RESENHA - DIREITO ELEITORAL DE Francisco Dirceu Barros

Para os concurseiros que estão se preparando desde já para os próximos concursos do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e TREs (Tribunal Regional Eleitoral), preparamos uma resenha muito especial de um ótimo livro que trata de uma matéria-chave para esses certames.


Autor: Francisco Dirceu Barros
ISBN: 978-85-352-3975-1
Páginas: 848
Editora: Elsevier / Campus
Edição: 9ª, atualizada com a LC 135/2010 (Lei da Ficha Limpa)

O prazer de se resenhar um livro para um blog, como este, destinado a concurseiros sérios, é constatar que ele provém de um antigo concurseiro. Sentir, logo de início, uma identificação com a obra e seu autor é algo bastante impressionante e oportuno. E foi o que aconteceu, quando tomei contato prévio com o “Direito Eleitoral”, de Francisco Dirceu Barros, publicado pela editora Campus/Elsevier como um dos componentes da Série “Provas e Concursos”, já bem conhecida e consagrada em nosso meio.

O Promotor tanto da Justiça Eleitoral como da Penal, professor, Mestre em Direito e Especialista em Direito Penal, autor de mais de quarenta obras, que assina este ótimo manual sobre o Direito Eleitoral nos compartilha o seu motivo impulsionador para o estudo da disciplina. Nas suas palavras: “Certo dia, fui fazer a terceira fase de um concurso para ingresso no Ministério Público; precisava tirar nota 5,0. Dos quatro mil e setecentos candidatos, havia apenas cento e vinte e oito, e eu estava entre os dez primeiros colocados. Resultado: fui reprovado porque tirei a seguinte nota: 4,98.” (grifo do autor). Mas adiante, ao descobrir onde falhou, ele constatou que ficou sem responder uma questão justamente de Direito Eleitoral, que lhe daria os dois centésimos de que precisava. O que era para ser uma derrota serviu de alento e de reforço para continuar com seu projeto de vida. Sem se dar por vencido, Francisco Dirceu Barros prometeu para si mesmo que, além de recomeçar os estudos, ainda escreveria um livro sobre Direito Eleitoral. Passou, e cumpriu com o que estabelecera, naquele momento de tristeza.

“Direito Eleitoral” traz o tema sem fazer aquelas análises pedantes e rebuscadas da letra da lei, como o fazem muitos autores dessa quase desconhecida disciplina. O autor traz assuntos importantes, aliados com o embasamento teórico: divergências jurisprudenciais são analisadas em conjunto com mais de quinhentas questões comentadas, de concursos realizados por todo o Brasil. Tudo isso trazido ao leitor com uma linguagem franca, objetiva, clara e direta, com foco no preparo para concursos públicos, que cada vez mais inserem Direito Eleitoral em seus editais e respectivos conteúdos programáticos.

Detalhe marcante é a introdução a cada capítulo, feita com questões formuladas em concursos jurídicos, o que aguça a curiosidade e torna o estudo muito mais direto e agradável. O investimento em didática é bastante visível, com sínteses, questões interessantes sobre a matéria e outras observações, sem que se perca a propriedade e a profundidade em lidar com temas por vezes controversos e difíceis, num primeiro momento.

RESUMO DA ÓPERA – Numa matéria cada vez mais cobrada em exames preparatórios, vale a pena investir e contar com boa e forjada experiência, como a que oferece Francisco Dirceu Barros em seu ótimo “Direito Eleitoral”. Este é um autêntico manual, bastante didático, sobre a disciplina.

CLEBER OLYMPIO, concurseiro que estuda Direito Eleitoral com material de qualidade, com foco no bom preparo.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———

0 Response to "RESENHA - DIREITO ELEITORAL DE Francisco Dirceu Barros"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards