Concurseiros bancados por outrem

Dias atrás recebi um email de desabafo de um concurseiro leitor do blog incomodado com o que terá de fazer para poder se dedicar mais e melhor aos estudos para concursos públicos. Formado em advocacia há pouco tempo e com 28 anos, esse leitor tem atualmente uma vida independente, mas para se dedicar em tempo integral aos estudos para concurso públicos, terá de aceitar a oferta dos pais de deixar de lado temporariamente a vida profissional e aceitar sua oferta de suporte financeira enquanto estuda.

Pois bem, muitos concurseiros enfrentam essa questão de aceitar ou não a perspectiva de ser "bancado" por outras pessoas para que possam estudar para concursos públicos. Aceitar? Não aceitar? Quais os prós e contras de cada opção? E a questão do "amor próprio"?

De cara digo que seja o suporte financeira de bom grado ou meio que obrigado, cobranças sempre existirão. Isso significa que o concurseiro bancado por outras pessoas terão de engolir alguns sapos sem reclamar até que passem e sejam empossados. Isso é ruim? Pode ser que sim, pode ser que não.

Para facilitar as coisas, analisemos a questão segundo alguns pontos muito importantes. Vamos lá.

NECESSIDADE - Muitas pessoas simplesmente não teriam como estudar de forma eficiente para concursos públicos se não pudesse contar com o suporte financeiro de outrem e, com isso, abrir mão do trabalho no turno diurno para estudar. Isso é muito comum com quem cursa a faculdade no período noturno, por exemplo. trabalhando o dia todo e estudando a noite, como estudar também para concursos públicos? Difícil, não?

DISPONIBILIDADE - Querer não é poder, isso é fato mais que provado. Muitas pessoas gostariam muito de poder contar com alguém que as bancassem para poderem estudar em tempo integral para concursos públicos, mesmo que isso fosse embaraçoso, mas simplesmente não há ninguém de seu círculo próximo de relações que esteja disposto a fazer isso;

POSSIBILIDADE - Retomando o caso acima, muitas vezes até há gente disposta a fazer isso, de coração aberto, mas faltam condições financeiras para tal ... apenas querer não é poder, infelizmente.

PONTOS POSITIVOS de ser bancado por outrem para poder estudar em tempo integral:

- Quem tem a possibilidade de estudar o dia todo para concursos públicos e faz isso de forma séria, planejada e orientada tem maiores possibilidades de aprovação no médio prazo, até curto prazo no caso de concursos menos concorridos;

- A necessidade de limitar os gastos concentrando os recursos recebidos nas despesas que giram em torno de estudar e prestar concursos públicos ajudam o concurseiro a se concentrar mais nos estudos, já que não terá recursos financeiros de sobra para distrações;

- A obrigação decorrente de pagar aquele investimento que fazem nele, seja financeiramente ou apenas passando e sendo empossado, é um grande motivador para estudar sério, mais e melhor.

PONTOS NEGATIVOS

- Por outro lado, a obrigação decorrende de pagar o investimento que se recebe de outrem pode ser pesado demais para alguns, ainda mais quando tal é feito meio que obrigado ou que gere sacrifícios para quem o faz, gerando ansiedade e sentimento de culpa;

- Queira ou não quem investirá em você se sentirá no direito de cobrar resultados. Por não conhecerem a realidade da guerra dos concursos públicos, a falta de compreensão com as demandas para se passar, competição e tudo o mais gerará cobranças algumas vezes injustas;

- Será preciso engolir alguns "sapos", seja de quem banca o concurseiro ou de outras pessoas que sabem que isso acontece e se acham no direito de criticar.

RESUMO DA ÓPERA - Se você tem a opção de ser bancado por outrem e com isso poderá estudar mais e melhor para concursos públicos, sem que isso signifique tomar um fardo pesado demais para seus ombro, faça-o e aproveite a oportunidade o melhor que puder. Agora, se isso for garantia de dor de cabeça, melhor pensar duas vezes no assunto.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Concurseiros bancados por outrem"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards