Você já quebrou um bloco de concreto com uma marreta de 10 quilos?

Se tem um trabalho que não é nada fácil é o de quebrar pedras ou concreto com uma pesada marreta de 10 quilos em um dia de sol forte. Não é preciso muito tempo para a marreta parecer ter várias vezes seu peso, para todos os músculos do corpo reclamarem do esforço extenuante, para o calor parecer causticante.

Eu já tive alguns dias de quebrar blocos de concreto assim em meu Curriculum Vitae, mas isso é outra história. O que importa é que sei como é executar essa atividade e também posso garantir que é tão dureza de encarar quanto às críticas, cobranças, desconfianças e tudo o mais que estudar para concursos públicos implica.

É duro admitir, mas concurseiros não são nem um pouco admirados ou apoiados enquanto não garantem a vitória e são empossados servidores públicos. É como disse William Douglas em uma das palestras dele que tive a oportunidade de assistir, algo mais ou menos assim, "Depois de passar todo concurseiro é bonito, magro, forte, inteligente, bem sucedido, fez a escolha certa, modelo de sucesso ... mas antes de passar .... ".

Posso dizer que a vida do concurseiro sério tem, basicamente três fases. Vejamos.

Fase da "Lua de Mel" - É aquele curto período em que a pessoa decide estudar para concursos públicos e a família apoia sua decisão. Quando existe não dura mais que o primeiro concurso públicos que se presta e não se passa.

Fase "Osso duro de roer" - Essa fase é a de maior duração e a verdadeira provação para o concurseiro sério. Como diz a velha história, é aqui que se diferencia os adultos das crianças, uma vez que enquanto os primeiros persistem, os segundos desistem. Essa fase é caracterizada pelas desconfianças de que o concurseiro está mesmo no caminho certo, na falta de crença de que ele conseguirá mesmo passar.

Fase "Ouro puro" - Acontece após a primeira vitória, a primeira posse em cargo público. De duração média, é somente festa e comemoração pelo sucesso do concurseiro. Nessa fase todos garantem de pé junto de que nunca duvidaram que o concurseiro poderia vencer a guerra dos concursos públicos.

Fase "Vai parar por aí?" - É vivida pelo concurseiros que optam pela estratégia do "concurso escada", ou seja, que vão fazendo e passando em concursos para cargos cada vez mais concorridos. Passada a comemoração da primeira posse, vem a cobrança por mais vitórias, mais posses, mais sucesso, se bem que bem menos intensa e dura quanto a vivida na fase "osso duro de roer".

Infelizmente, vida de concurseiro em geral é isso mesmo, ter de aguentar muita cobrança, muita falta de confiança e ainda assim ter de estudar, de perseverar, de levantar a cada queda. Assim como quando é preciso quebrar um grande bloco de concreto com uma marreta de 10 quilos, é preciso aguentar a pancada seca de cada marretada no bloco aparentemente inquebrável. No começo as marretadas são intensas e animadas, sucedem-se rapidamente. Quem está perto anima o marretador, elogia, faz torcida. Então tendem a se tornar menos fortes e mais espaçadas. Quem está perto começa a criticar, fazer piada, duvidar que o cristão conseguirá destruir aquele bloco sólido de concreto. Aí chega a hora em que a pessoa faz-se de surda, cria forças e continua marretando ... ou desiste.

RESUMO DA ÓPERA - É injusto? Não duvido, mas o fato é que acontece muito frequentemente e nos resta apenas perseverar e evitar fazer a mesma coisa com outros concurseiros.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

GANHADORES DO SORTEIO ESPECIAL DE 3.000 SEGUIDORES DO TWITTER DO BLOG
E os ganhadores foram:

Sílvia Bhering ( @silviabhering ) de Viçosa (MG)
PRÊMIO: Exemplar do livro “RACIOCÍNIO LÓGICO PASSO-A-PASSO – CESPE/UNB” de Luiz Claudio Cabral e Mauro César Nunes

Qual o principal motivo que levou você a participar dessa promoção do Twitter do Blog? Independente dos prêmios, você sempre participa dos nossos sorteios?

O principal motivo que me levou a participar dessa promoção, foi o estímulo que eu procurava pra continuar na luta contra os concursos, procurava algo que me incentivasse, que fizesse com que eu não desanimasse nessa longa maratona, sendo assim, achei o Blog do Concurseiro Solitário que contém muitas informações interessantes, dentre elas a oportunidade de concorrer a ótimos livros. Foi o primeiro sorteio que participei, devido ao fato de eu ter encontrado o Blog Concurseiro Solitário recentemente.

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Blog Concurseiro Solitário em sortear semanalmente livros e materiais específicos para concursos públicos no Twitter?

Em sua opinião, esse tipo de promoção motiva quem está se preparando para concursos públicos? Sou totalmente a favor dessa iniciativa. Este tipo de atitude não só motiva como também ajuda às pessoas que não têm condição de se preparar de outras formas.

O livro “RACIOCÍNIO LÓGICO PASSO A PASSO” dos Profs. Luiz Cláudio Cabral e Mauro César Nunes, publicado pela Editora Campus, trabalha com questões de raciocínio lógico, das provas realizadas nos anos de 2007, 2008 e 2009 comentadas passo a passo. Como você acha que esse livro vai lhe ajudar na sua preparação para essa disciplina?

Pelo método utilizado no livro. Sendo este, um livro com questões de provas anteriores e comentadas é fundamental para o aprendizado e treinamento do tipo de questão que vamos encontrar nas provas.

Sobre a disciplina de Raciocínio Lógico, qual a maior dificuldade que você encontra no momento de estudar essa matéria?

Minha maior dificuldade em Raciocínio Lógico é o modo de como determinados assuntos são tratados, por não possuir uma forma alternativa de poder resolver determinado exercício, muitas vezes, ficamos presos às fórmulas.

Como estudante de concursos públicos, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

A clareza e a segurança que você tem de não só saber do assunto, mas de ser "guiado" por pessoas que além de entenderem do assunto, entendem de concurso público.

Para qual concurso você está se preparando atualmente?

Meu foco é a Polícia Federal, mas procuro também conciliar os estudos para o INSS e a Polícia Civil de Minas Gerais.

Em relação a sua preparação, você utiliza métodos e técnicas de memorização como resumos, mapas mentais? Estuda em grupo ou prefere estudar sozinha?

Procuro fazer resumos. Estudo mais sozinha mesmo, mas atualmente, para Raciocino Lógico, tenho estudado com uma amiga.

A maioria dos candidatos reclama da falta de motivação e, também, da falta de vontade de estudar. Como você faz para superar esses terríveis obstáculos e ganhar mais motivação para continuar?

Procuro concentrar no meu foco, estudando já está difícil conseguir, se eu parar aí que fica impossível.

Recentemente realizamos um questionamento acerca dos principais motivos que impedem os concurseiros de atingir a aprovação nos concursos, você poderia apontar alguns deles e o que tem feito para eliminá-los?

A busca da aprovação imediata. Estudamos e queremos passar logo em algum concurso, quando isso não acontece, acaba que desmotiva a gente a continuar os estudos, mas segundo William Douglas disse: concurso não se faz para passar, mas até passar. Pode demorar, mas um dia chegaremos lá, se Deus quiser.

Para finalizar, você teria algumas dicas de motivação e otimismo para quem está envolvido na luta dos concursos e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Não desistir nunca, mesmo que pareça algo impossível ou mesmo que você não tenha o apoio necessário da família e dos amigos, se você quer ser aprovado em algum concurso público, persiga este sonho e acredite em você!

Roberta Meinhardt Flach ( @robertamf_ ) de Novo Hamburgo (RS)
PRÊMIO: Exemplar do livro “GRAMÁTICA PARA CONCURSOS” de Marcelo Rosenthal


Qual o principal motivo que levou você a participar dessa promoção do Twitter do Blog? Independente dos prêmios, você sempre participa dos nossos sorteios?

Participei da promoção, pois achei interessante os prêmios para a minha preparação, principalmente a gramática, que eu queria comprar já fazia algum tempo. Eu ainda não tinha participado dos sorteios do blog, apesar de sempre ter visto as mensagens do Twitter. E por causa delas que também resolvi participar. Quando dei o retweet, eu pensei justamente que os prêmios dos sorteios anteriores sempre foram muito bons e não havia motivo nenhum para eu não ter tentado ainda a sorte!

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Blog Concurseiro Solitário em sortear semanalmente livros e materiais específicos para concursos públicos no Twitter?
Esse tipo de promoção realmente motiva quem está se preparando para os concursos públicos?

A iniciativa do blog é ótima! Com certeza motiva muito quem está se preparando para concursos. Quem não se sente motivado em estudar determinada disciplina com um material novo? Além disso, nós, concurseiros, sabemos como pode ser difícil adquirir um material de qualidade. Muitas vezes eu me desanimei só de pensar que teria de adquirir um livro pelo seu custo. E ser sorteado com um material que vai ajudar nessa caminhada é um estímulo aos estudos.

A “GRAMÁTICA PARA CONCURSOS” do Profº. Marcelo Rosenthal, publicada pela Editora Campus, trabalha os principais conteúdos exigidos em concursos, além de muitos exercícios e questões com gabaritos comentados. Como você acha que essa gramática vai lhe ajudar na sua preparação?

Com certeza a Gramática do Prof. Rosenthal vai me ajudar! É engraçado eu ter sido contemplada com ela, pois eu estava com muita vontade de adquiri-la. Estudo para concursos jurídicos, pois sou advogada, e vejo que Português é uma disciplina decisiva para a aprovação. Muitas vezes todos dominam a matéria jurídica, mas acabam se dando mal em Português. Eu mesma sou um exemplo disso. Em 2009 prestei concurso para o cargo de Delegado da Polícia Civil do RS e as questões de Português tinham peso maior que as questões jurídicas. Se eu tivesse acertado uma questão a mais de Português, eu teria passado para a 2ª fase do certame. Ah, e os exercícios e questões comentadas são essenciais para a fixação do conteúdo, o que vai me ajudar muito.

Sobre a disciplina de português, qual a maior dificuldade que você encontra no momento de estudar essa matéria?

Minha maior dificuldade justamente é a fixação do conteúdo. Se só estudo a explicação das matérias, no dia seguinte já não me recordo bem das regras. Acredito que os exercícios e questões comentadas direcionadas da Gramática vão me ajudar nisso. Além disso, tenho dificuldades na parte de classificar as orações coordenadas e subordinadas. Espero que a nova Gramática tire essa sombra de mim!

Como estudante de concursos públicos, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

A maior vantagem é estar bem preparada e à frente de muitos candidatos. Embora existam muitos materiais pela internet, a maioria está desatualizado e incompleto. Livros específicos, direcionados para concursos e publicados por autores e editoras comprometidas não só nos preparam melhor, como nos deixam seguros de que bastam para a preparação.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Eu estava me preparando para concursos de analista judiciário, mas não sei precisar por quanto tempo. Os estudos iniciaram-se em 2009, mas muitos acontecimentos como emprego em escritório de advocacia, casamento e depois abertura de escritório fizeram com que eu não seguisse uma rotina de estudos comprometida como deve ser para o sucesso nos concursos. Em janeiro desse ano comecei a estudar novamente. O foco era a AGU, mas com as notícias de cortes nos concursos, mudei o foco para a magistratura estadual, cuja previsão no meu estado (RS) é de que o certame ocorra ainda nesse ano.

Em relação a sua preparação, você utiliza métodos e técnicas de memorização como resumos, mapas mentais? Estuda em grupo ou prefere estudar sozinha?

Eu prefiro estudar sozinha, mas faço parte de um grupo virtual para estudos para a AGU, no qual os membros fazem resumos dos pontos do edital. Não utilizo mapas mentais, mas eu mesma faço tabelas de algumas matérias, principalmente naquelas que tenho dificuldade em memorizar. Depois de fazer as tabelas, principalmente de diferenciação de institutos, a dificuldade é a de esquecer. E o melhor é que depois de feita, passo a estudar por ela quando estudo novamente a matéria.

A maioria dos candidatos reclama da falta de motivação e, também, da falta de vontade de estudar. Como você faz para superar esses terríveis obstáculos e ganhar mais motivação para continuar?

Eu também me sinto desmotivada, ainda mais quando outros compromissos me tiram da rotina de estudos que eu havia planejado para a semana. E quando isso acontece, vem também a ausência de vontade de estudar. É tão bom olhar televisão de noite, por exemplo... a vontade de estudar, a persistência tem de ser grande e muitas vezes isso se torna muito difícil. Tenho dificuldades em superar esses obstáculos. Mas quando decido que vou estudar, penso na vida melhor que terei quando assumir o cargo pretendido, o afastamento de dificuldades que tenho agora, e até nas férias que poderei desfrutar, o que é difícil de ter quando se é profissional autônomo.

Recentemente realizamos um questionamento acerca dos principais motivos que impedem os concurseiros de atingir a aprovação nos concursos, você poderia apontar alguns deles e o que tem feito para eliminá-los?

Acredito que o principal motivo é a falta de disciplina, que tem de ser rígida. A pessoa não precisa ser super inteligente, mas deve, sim, ser esforçada. Mas além de esforçada, precisa ter disciplina. Para melhorar nesse sentido, eu olhei o edital e contei quantas disciplinas são cobradas. Então selecionei algumas delas que tem mais peso no concurso e quantidade de questões. Contei quantas horas eu poderia estudar cada dia e montei um quadro semanal por períodos de estudo, colocando em cada período uma disciplina, proporcionalmente aos pesos delas. P. ex., português e processo civil eu tenho de estudar mais do que direito do consumidor, então serão mais períodos daquelas duas matérias. Muitas vezes compromissos familiares e profissionais não me permitem estudar como planejado, então tento tirar o atraso nos finais de semana. Marco na agenda o tempo que estudo para manter o controle e risco no quadro os períodos que estudei, além de riscar no edital o ponto estudado para não me perder e saber o meu progresso.

Também estou tentando dedicar o turno da manhã, além do da noite para dedicar somente aos estudos, mas por causa do trabalho isso nem sempre é possível. Assim, tento me organizar no trabalho, de modo a ter mais tempo nos estudos.

Para finalizar, você teria algumas dicas de motivação e otimismo para quem está envolvido na luta dos concursos e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Quem precisa de dicas sou eu, mas vamos lá! Eu acho que é muito importante não ficar se comparando com pessoas que já passaram ou ficar se impressionando com histórias de superconcurseiros que estuda 12 horas por dias, por exemplo. Cada um tem o seu ritmo e compromissos próprios. E o mais importante: tentar não dar importância para quem duvida, fala mal ou não dá incentivos a essa luta. Eu me importo com esse tipo de coisa e acabo ficando muito triste e desmotivada. Estou aprendendo que temos de desconsiderar essas coisas e tentar acreditar em nós mesmos. O que me ajuda é manter contato com pessoas que estão no mesmo caminho, que estudam para concursos parecidos com os que prestei e vou prestar. Essas pessoas passam ou passaram por situações semelhantes e possuem dificuldades como todos nós. E é importante conversar sobre essa caminhada com pessoas que têm noção do que ela é, o que as pessoas "de fora" não têm, acabando por não dar valor a essa vida de escolhas e esforço que é a nossa (e se Deus quiser nos garantirá sucesso e uma vida melhor!).

Otávio Augusto ( @otavioaugusto1) de Aracaju (SE)
PRÊMIO: Exemplar do livro “GUIA DE PREPARAÇÃO DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO” de Charles Dias

Qual o principal motivo que levou você a participar dessa promoção do Twitter do Blog? Independente dos prêmios, você sempre participa dos nossos sorteios?

A oportunidade de ganhar um exemplar do guia do concurseiro solitário foi o que mais me motivou, sempre estou aberto a novas formas de melhorar o modo como estudo. Assim que soube da promoção não tive dúvida e me inscrevi. Sempre participo das promoções, é uma excelente oportunidade de ter acesso a materiais de ótima qualidade e que algumas vezes são inacessíveis devido ao preço.

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Blog Concurseiro Solitário em sortear semanalmente livros e materiais específicos para concursos públicos no Twitter? Em sua opinião, esse tipo de promoção motiva quem está se preparando para concursos públicos?

Acho uma iniciativa muito importante do Blog pois muitos concurseiros não tem condições de adquirir livros que contribuem para a jornada rumo a aprovação. Com certeza motiva muitos concurseiros a participar e cria uma expectativa muito positiva pois são materiais de excelente qualidade e que como já disse muitos não tem condições de adquirir.

O livro “GUIA DE PREPARAÇÃO DO CONCURSEIRO SOLITÁRIO” de Charles Dias, publicado pela Editora Campus, compartilha técnicas de preparação que ele próprio desenvolveu a partir de sua experiência no estudo para concursos públicos, até culminar com a sua aprovação. Como você acha que esse livro vai lhe ajudar na sua preparação?

O livro vai ajudar a otimizar ainda mais o meu tempo, extrair informações importantes do edital. Todas as técnicas e ajudas que surgem para melhorar nossa qualidade de estudo sempre são muito bem-vindas pois contribuem para atingir nossos objetivos na jornada rumo a aprovação. Não vejo a hora de ler o livro e melhorar ainda mais como concurseiro.

Sobre sua preparação, qual a maior dificuldade que você encontra no momento de organizar e planejar seu estudo para concurso?

Quando comecei a estudar para concursos eu estudava sem planejamento nenhum e com isso amarguei várias derrotas, mas sempre procurei me focar em como poderia melhorar até conseguir as primeiras aprovações. Também tive que lutar com a falta de concentração, mas isso eu aprendi a superar me mantendo focado apenas no estudo quando estou estudando.

Como estudante de concursos públicos, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

Os livros com que tive contato ajudaram muito a melhorar o meu desempenho nas provas pois tratam os temas com a profundidade necessária para concursos públicos e isso é muito importante para conseguir aqueles pontos, ou ponto, que fazem toda a diferença na hora da aprovação.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Há quase um ano venho me preparando para o concurso de Técnico Judiciário,área administrativa, do TRT da 20ª região.

Em relação a sua preparação, você utiliza métodos e técnicas de memorização como resumos, mapas mentais? Estuda em grupo ou prefere estudar sozinha?

Já utilizei mapas mentais que eu mesmo fazia para Direito Constitucional, mas como isso consumia muito o meu tempo hoje eu tenho alguns cadernos em que faço resumos em tópicos das várias matérias que estudo e eu procuro reservar uma hora para revisar diariamente uma das matérias que tenho nos cadernos de modo a fixar bem o conteúdo. Sempre preferi estudar sozinho.

A maioria dos candidatos reclama da falta de motivação e, também, da falta de vontade de estudar. Como você faz para superar esses terríveis obstáculos e ganhar mais motivação para continuar?

Procuro sempre pensar em longo prazo, como eu estarei daqui a cinco ou dez anos se eu não me esforçar, se eu não pagar o preço do sucesso que é o estudo. Sempre procuro ter uma visão de tudo de bom que poderei fazer pelas pessoas que amo caso eu consiga a aprovação no concurso que sonho e como sei que a aprovação em concurso depende só de mim então me esforço sempre mais; e leio blogs com conteúdo motivacional como o do concurseiro solitário sempre que posso.

Recentemente realizamos um questionamento acerca dos principais motivos que impedem os concurseiros de atingir a aprovação nos concursos, você poderia apontar alguns deles e o que tem feito para eliminá-los?

A falta de disciplina eu combato com um cronometro em que marco o tempo de estudo e de descanso e também com uma programação feita com antecedencia daquilo que vou estudar no dia. Outra coisa que atrapalha são as distrações como ver TV, futebol etc. essas eu combato tendo um tempo certo para fazê-las. Por exemplo: se eu estudo cinco horas por dia quando termino o estudo tenho tempo para fazer as outras coisas, mas enquanto estou estudando eu apenas estudo, procuro deixar o resto para o momento certo.

Para finalizar, você teria algumas dicas de motivação e otimismo para quem está envolvido na luta dos concursos e ainda não foi aprovado nos concursos públicos?

Concurso público é o caminho mais democrático de conquistar nossos sonhos pois só depende de nosso próprio esforço. É um caminho em que todos são bem vindos e em que todos aqueles que pagam o preço que é estudo, dedicação e até uma certa dose de superação pessoal SEMPRE conseguem conquistar o objetivo maior que é a aprovação mais cedo ou tarde. Por isso não desista, siga em frente, pensamento positivo, pois como disse Napoleão: "A vitória pertence ao mais perseverante".

Carlos Balbino ( @c_balbino ) de Fortaleza (CE)
PRÊMIO: Exemplar do livro “REDAÇÃO ESSENCIAL PARA CONCURSOS” de Antônio Oliveira Lima

Qual o principal motivo que levou você a participar dessa promoção do Twitter do Blog? Independente dos prêmios, você sempre participa dos nossos sorteios?

Sou leitor do Blog Concurseiro Solitário e seguidor do twitter do blog. E já participei de outras promoções, mas quando prometeram sortear 4 livros caso alcançassem 3000 seguidores, vi uma chance maior de ser ganhador.

Qual a sua opinião sobre a iniciativa do Blog Concurseiro Solitário em sortear semanalmente livros e materiais específicos para concursos públicos no Twitter? Em sua opinião, esse tipo de promoção motiva quem está se preparando para concursos públicos?

Motiva com certeza. A internet pode ser aliada de quem está se preparando para concurso e o Blog faz muito bem esse papel de aliado. Além de acompanhar os artigos do blog, poder ter a chance de ganhar livros e outros materiais semanalmente é excelente para quem está sem trabalhar, só se preparando nos estudos.

O livro “REDAÇÃO ESSENCIAL PARA CONCURSOS” do Prof. Antônio Oliveira Lima, publicado pela Editora Campus, mostra os segredos e técnicas indispensáveis da redação em provas de concursos além de exercícios sobre os mais diversos temas. Como você acha que esse livro vai lhe ajudar na sua preparação para essa disciplina?

Como o próprio propósito dele demonstra. Ensinar técnicas para desenvolver uma redação clara e também rápida, devido ao pouco tempo que as organizadoras dispões para a elaboração de redações e resoluções das provas. Acredito que a elaboração de redação deve-se muito a técnicas já estabelecidas e, quando se conhece essas técnicas, as ideias fluem mais rapidamente. E conseguimos "desenhar" um texto de acordo com a resolução da organizadora.

Sobre a disciplina de português, especificamente em gramática, qual a maior dificuldade que você encontra no momento de estudar essa matéria?

Graças a Deus não tenho muita dificuldade na Gramática, pois tive um conhecimento muito sólido na matéria nos tempos de colégio. Minha maior preocupação realmente é quanto à interpretação de textos.

Como estudante de concursos públicos, qual a maior vantagem de estudar usando livros específicos e de ótima qualidade para concursos públicos?

A maior vantagem é conseguir uma boa base sobre os assuntos sem cair na armadilha de apostilas mal elaboradas. Os livros, geralmente, expõem mais os assuntos, permitindo que o estudante assimile mais o conteúdo.

Para qual concurso você está se preparando atualmente e há quanto tempo?

Atualmente estou me preparando para Tribunais, especificamente o TRE-CE e há aproximadamente quase um ano para esse concurso.

Em relação a sua preparação, você utiliza métodos e técnicas de memorização como resumos, mapas mentais? Estuda em grupo ou prefere estudar sozinha?

Utilizo muito a técnica de resumos. Mapas mentais principalmente nas matérias básicas, como Informática por exemplo. Gosto de estudar sozinho, mas sempre me reúno uma vez por semana com amigos para tirar dúvidas e resolver exercícios.

A maioria dos candidatos reclama da falta de motivação e, também, da falta de vontade de estudar. Como você faz para superar esses terríveis obstáculos e ganhar mais motivação para continuar?

Sei que a aprovação em um concurso público é questão de tempo. A velha e infalível história da fila. Um dia chegará sua vez, mas para isso deve-se continuar tentando e não desistir no meio do caminho.

Recentemente realizamos um questionamento acerca dos principais motivos que impedem os concurseiros de atingir a aprovação nos concursos, você poderia apontar alguns deles e o que tem feito para eliminá-los?

A ansiedade em ser logo aprovado e a reprovação em um concurso. Não existe outro método, é continuar tentando sempre que um dia chegará a vez.

Para finalizar, você teria algumas dicas de motivação e otimismo para quem está envolvido na luta dos concursos e ainda não foi aprovado?

Eu costumo me presentear quando alcanço uma pequena vitória. Li isso em um artigo do Alexandre Meirelles. Também tenho comigo sonhos que realizarei na aprovação e já faço planos para isso. Converso também sempre com amigos e professores, pois eles dão uma grande força quando estamos fraquejando. E tento manter sempre uma positividade.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Você já quebrou um bloco de concreto com uma marreta de 10 quilos?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards