DÚVIDAS DE CONCURSEIROS

PERGUNTA ENVIADA POR CONCURSEIRO LEITOR DO BLOG:

"Olá, estou com uma grande dúvida e gostaria de dicas. Dúvida: O que estudar quando não se tem previsão para abertura de concursos."

RESPOSTA:

Essa é uma dúvida muito comum entre concurseiros, o que e como estudar quando não há previsão de abertura de novos concursos. É como de que nessas épocas muitos concurseiros, até veteranos, sintam-se meio perdidos.

A regra geral "tome como base o edital do último concurso" é muito válida. Em que pese não haver garantia de que o próximo edital listará as mesmas matérias e/ou tópicos para serem estudados, pelo menos o concurseiro tem um norte. Além disso, são muito poucos os concursos que mudam radicalmente de conteúdo programático.

Tomemos como base o próximo concurso da ANAC, órgão público federal onde trabalho e no qual ingressei no concurso de 2009. Com a aprovação do orçamento para um novo concurso do órgão esse ano, temos recebido muitos emails perguntando se tenho alguma informação sobre quando será publicado o edital e tudo mais, algo que não tenho nem ideia. Nesse caso quem tem interesse em prestar esse concurso quando sair, algo que com os cortes surpresa de gastos por parte do governo federal pode nem ser esse ano, o melhor é sair na frente estudando com antecedência ... com base no edital do concurso passado.

Notem que pode acontecer as seguintes situações:

1 - O novo edital ser muito parecido com o edital do último concurso;

2 - O novo edital ser mais ou menos parecido com o edital do último concurso;

3 - O novo edital ser totalmente inovador.

Na primeira situação, quem estudou meses antes da publicação do edital com base no que foi cobrado no concurso passado "nadará de braçada", ou seja, estará muito mais preparado do que quem esperou o edital para começar a estudar forte.

Na segunda situação, quem estudou com antecedência com base no edital anterior também sairá com vantagem, uma vez que parte das matérias já foram estudadas e então o concurseiro poderá se dedicar ao estudo das matérias que não estudou.

Na terceira situação também sai com alguma vantagem quem estudou com antecedência, primeiro porque já criou uma rotina e discipliana de estudo, segundo porque conhecimento nunca é perdido e nem que seja 5% de aproveitamento do que estudou ele terá nesse novo concurso, uma vez que a maioria das matérias são interligadas de alguma forma.

Agora, se a pessoa quer estudar não apenas para um concurso específico, mas para qualquer concurso de uma área, o melhor é tomar os editais de concursos mais recentes de três ou quatro desses certames e tirar um "mínimo múltiplo comum" de matérias que foram cobradas, ou seja, selecionar um núcleo de matérias comuns a esses concursos e que, por isso mesmo, têm grande probabilidade de serem cobrados em algum próximo concurso da área e estudá-las com muita seriedade.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar com antecedência é necessário e ponto final. Há estratégias para fazer isso de forma eficiente com o você aprendeu hoje e somente não lança mão delas o concurseiro que não quiser ... não seja um deles se quiser mesmo vencer na guerra dos concursos públicos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "DÚVIDAS DE CONCURSEIROS"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards