DÚVIDAS DE CONCURSEIROS

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

“Eu já estudo há 4 anos, e só consigo a classificação, estou cansada. Deixei de trabalhar para ter mais tempo, porém nada mudou. Não aguento mais a cobrança de meu marido e a descrença de meus pais, fora a falta de dinheiro.”

RESPOSTA:

Vendo exemplos de vários candidatos, posso afirmar que para passar em um concurso público não existe uma regra básica, algo como uma receita, onde existe um passo a passo para atingir o resultado esperado. Acredito sim, que tudo depende de um conjunto de fatores como: disciplina, determinação, focar em um só concurso. Além de controlar fatores internos e externos que seriam: as cobranças (principalmente de si mesmo), falta de dinheiro, problemas de saúde, ansiedade, entre outros.

Existem muitos concurseiros que dizem estar há mais de 5 anos estudando, mas na verdade o tempo de estudo real (tempo liquido) foi no mínimo de 1 a 2 anos, sendo que o restante desse tempo foi gasto entre dúvidas, erros e acertos. O tempo que deve ser contado é aquele efetivamente estudamos (hora líquida), e não quando simplesmente começamos a participar de algum concurso.

Realmente é extremamente perigoso deixar de trabalhar para se dedicar exclusivamente aos estudos. Às vezes aquele sistema da autosabotagem costuma atrapalhar bastante quem faz esse tipo de escolha, ou seja, muito tempo livre pode causar aquele velho efeito conhecido de todos nós, a ilusão de que tudo pode esperar para depois (depois do carnaval, depois do final de semana...). Essa opção deve ser bem planejada, com o apoio e ajuda principalmente da família.

Eu sugiro que você faça uma autoanálise, escreva tudo em uma folha de papel (os prós e contras), tente identificar o que está atrapalhando, qual a matéria que mais tem dificuldade (se for necessário, procure um professor particular), mude de método de estudo. Conheço pessoas que só estudavam lendo e fazendo algumas anotações, mas nunca resolviam questões anteriores e na hora da prova, mesmo com todo conhecimento teórico, ainda erravam bastante porque simplesmente não tinham experiência prática em responder questões. Esse é o ponto chave e que ninguém gosta de fazer. Com base nessa análise você com toda certeza vai encontrar o entrave e, ao mesmo tempo, uma solução para alguns dos seus problemas atuais, inclusive, de ordem pessoal, emocional e financeiro.

RESUMO DA ÓPERA – Apague aquela velha imagem do negativismo tão comum entre os concurseiros: “Ser aprovado em concurso público não é para mim”. A sua aprovação no concurso público, como todo desejo, dependerá muito de afirmações e pensamentos positivos. Fica a dica!

FONTENELE é um concurseiro que compartilha o conhecimento.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "DÚVIDAS DE CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards