ENTREVISTA ESPECIAL com Alisson Felipe


Olá, concurseiros. Hoje vocês podem conferir minha entrevista com o concurseiro e autor do primeiro romance de concurseiros do Brasil, Alisson Felipe. Uma entrevista muito animada e interessante. Boa leitura!

Alisson, sabemos que o personagem Alberto é ficcional, mas foi inspirado em quem? Em você na época em que foi concurseiro?

Várias pessoas me perguntam se o Alberto sou eu. Na realidade, ele também sou eu. Eu sempre respondo dizendo que ele tem muito da minha pessoa, já que como todos os concurseiros, em algum momento, decidi fazer concursos e comecei a estudar. A inspiração, na realidade, veio de todos os colegas concurseiros, pois todos, mesmo que em apenas alguns poucos trechos do livro, acabarão se identificando com o personagem principal. Veio também do verdadeiro “universo” existente no que diz respeito aos concursos, um mundo paralelo que só os concurseiros de verdade acabam conhecendo e que nunca havia sido explorado nesse formato.

Vemos que o personagem do livro "Aprovação" comete um monte de erros estratégicos na sua preparação para os concursos. Que conselhos você poderia nos dar, de acordo com sua experiência para vencer na busca pela carreira pública?

Eu daria vários conselhos. O primeiro seria: comece devagar, aprenda a estudar. Ninguém ganha ritmo de estudo de um dia para o outro. Ninguém conseguirá render 100% começando com 10h de estudo por dia. O ideal é começar aos poucos, mesmo que seja com apenas 1h, e aumentar gradativamente a carga horária. Além disso, encontre o seu ritmo de estudo. Muitas pessoas rendem por 3h, outras por 6h. Também não adianta estudar 10h por dia e render apenas 3h, acaba sendo cansativo e prejudicial. Outro conselho que daria para o Alberto: não fique paranoico com os estudos. É importantíssimo separar tempo para o lazer e a atividade física; sem falar na importância de uma alimentação saudável.

Você é servidor público federal. Para qual órgão você foi aprovado? Quando? Conte um pouco sobre a sua trajetória para nós.

Eu fui aprovado e convocado/nomeado em três concursos: Banco do Brasil – Escriturário (2008), Ministério da Integração – Assistente-Técnico Administrativo (2009) – onde trabalhei por um ano e Ministério dos Transportes, ocupação atual – Analista-Técnico Administrativo (2010). É claro que como todo e qualquer concurseiro, já amarguei muitas derrotas até conseguir essas vitórias. Foram muitos concursos, e algumas “bolas na trave”. Além desses, estou em algumas listas de espera (com poucas expectativas), TJDFT (2007) e MPU (2010); e me preparando para o concurso do Senado.

Nossos leitores devem estar curiosos a respeito da sua obra. Se possível, deixe uma mensagem para eles.

A obra é apenas uma ficção que tenta retratar de maneira fidedigna o que se passa na cabeça de um concurseiro ao dar início à jornada dos concursos, além de todo o clima de uma preparação e tudo o que isso envolve. Ela acaba sendo motivacional, e não deixa de ser realista. Além disso, é um bom entretenimento, já que tem um enredo que prende o leitor e é muito bem amarrado ao tema principal. De certa forma, o livro retrata as dificuldades (que certamente virão das mais variadas formas e maneiras) que um concurseiro precisa enfrentar para tornar-se vitorioso. Como o próprio William Douglas afirmou, ela nos remete ao início da grande jornada e acaba acelerando o processo de autoconhecimento e dedicação que todo concurseiro de sucesso precisa trilhar. A mensagem que deixo é: leiam o livro, tenham disciplina, vençam o maior concorrente (vocês mesmos) e nunca, jamais desistam dos seus sonhos.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Autor: Alisson Felipe
Ano: 2011
Editora: Novo Século
Edição: 1a
Número de Páginas: 174
ISBN: 11 -12852

———«»———«»———«»———


0 Response to "ENTREVISTA ESPECIAL com Alisson Felipe"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards