A vida passando e você aí, parado

Uma das piores sensações que experimentei ao longo de minha trajetória concurseira (que ainda não terminou, diga-se de passagem) foi a sensação de imobilidade diante do mundo. Eu me sentia como alguém que assiste a vida de uma janela de imobilidade, onde tudo passa para todos, menos para mim. Todos evoluíam, conquistavam, erravam, ganhavam, compravam, consumiam, viajavam e tudo o mais ... e eu só estudava, sem chegar a lugar algum, sem nunca alcançar nenhum resultado real.

Olha, é preciso ter nervos de aço e muita "confiança no próprio taco" para enfrentar essa terrível sensação de imobilidade, que não é exclusividade de concurseiro algum, muito pelo contrário, é sentida por todo concurseiro sério, variando apenas na intensidade e duração.

De cara sou forçado a tirar de você toda e qualquer esperança de outro remédio para lidar com tal sensação ruim que não a primeira posse em cargo público. Sim, meus amigos, vocês não se livrarão dela tão fácil, por mais que tentem. Nem mesmo a classificação dentro do número de vagas é o remédio, apenas a posse o é.

Enquanto você não conquista sua primeira posse, o negócio é lidar com essa sensação da melhor forma possível. É como quem sofre de diabetes, não há uma cura para tal mal, mas é possível levar uma vida quase normal tomando-se as precauções necessárias. Vejamos quais são essas precauções no caso da, como costumo chamar, "Síndrome do Mundo que Passa".

1o - Deixe de tentar evitar o inevitável;

Muitos concurseiros teimam em acreditar que há alguma forma de evitar sofrer desse mal. Não, não há, e tentar encontrar essa forma inexistente é ao mesmo tempo perder tempo e não se preparar para enfrentá-lo quando vier, e geralmente vem forte.

2o - Estude sério para combater seus efeitos;

O concurseiro que estuda sério, de forma planejada, consciente, ou seja, estuda para passar, enfrenta muito melhor os surtos desse mal. A certeza de que se está estudando da maneira correta com a seriedade necessária dá ao concurseiro uma paz e serenidade que tende a anular uma boa parte dos sintomas nefastros desse mal.

3o - Acredite em si mesmo, por mais difícil que isso seja.

Concurseiros sério acredita em si mesmo, seja nas vitórias ou nas derrotas, nos acertos e nos erros. Acreditar em si mesmo e na luta que se trava também anula em boa parte os sintomas desse mal.

Notem que não é possível anular totalmente as sensação ruim de que o mundo está girando enquanto você está imóvel, mas com as atitudes acima é possível anular boa parte delas. De vez em quando os surtos são mais leves e de menor duração, portanto são fáceis de lidar. Outras vezes, no entanto, vêem forte, muito forte, e duram muito mais do que deviam, e a anulação é pequena, parcial, cabendo a você "aguentar o tranco" firme, forte, sem se deixar abalar ... demais.

RESUMO DA ÓPERA - Concurseiros enfrentar muitos problemas, vários materiais, outros imateriais, um punhado emocionais. Alguns podemos evitar, outros não, apenas anular em parte. Por isso mesmo devemos aprender rápido a identificar cada um e aprender a como lidar com eles, para que não causem tanto estrago em nossa luta diária nos estudos. O negócio é sempre PERSISTIR e LUTAR ... sempre.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Primeira tiragem ESGOTADA

É com muito orgulho que compartilho com vocês uma notícia muito boa que recebi recentemente. A primeira tiragem do meu primeiro livro, o "Guia de Preparação do Concurseiro Solitário" teve sua primeira tiragem esgotada em pouco mais de quatro meses após o lançamento!

É muito bom saber que os alguns milhares de concurseiros sérios que adquiriram esse livro poderão estudar mais e melhor para concursos públicos ao utilizarem a técnica do Planejamento de Estudos por Horas Líquidas que ensino no mesmo de forma detalhada, prática e, principalmente, facílima de ser aplicada.

A Editora Campus já preparou uma nova tiragem e está reabastecendo as principais livrarias do país com o livro, para que nenhum concurseiro interessado em adquirí-lo fique sem encontrá-lo. E aproveito para dar uma dica. Se você ainda não tem esse livro, clique na capa acima para poder adquirí-lo na Livraria Concursar (parceira do blog) com 20% de desconto!

Você ainda não conhece meu livro? Nunca o viu? Que tal degustar uma amostra grátis do danado? Então aqui está todo o primeiro capítulo em PDF que você pode baixar clicando na imagem abaixo.


———«»———«»———«»———

0 Response to "A vida passando e você aí, parado"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards