O peso das porcentagens

"Será coisa de quem fizer menos de 95% de acertos não ter a mínima chance de estar concorrendo realmente para uma das vagas oferecidas ... talvez até mais!"

Meu, que terrorismo!!! Vai confiando em inocência de banca...vide concurso da PRF... ou TRT 2 FCC. Se quiserem rasgar, eles rasgam tranqüilamente ... Colocam tantos textos cabeludos que neguinho fica zuretinha, aí eu quero ver o pessoal fazendo 95 %. Dúvido !

Abraços

André


O André nos enviou esse email comentando minha sugestão de guia de estudos para o concurso do TRE-MG. Acho que o assunto é importante e que merece um artigo a respeito. Então vamos lá.

Bom seria se estivesse fazendo terrorismo, mas não é o caso. Analisem comigo.

1 - O edital desse concurso é bastante tranqüilo em termos de matérias e excetuando as matérias específicas de Direito Eleitoral e de regramento interno do tribunal, não há nada exótico ou tremendamente difícil. Além disso, a remuneração oferecida é muito atraente, os tribunais eleitorais são conhecidos por terem uma carga de trabalho relativamente mais tranqüila que outros tribunais e órgãos do judiciário e todos os cargos são para Minas Gerais, onde por mais interiorana que seja a cidade, ela não fica a mais de cinco ou seis horas de distância de uma grande cidade ou capital. Por fim, as provas serão realizadas no início de março, o que dará muito mais tempo para os candidatos estudarem que a maioria dos concursos, cujo tempo entre a publicação do edital e as provas são de um mês, no máximo um mês e meio. Tudo somado resulta em apenas uma coisa, muitos candidatos muito bem preparados. Isso é fato.

2 – As matérias específicas, cuja maior parte trata de Direito Eleitoral e regramento interno do tribunal, terão peso 3. Como se trata de muita lei seca, onde a decoreba é rainha absoluta e haverá tempo suficiente para muita memorização, o bicho vai pegar.

3 – A CESPE é uma banca que tem por tradição não fazer provas extremamente difíceis. Eu, pelo menos, nunca soube dessa banca apertar tanto alguma prova de concurso a ponto de fazer o índice máximo de acertos atingidos pelos candidatos despencarem. Pode ser que isso mude nesse concurso, pode, mas acho que é muito difícil disso acontecer.

Somando 1 + 2 + 3 temos que continuo com minha opinião de que esse concurso será muito, mas muito concorrido e que a disputa entre os melhores colocados será por décimos de pontos. E isso independerá se o índice máximo de acerto seja 99% ou 79%, a disputa continuará feia.

Entendo que o André e muitos outros leitores possam ter se assustado com o que disse tanto na análise do edital quanto na minha sugestão de guia de estudo para esse concurso, mas a realidade é mesmo essa e não há como escapar dela. Na verdade, essa é a realidade dos concursos atualmente e tende a piorar ainda mais ano que vem, com a onda de demissões que estão acontecendo na Economia por conta dos reflexos internos da crise internacional de crédito.

Semana passada mesmo, dois amigos engenheiros foram demitidos de um grande banco. Os caras trabalhavam justamente numa área fortemente atingida pela tal crise, área de financiamentos. Eles ganhavam muito bem, por volta de R$6 mil, tinham uma série de benefícios. Foram demitidos juntamente com metade do departamento que tinha duzentos funcionários. em uma tranquila manhã de quinta-feira Adivinham o que eles já começaram a fazer? Bingo, estudar para concursos. Vão prestar Anatel e TRE-MG.

Alguns podem argumentar que esses meus amigos e outros tantos novos concurseiros como eles não terão chances reais de serem aprovados. Será? Esses dois amigos são casados, um tem uma filhinha de 6 meses e outro um filho de 2 anos. Eles não podem se dar ao luxo de ficarem um ou dois anos sem trabalhar apenas estudando. Os caras estão desesperados. Por terem cursado engenharia, estão acostumados a estudar feito condenados. Quem achar que esses caras, considerando que façam um bom cursinho até as provas, usem bons materiais e estudem sério, não têm chances reais de conquistar uma vaga ... bem, quem achar isso está “tapando o sol com a peneira”, está flertando com o desastre. Eu, que não sou besta, não vou subestimar esses caras!

Resumo da ópera – Gente, a briga do TRE-MG será muito feia, assim como a briga da Anatel, da Antaq, de qualquer bom concurso que será realizado em 2009. Quem não quiser acreditar nisso e estudar considerando isso como a nova realidade dos concursos públicos no Brasilestará fadado a se decepcionar e muito no próximo ano. Não caiam nessa armadilha!

———«»———«»———«»———

Clipe do dia


Paddys Revenge - Steve Mac

Não sei se já posei esse clique aqui antes, mas gosto tanto da música e da animação dele que estou postando novamente. De Steve Mac, "Paddy´s Revenge".

6 Response to "O peso das porcentagens"

  1. De nada adianta mostrar uma realidade bonita, pois ela não é. Não precisamos ser pessimistas, mas podemos conhecer o que nos espera e realizar uma preparação adequada. Se a gente se cerca de medidas cautelosas assim, não tem erro: o sucesso virá!


    Raquel Solitária

    Mônica Lago says:

    Eu acho que não há terrorismo, não. É isso aí mesmo. Depois que eu vi o 600º no Min. da Saúde tirar 95.5, eu não duvido de mais nada. E se em um concurso de ministério foi assim, o que dirá num de tribunal! É triste, mas a verdade é que a coisa tá ficando cada vez mais feia, mais disputada e o gargalo apertando horrores. A nota de corte tá cada vez mais alta, principalmente nas provas do Cespe, porque, como foi dito no post, as provas não são difíceis e ao resolver provas anteriores, a pessoa começa a manjar as questões, os peguinhas e com isso as notas ficam altas mesmo. Tem muita gente bem preparada, estudando, se dedicando. E não adianta a gente se desesperar... O jeito é confiar no nosso potencial e meter as caras nos livros. Não tem outra solução. Ralar muito até conseguir alcançar a meta.
    Abraços e bons estudos a todos!

    Olá!! É muito complicado, eu digo pela prova do TRT 2 eu fui bem, mas as pessoas foram muito melhor que eu, foi-se o tempo que ir bem era o suficiente. Beijos!

    Fabiana says:

    A Rafaela disse tudo.
    Foi o tempo que ir bem adiantava! Agora temos que ser o melhores, os maiorais, um verdadeiro super-herói!!
    Bjoo
    Fabi Pacheco

    Primeiramente gostaria de agradecer pelo comentário ter merecido um post. E segundo, desculpar-me pelo tom informal com o qual redigi-o. Gostaria de apenas salientar o fato, presente em vários concursos concorridíssimos, de a banca organizadora simplesmente dificultar a realização das provas com o único intuito de eliminar candidatos (e sonhos), independente do nível de preparação.

    Como eu citara no comentário, a prova da PRF feita pelo CESPE é um bom exemplo. Há quanto tempo o edital era conhecido na praça ? - Desde fins de 2007 e o que aconteceu na hora da prova: média 95 ? Não... longe disso. Ficou abaixo dos 70 por cento de acertos na prova objetiva, por conta do exagerado tamanho dos textos e pouco tempo para resolução da prova. - E uma errada não anulava uma certa. Outro concurso assim foi o do TRT 2 região, onde a FCC inovou e pregou algumas peças...

    Então, o cerne da questão levantada por mim é que certame concorrido não é sinônimo de pontuação alta. Era comum isso acontecer, principalmente na FCC, agora as instituições estão mais "duras" e menos "inocentes".
    A preparação de um candidato deve levar em conta que há provas difíceis e provas impossíveis, e o que estamos vendo são bancas adotando cada vez mais este último estilo, contudo você pode aumentar suas chances de lograr êxito estudando muito e conjugando preparação intelectual e estratégia de prova.

    Pode acontecer de o concurso do TRE vir com notas altas ? claro. Porém, dependendo de como vier a prova, inúmeros candidatos estarão agradecendo muito a Deus por conseguirem 70 por cento de acertos.

    Um grande abraço a todos os amigos concurseiros e solitários...

    André

    Camisa 9 says:

    É o negócio é tirar 100 e pronto. Só assim para não haver decepção como àqueles do MIN DA SAÚDE que tiraram mais d e90 e menos de 95 :O

    A cada dia que passa, passar em concurso está mais difícil, às vezes sinto que deveria ter começado a estudar assim que tivesse terminado o 2° grau...mas o passado não volta e no meu presente de agora quero garantir um bom e excelente futuro!

    Bons estudos amigos

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards