O lado nada glamouroso da vida de concurseiro

Dias atrás convesei um pouco com uma amiga concurseira de longa data que enfrenta um momento difícil ... mais uma vez.

Menina inteligente e dedicada, começou a estudar antes de mim para concursos públicos, porém adotou uma estratégia diferente da que eu adotei. Enquanto desde o primeiro momento adotei a estratégia do concurso-escada, ela adotou a do atirador de elite. Explico para quem ainda não sabe do que estou falando. Na primeira o concurseiro define uma área de atuação da Administração Pública (administrativa, judiciária, fiscal, ...) e vai prestando concursos cada vez mais difíceis e concorridos para a mesma, conquistando e ocupando cada vez melhores cargos até que uma hora conquistará o cargo que tanto deseja, daí acaba sua luta na guerra dos concursos públicos. Já na segunda o concurseiro estuda única e exclusivamente para o concurso do cargo que tem como meta final e não deixa de lutar enquanto não o conquista.

Pois bem, no final do ano passado essa amiga prestou mais uma vez o concurso para o tal cargo que deseja e ficou muito bem classificada ... mas não o suficiente para ter garantida sua posse. Agora ela está naquele desconfortável limbo de quem está na eminência de vencer ... ou não. Ela tem 50% de chances de ver concluída vitoriosamente sua luta nas próximas semanas ... e 50% de chance de ter de voltar a estudar com outro doloroso "quase" na bagagem.

Na vida do concurseiro acho que não há nada pior que a dolorosa ansiedade da divulgação de um resultado de concurso desses em que se tem grandes chances de passar que o próprio "Não passei ... novamente". Só que faz parte da trajetória da grande maioria dos concurseiros passar por esses momentos de agonia, portanto temos de aprender a suportá-los de cabeça erguida, se não sem nos deixar abalar completamente, pelo menos que nos abale somente de leve. É isso ou se entregar ao desespero e a todas consequências danosas que isso implica.

Disse para essa amiga ter, antes de tudo, cabeça fria. "Evite pensar sobre o assunto. Ocupe sua mente com outras coisas". Quer uma boa receita para fazer isso, vá estudar uma matéria muito difícil que exija atenção total para aprender. Já usei dessa receita e posso garantir que funciona. O que não adianta é ficar "choramingando pelos cantos", algo que não fará você ter mais chances de vencer na guerra dos concursos públicos ou lhe fará bem, servindo somente para que quem conviva com você possa evitá-lo. Note que essa amiga não estava choramingando, muito pelo contrário, afinal de contas, ela já passou dessa fase que chamo de "infância concuseira". Ela apenas externou sua ansiedade e medo de frustrar-se novamente, algo saudável.

RESUMO DA ÓPERA - Se você nunca passou por momentos como esse, então é melhor preparar-se desde agora porque vai passar por eles. Não os veja como algo ruim, muito pelo contrário, são sinal de que seus estudos estão dando retornos, mesmo porque só entra nesse limbo quem estudou sério. Se você está vivendo esse momento agora, tenha fé, fala algumas orações (algo que somente pode ajudá-lo) e procure não pensar demais no assunto, mesmo porque sofrimento antecipado não é dada saudável. Agora, se você já viveu esse drama e ainda luta por sua vitória final na guerra dos concursos públicos, é muito provável que volte a vivê-lo, portanto é também por ir se preparando desde já.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "O lado nada glamouroso da vida de concurseiro"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards