RESENHA - "Eu vou passar em concursos" de João Antônio e Sylvio Motta

Hoje resenhamos um lançamento que vem causando bastante controvérsia entre os concurseiros. Escrito por dois professores/autores muito conhecidos, desfia em suas páginas muitos alertas e tambéma algumas críticas que muitos consideram dura demais e até mesmo injustas.

Editora: CAMPUS
ISBN: 8535244239
Edição: 1ª Edição - 2011
Número de Páginas: 160

A Obra "Eu vou passar em Concursos", que nos remete à tantos sentimentos de criticidade quanto à nós mesmos, detém como autores as pessoas de João Antônio e Sylvio Motta.

João Antônio é fundador do site "Eu vou passar" (www.euvoupassar.com.br) e professor de Informática, detendo qualificação de mais de 15 anos de experiência (como professor) com as demandas acadêmicas por conhecimento e por técnicas de estudo para Concursos Públicos. É competente para responder aos questionamentos de concurseiros por conviver com os mesmos por longo período, aferindo suas dúvidas e respondendo angústias concurseiras de maneira prática e objetiva.

Sylvio Motta igualmente se mostra eficiente e competente no que faz. Com mais de 25 anos de experiência na área acadêmica, seja como professor, autor de várias obras, coordenador de cursos preparatórios e participação em Bancas Examinadoras, conhece o ambiente dos Concursos Públicos e sempre procura auxiliar na busca por respostas à questionamentos tão reticentes na vida de estudos de tantos concurseiros.

Pois bem, a Obra "Eu vou passar em Concursos" como um anti-manual - segundo os próprios autores, é, antes de mais nada, um conjunto de ótimos textos que abordam, de maneira prática, o ato de estudar.

Uma das referências mais lógicas e eficientemente abordadas é a importância que todo concurseiro deve dar ao ato de estudar devidamente.

Aliás, essa é mesmo uma lição de grande valia, selecionada pelos autores como sendo de primeira grandeza: Se organizar é importantíssimo, mas mais ainda é ESTUDAR.

Sob este aspecto, a Obra reforça a ideia de que o concurseiros deve se preocupar em organizar seu estudo, sua grade de horários e estudar por meio de técnicas que funcionem para ele, reservando todo o tempo quando for possível, para sentar, se concentrar e estudar.

Sim, estudar aprova. E muito.

Desse modo, a leitura do livro supramencionado se converte em ponto de referência para aqueles que buscam se decidir por iniciar seus estudos e aprender a se conscientizar da importância dessa decisão.

E toda decisão (que cingi um caminho) possui uma consequência, e os autores são enfáticos ao ressaltar que com uma boa dose de estudo (e fazem isso a cada final de capítulo ou sempre que podem), organizado, a consequência é a aprovação.

De igual modo, outro ponto de extrema relevância literária é a abordagem quando à técnicas de estudo para Concursos Públicos.

Os autores ressaltam, imbuídos de conhecimentos a respeito das próprias técnicas que não há uma receita única para todos os concurseiros, devendo cada um de nós, ao nos organizar e aferir nossos caminhos, escolher quais técnicas utilizar (após experimentá-las) e aplica-las tão somente se refletirem real eficácia em nossas vidas de estudo.

RESUMO DA ÓPERA - E é assim que se cresce. Experimentando e apreendendo tudo aquilo que for verdadeiramente bom. E a exemplo do dito, muito bem, pelos autores: estudando (muito) também.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

———«»———«»———«»———

Atualmente os concurseiros podem contar com vários livros que abordam outros temas “concursídicos” que não as matérias que serão cobradas nos certames ou como estudar para concursos públicos, nicho que está sob o foco das junto com livros que tratam de motivação, do cotidiano do concurseiro e esclarecem dúvidas muito básicas, porém também muito pertinentes. Esse é o caso do “Eu vou passar em concursos” dos conhecidos professores e autores João Antônio e Sylvio Motta.

Esse livro chama atenção de cara pela capa pouco usual e um tanto divertida, diferente do visual sérios da maioria das capas de livros voltados para concursos públicos. Parecido com uma mesa de concurseiro, com direito a caderno, caneta e até cafezinho e bola de papel amassado, o livro de 160 páginas tem ótima qualidade gráfica, papel de primeira qualidade e letras fáceis de ler, traz outra inovação em termos de visual, os textos foram impressos em fontes de um tom de verde que facilita a leitura ao invés do tradicional preto e há várias páginas e ilustrações coloridas em meio aos textos.

Falando em textos, é interessante que esse livro é formado por uma sequência de textos curtos ótimos para serem lidos naquele intervalo entre blocos de estudos, uma vez que lá pelas tantas os próprios autores dizem que o livro não é para tirar a atenção dos estudos.

Os autores tratam de uma grande diversidade de assuntos importantes para concursos públicos, sempre de forma diverti, pontuada de humor negro que caiu muito bem. Em que pese assuntos importantes muitas vezes serem abordados de forma um tanto superficial e muitas vezes até mesmo preconceituosa, o cômputo final de sua leitura é claramente positivo.

Também sou partidário da idéia de que livros para concursos públicos, principalmente os que não tratam de matérias, não precisam ser chatos, ruins de ler, maçantes, de dar sono em qualquer cristão. Fica claro que os autores compartilham dessa crença e num ritmo rápido e divertido sucedem assuntos, desfiam conselhos, dicas e dão puxões de orelha, alguns realmente muito merecidos.

Enfim, esse é um livro que definitivamente recomendo a leitura uma vez que em meio a brincadeiras nos faz refletir sobre práticas muito importantes (tanto de serem executadas como evitadas) que ao longo do tempo nos esquecemos ou apenas deixamos de lado.

RESUMO DA ÓPERA – Se você procura um livro divertido e interessante para ler nas horas vagas e que traz informações, dicas e merecidos puxões de orelha muito importantes para concurseiros sérios, não deixe de dar uma boa olhada no “Eu vou passar em concursos”.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Leia agora uma entrevista bombástica com os autores desse livro, João Antônio e Sylvio Motta.

Perguntas para ambos autores:

Como os srs. sugerem que o candidato venha a se prevenir contra "livros de autoajuda" na fase de preparação para concursos públicos, isto é, publicações que se prestam apenas a motivar e não a auxiliar o concurseiro em sua jornada?

Os candidatos devem entender que eles precisam estudar. Nada mais que isso! Afinal, o que vai estar lá na hora da prova é o conteúdo das matérias que ele deveria estar estudando ao invés de ler artigos e livros autopiedosos. Livros que enxergam concursos públicos em toda a história da humanidade beiram a neurose. Alguns precisam ler isso... Mas se o precisam, é porque ainda não acordaram para o que realmente importa! Livros com dicas de estudo, técnicas de memorização, técnicas de organização de tempo são interessantes. Mas fuja daqueles que misturam isso com o blá-blá-blá emocional.

Como derrubar essa "mística" que, atualmente, envolve os concursos públicos, relacionada a métodos, fórmulas de aprovação rápida para cargos com altos salários, e de que só os gênios conseguem aprovação?

Simples: não existe isso. Percentualmente, os que passam são os que estão estudando há mais tempo, da maneira mais focada, sem desviar do caminho. Estes, sim, trazem muita bagagem que os coloca em vantagem visível perante os demais candidatos. É claro que há pessoas "especiais", com capacidades mentais fabulosas, mas estas podem ser vencidas, sim, com determinação, foco, e claro, atitude de ESTUDO.

Ambos os autores são professores há bastante tempo e detêm experiência na área dos Concursos Públicos. Exatamente por isso, é possível afirmar que o livro traz respostas à questionamentos que acompanham os concurseiros desde sempre?

Esperamos que sim. Tentamos lembrar, ao escrever o livro, das grandes agonias que nossos alunos apresentam. Das testas franzidas, dos lábios mordidos, dos dedos nervosos... E, claro, das angústias que eles chegam a verbalizar. Há vários exemplos de alunos que deram suas contribuições para o projeto e estão lá, no livro!

A obra ressalta a importância de se estudar sempre, à par dos textos sobre técnicas de estudo e metodologia que, cotidianamente, são lidos por milhares de concurseiros. A melhor resolução para esse impasse seria harmonizar esses conceitos, dada a importância real de se aprender a estudar, com muitas horas de estudo sério e sistematizado?

Sim. Mas é bom ressaltar que a "Técnica" que funciona para um pode não funcionar para outros. Portanto, as técnicas que os autores escrevem em seus livros podem não funcionar para os leitores ávidos por essas dicas. A melhor forma de usar técnicas infalíveis é CRIANDO-AS. E para criá-las, nada melhor do que o ESTUDO SÉRIO E DEDICADO.

Para João Antônio especificamente:

Existem diversos tipos de concursos a prestar. Sabemos que você tem amplo conhecimento na área de TI (Tecnologia da Informação). Que dicas poderia dar aos candidatos dessa área? E para os tecnólogos?

Por enquanto, não se tem uma bibliografia rica em TI para concursos especificamente. O pessoal de Informática ainda utiliza-se de livros de faculdade (difíceis de ler) e/ou de apostilas de cursos técnicos especializados (caros de fazer). Embora haja muito conteúdo gratuito na Internet, ele é, em sua maioria, questionável. O bom é que a área de TI está cada vez mais em moda, as vagas estão aumentando ... É um pessoal altamente necessário para qualquer instituição.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.



———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "Eu vou passar em concursos" de João Antônio e Sylvio Motta"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards