Como sobreviver a reunióes familiares dominicais

Se tem algo que a grande maioria dos concurseiros teme ter de lidar, apesar disso ser inevitável, são os parentes por ocasião de almoços, churrascos, festas e reuniões familiares em geral.

Isso se dá porque, também invitavelmente, algum ou alguns (mais para a segunda opção) parentes "espírito de porco" virá torrar a paciência do concurseiro com aqueles odiados questionamentos que buscam apenas alfinetar o concurseiro, coisas do tipo "Ainda não passou?" ou "Vai passar quando?" ... pior, "Quando você vai largar dessa bobagem, ter dó dos seus pais e procurar um trabalho sério?".

Se para muitos concurseiros tais reuniões familiares são eventos bastante raros e irregulares, outros não têm tanta sorte e têm de lidar com isso mensalmente ... os mais azarados, semanalmente em almoços dominicais.

O que fazer para lidar com essas situações que por mais que se tente evitar, minam a motivação do concurseiro e causam sofrimento que não ajuda em nada, muito pelo contrário? Quando a opção de simplesmente não participar de tais reuniões familiares não é viável, pode-se apelar para algumas outras saídas bastante eficientes. Apresentarei para vocês três delas, deixando claro que existem várias outras. Vamos lá.

Tática do bom humor - Nessa tática a ideia é lidar com esses parentes chatos com extremo bom humor, óbvio de falso. Simplesmente faça troça de tudo, responda na brincadeira e sem traço algum de seriedade, dando risadas. Exemplo:

- "Já passou em algum concurso?"

- "Ihhhh, tô longe. Quero aproveitar mais essa boa vida ... hahahaha. Deixa eu mais pra frente. Agora só quero pensar em cerveja, balada e namoricos ... hahahaha".

Acredite, a pessoa ficará puta da vida porque você não a está levando a sério e acabará com a conversa rapidinho.

Tática do mau humor - Essa tática é o extremo oposto da primeira. A ideia é responder a tais perguntas idiotas com o máximo de mal humor possível, com cara feita e poucas palavras ... até um pouco de falta de educaç ão. Exemplo:

- "Já passou em algum concurso?"

- "Você acha mesmo que estou com cara de quem passou? Tô fodido e você vem com gracinha?".

Hehehe, como ninguém gosta de gente mal humorada e grossa, no máximo o parente irá dizer que você não precisa estar tão de mal com a vida e se afastará.

Tática do chato - Essa é a melhor das táticas. Simplesmente seja um chato de marca maior. Responda longamente e dando voltas no assunto. Não se esqueça de também ficar colocando a mão na pessoa, dando tapinhas no ombro. Exemplo:

- "Já passou em algum concurso?"

- "Ainda bem que você me perguntou isso. Estava mesmo precisando desabafar com alguém. Porque você sabe que não dá para ficar com as coisas presas dentro da gente, faz um mal danado. Você viu naquele programa de tv, como é que chama mesmo, o que tem o apresentador gordo ... então teve um médico ... ou era psicólogo ... sei lá ... sabe qual é, um que parece o jogador Sócrates ... e o coitado do Sócrates, morreu, né? Então ...".

Depois de você enrolar o coitado por uns cinco minutos sem dar uma resposta direta, o parente fará de tudo para se livrar de você e pode acreditar que ficará o resto do tempo olhando para ver se você não vem para o lado dele para que ele possa sair fora.

RESUMO DA ÓPERA - Não adianta, gente, todo concurseiro tem pelo menos um parente "espírito de porco"(geralmente mais de um, infelizmente) que adora ficar fazendo perguntas para alfinetar o coitado. Porque fazem isso? Maldade, crueldade, falta do que fazer, inveja ... sabe-se lá. O importante é saber lidar com essas pessoas de forma a desconcertá-las e não deixar, de modo algum, que abalem sua motivação e seus estudos.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———





0 Response to "Como sobreviver a reunióes familiares dominicais"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards