não há dúvidas disso. Manter um rítmo mais intenso de estudo que o concurseiro aguenta é possível, sim, por algum tempo até que chega a exaustão e então o estudo desmedido cobra sua conta, geralmente alta. Exaustão dificulta o estudo e a memorização, traz efeitos tanto psíquicos como somáticos, tem gente que chega a ter febre, outros insônia, muitos sofrem de problemas estomacais ... alguns mais azarados de tudo isso e mais um pouco.
Todo concurseiro precisa de uma folga semanal, isso é fato. E quando falo em folga, falo em não fazer nada que tenha a ver com concursos públicos ... o que também não significa dormir o tempo todo. O mais interessante é que para que seu cérebro descanse de forma efetiva, é preciso que você o estimule. Nesse dia de folga, faça alguma atividade física (caminhada, corrida, natação, futebol, ciclismo, ...), alguma atividade recreativa (vá passear no clube, no shopping, no centro da cidade, ...) e também alguma atividade social (vá tomar um chopp com os amigos, um sorvete com os sobrinhos, ...).
Muitos concurseiro tiram o dia de folga para dormir ou ficar diante do computador ou vídeo game ... ERRADO. Fazendo isso não descansam de forma eficaz o cérebro e somente perdem um dia. Se for para fazer isso, melhor estudar, então.
RESUMO DA ÓPERA - Cuide de sua saúde descansando semanalmente seu cérebro, acredite, um dia de descanso eficaz tornará sua semana se estudos muito mais eficiente e produtiva.
CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
![]() | ![]() | ![]() |
0 Response to "Será que você não precisa de uma folga?"
Postar um comentário