Fogos de artifício

Alguns dias atrás publicamos um artigo sobre músicas que podem motivar os concurseiros (“Músicas para momentos de desânimo concurseiro” por Raquel Monteiro) e me coloquei a pensar sobre uma música específica, ali contida e também sugerida por uma de nossas leitoras (@vanemedeiross): Fireworks de Katy Perry.

Sim, eu sei que tenho sérias restrições quanto à música pop, mas se surpreendi com essa abordagem.

Para facilitar nosso bate papo, segue abaixo sua tradução e convido vocês a procurar por seu clipe musical no “amigo de todas as horas”: Youtube.

Fogo de Artifício
Você já se sentiu
Como um saco plástico
Flutuando pelo vento
Querendo começar de novo?

Você já se sentiu,
Com um papel bem fino
Como um castelo de cartas
A um sopro de desmoronar?

Você já se sentiu
Como se estivesse enterrado ao fundo
Gritando sob seis palmos
Mas ninguém parece ouvir nada?

Você sabe que ainda
Há uma chance para você?
Porque há uma faísca em você

Você só tem
Que acendê-la
E deixá-la brilhar
Apenas domine a noite
Como no dia da independência

Porque, baby, você é um fogo de artifício
Vá em frente, mostre o que você vale
Faça-os fazer
Enquanto você é atirado pelo céu

Baby, você é um fogo de artifício
Vamos, deixe suas cores explodirem
Faça-os fazer
Você vai deixá-los dizendo

Você não tem que se sentir
como um desperdício de espaço
Você é original,
não pode ser substituído
Se você soubesse
o que o futuro guarda
Depois de um furacão
vem um arco-íris

Talvez a razão pela qual
todas as portas estejam fechadas
É que você possa abrir uma que te leve
para a estrada perfeita
Como um relâmpago,
seu coração vai brilhar
E quando chegar a hora, você saberá.

Pois é. Somos mesmo como fogos de artifício, dominando a noite escura de nossas vidas e fazendo tudo brilhar por meio da pequena faísca que existe em nós.

Quem nunca se sentiu como um saco plástico querendo recomeçar ou como um castelo de cartas com um papel bem fino, que pode desmoronar a um pequeno sopro?

E você grita, mas ninguém ouve ...

E você procura as respostas, mas não as encontra ...

E você luta a cada nova manhã, mas às vezes sente que a vitória está muito distante ...

Já me senti assim muitas vezes e quando tudo parece envolvido em uma tempestade de ilusões o que me mantém ainda acesa, é a faísca de sonho que existe em mim.

Essa mesma faísca que pode nos tornar fogos de artifício, explodindo nossas cores, originais e únicas, em meio à escuridão dos acontecimentos.

“Mas vá em frente e mostre o que você vale”.

Mostre suas cores, suas escolhas, sua força para lutar pelo sonho que você carrega. “Talvez a razão pela qual todas as portas estejam fechadas é que você possa abrir uma que te leve para a estrada perfeita”. Então nos cabe continuar caminhando, calmamente, confiantes de que quando a estrada perfeita chegar estaremos preparados e sem medo de brilhar.

Mas não desista e não se ache um desperdício de tempo e espaço. Você não é.

E nessa segunda-feira fria, aqui no Paraná, eu penso que ainda tenho um amontoado de fogos de artificio prontos para explodir, trazendo consigo uma quantidade inacreditável de sacrifícios realizados no silêncio e na alegria.

Vocês podem estar pensando que esse texto é meio absurdo, mas não é. Aliás, devo avisá-los que eu raramente bebo e não faço uso de substâncias que causam dependência física ou psíquica (sic).

Só que acordei musical, e mesmo que aparente carregar o peso do mundo inteiro nas minhas costas, hoje eu quero cantar e estudar e passar leve pela vida, levando a única coisa que é só minha e que nunca ninguém poderá me tirar: meu próprio ser, minha história e minhas motivações.

E se estudar nos parece muito difícil, por vezes, continuemos firmes, mas sem perder essa ternura que pode nos acompanhar e nos fazer mais plenos a cada manhã (Che Guevara).

Sem perder o encanto e a vontade de vencer por próprios méritos, e sem perder a alegria.

Sabem, não é raro eu encontrar por aí algum concurseiro nervoso, preocupado com o futuro e demasiadamente incomodado. Esperando a possa para começar a viver.

Não, caríssimos. Eu quero viver e quero viver agora.

Quero ser feliz, nessa preparação que me leva para a “estrada perfeita” e quero fazê-lo agora. Não amanhã. Não quando tudo em minha vida estiver plenamente resolvido.

RESUMO DA ÓPERA - Porque hoje eu acordei poética e apaixonada por minha própria história e os convido a explodirem suas cores e sonhos nessa semana, e fazer de nossos estudos verdadeiros fogos de artifícios.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é a Concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

0 Response to "Fogos de artifício"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards