PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS - PARTE 4

Antes de qualquer coisa, se você ainda não leu duas primeiras partes desse artigo, então leia ... basta clicar AQUI, AQUI e AQUI ... depois você volta para cá, afinal de contas esse é um artigo em série e não dá para pegar o bonde andando, não é mesmo?

Hoje falarei um pouco de mais uma importante ferramente o concurseiro deve ter a sua disposição para fazer um bom planejamento de estudos, o MATERIAL DE ESTUDO.

É fato que o material de estudo tem suma imortância para o concurseiro, porém muitos não atentam para a importância do material de estudo também no planejamento de estudos. Note que o planejamento de estudo permite saber o que estudar, quando estudar, o quanto estudar e, também, com o que estudar, ou seja, com que material de estudo.

Basicamente, temos três nível de qualidade do material de estudo. Vejamos.

ALTA QUALIDADE - São os livros e cursos online "top", dos melhores autores, professores e editaras. Por conta da alta qualidade, seu preço é sensivelmente maior;

QUALIDADE MÉDIA - São os livros e cursos online de boa qualidade, porém não tão completos quanto os de alta qualidade, mesmo que muitas vezes produzidos pelos menos autores, professore se editoras. Têm o preço sensivelmente menor que os de de alta qualdade;

BAIXA QUALIDADE - Enganam-se os concurseiros que pensam que apenas apostilas são materiais de estudo de baixa qualidade, uma vez que há vários cursos online que também não prezam pela qualidade e também alguns livros, principalmente de editoras desconhecidas. Os preços desses materiais, claro, são inversamente opostos á qualidade, ou seja, muito baratos.

Mas em relação ao material de estudo de cada concurseiro? Pois bem, além da qualidade, temos de considerar a disponibilidade. Vejamos.

MATERIAL QUE TEM - É comum do concurseiro começar a planejar seus estudos apenas depois de algum tempo na guerra dos concursos públicos, quando já tem algum material de estudo próprio adquirido ao longo do tempo. Quanto desse material é de alta, média e baixa qualidade? Os de baixa qualidade, claro, devem ser descartados imediatamente ... o que no caso de muitos concurseiro significa dar fim numa boa parte do material que se acumulou;

MATERIAL DISPONÍVEL - Material de estudo para concursos públicos de alta ou média qualidade são caros, mas há muita coisa boa disponível para os concurseiros sem que isso signifique ter de "colocar a mão no bolso". São os casos daqueles disponíveis em bibliotecas e que podem ser tomados emprestados de amigos concurseiros;

MATERIAL QUE NÃO TEM - O que não falta atualmente são opções de materiais de estudo para concursos públicos para todos os bolsos, de todas as qualidades e em várias mídias. Mas há em meio a essa mar de materiais de estudo aqueles que o concurseiro precisa adquirir pare que possa estudar adequadamente para os concursos públicos que pretende prestar.

Agora que você sabe de tudo isso, chegou a hora de montar um quadro para cada matéria que tem para estudar contendo as seguintes informações. No eixo horizontal (eixo X) crie colunas com as matérias que tem que estudar. Já no eixo vertical (eixo Y) crie linhas contendo "material de ótima qualiade que tenho, disponível e que tenho de comprar", depois a mesma coisa para o material de média qualidade. Claro que não será necessário fazer isso para o material de baixa qualidade, que você não utilizará em seus estudos por razões óbvias.

Pronto, agora você sabe exatamente como está de material de estudo para cada matéria que terá de "dar conta" em termos de qualidade, informação, como disse, essencial para o adequado planejamento de estudos.

RESUMO DA ÓPERA - Assim como quem vai para guerra precisa saber que armas terão disponíveis para enfrentar os inimigos e o quanto boas e confiáveis são essas armas, concurseiros precisam saber qual material de estudos lançarão mão nos mesmos termos a fim de maximizar seus estudos e chances de aprovação.

CONTINUA ...

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
———«»———«»———«»———




0 Response to "PLANEJAMENTO DE ESTUDOS PARA CONCURSEIROS - PARTE 4"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards