COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Novas reflexões

Olá, concurseiros. Estou de volta depois de um período conturbado em que aguardava pacientemente o gabarito da prova da Aeronáutica. O gabarito saiu, eu conferi minhas notas, mas ainda falta a redação. Recorri de algumas questões problemáticas. Apesar disso, fiquei bem surpresa com a organização da Consulplan. A banca, além de divulgar gabaritos, exibiu as provas resolvidas. Isso já elucida boa parte das dúvidas. As demais ficam para a quota dos recursos mesmo. Quanto a saber se deu para mim, eu penso que, enquanto existir dúvida, existe esperança (risos). Isso eu saberei quando sair o resultado.

***

Ultimamente, venho tendo contato com concurseiros de todos os gêneros. Vocês sabem: quando se faz cursinho, se tem muitos amigos, tem-se contato com vários tipos.

Os que mais me preocupam são aqueles que esperam demais para realizar uma prova. Tudo bem que eu já passei por fase semelhante: ficava meses a fio sem realizar nenhum concursinho. Só depois eu via como aquilo era ruim para mim. Não é porque a gente coleciona uma ou algumas derrotas que se justifica esperar por sabe-se-lá-quando estaremos preparados para fazer uma prova. Muitas vezes, somos extremamente perfeccionistas e deixamos nos levar pela nossa total falta de autoconfiança. Quando conseguimos nos libertar desse vício, temos boas surpresas. Portanto, permita-se! Você, concurseiro de um concursos só, arrume coragem para fazer mais provas.

***

Concurseiros experientes: noto que existe grande preocupação em motivar o concurseiro iniciante ou aquele que está no meio do caminho.Penso que devamos dar atenção especial ao experiente. Por carregar o peso dessa palavra, esse concurseiro é visto erroneamente como auto-suficiente. Nada mais equivocado.

Essa pessoa esperou muito seu ônibus, pelo foguete que parece que não vem nunca. Essa pessoa passou pelos diversos dissabores que essa vida abnegada de estudos tem. Ouviu críticas dos leigos, adoeceu de estresse um sem-número de vezes, teve queda de cabelo, terminou namoro, passou apertos financeiros, foi muito reprovado, atravessou concursos anulados, alcançou boa colocação e não foi nomeado. No entanto, teve pulso para reagir a tudo isso.

Acontece que existem ciclos de cansaço. Enjoa-se do estilo de vida (mas nunca do sonho), começa-se a ter vontade de viver outras coisas. Afinal, até para quem aprendeu a gostar de estudar, como eu, às vezes essa rotina parece uma prisão. É NESSA HORA QUE VOCÊ DEVE SER MAIS FORTE QUE NUNCA!!!! Segura a sua onda, concurseiro(a)!!!!!!

Peço para que você, concurseiro experiente, que estuda há mais de dois anos um pouco de paciência. Falo isso porque eu ando assim também. Somos humanos, não somos máquinas. Estamos desgastados. Eu completo, em breve, 3 anos estudando para concursos. Foram erros e acertos, dramas e pequenas alegrias. Isso cansa, desgasta. Todavia, quem vence é aquele que soube administrar essa onda de cansaço. Para encerrar, fica o poema 'Mar Salgado', de Fernando Pessoa:

Ó mar salgado, quanto do teu sal
São lágrimas de Portugal!
Por te cruzarmos, quantas mães choraram,
Quantos filhos em vão rezaram!
Quantas noivas ficaram por casar
Para que fosses nosso, ó mar!

Valeu a pena? Tudo vale a pena
Se a alma não é pequena.
Quem quer passar além do Bojador
Tem que passar além da dor.
Deus ao mar o perigo e o abismo deu,
Mas nele é que espelhou o céu.

Resumo da Ópera - Força acima de tudo. Tudo vale a pena se o desejo não é pequeno. Para ir além do imaginável, é preciso saber suportar a dor. Não perca as esperanças e não deixe de fazer provas. Elas sempre são reveladoras e fontes de boas surpresas.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



"Conforto dos seus braços" - Rita Ribeiro

———«»———«»———«»———

Gabarito do Simulado de Direito Administrativo
(publicado no último Fim de Semana Vitaminado)

1.D
2.B
3.B
4.D
5.D
6.A
7.C
8.E
9.E
10.C

———«»———«»———«»———

A V I S O S I M P O R T A N T E S

1 - Que prestará o concurso público do TRE-MG não deve deixar de ler a sugestão de guia de estudos para esse concurso que foi publicada ontem, domingo.

2 - Que tal fazermos uma brincadeira interativa para mostrarmos nosso local de luta diária nos estudos para concursos públicos? Como? Simples. Peço que vocês tirem uma foto de sua mesa de estudo e nos enviem por email para concurseirosolitario@gmail.com para que no próximo final de semana possamos montar uma galeria com as fotos. Contamos com a participação de vocês.

4 Response to "COLUNA DA RAQUEL SOLITÁRIA - Novas reflexões"

  1. Thais Dias says:

    Raquel,

    parece que você escreveu pra mim esse texto! rsrsrs

    Meu Deus! É exatamente o que me aconteceu nessas últimas semanas.

    Uma onde de "estou de saco cheio de estudar e não obter resultados bons!".

    É muito complicado mesmo...

    Adorei o artigo! Parabéns

    Unknown says:

    Vcoê tem toda razão, Raquel. Na jornada concurseira é preciso ter força e sonhar com a condição de crermos em nosso sonho.
    Parabéns pelo artigo e bons estudos!!!!!!

    Mônica Lago says:

    Raquel, adorei e adoro seus posts! Sempre me identifico. Bom, assim como os demais colegas, eu também já estou com os ombros cansados... rs... Mas continuo firme na caminhada. Às vezes me sinto perdida até mesmo quanto ao tipo de curso que devo fazer, ou o concurso que vou prestar... Agora mesmo, com o Detran, morro de medo de não me identificar com o trabalho, caso eu seja aprovada.Enfim, são muitos os dramas, o que mostra que estudar pra concurso é algo muito complexo, é mais que fazer uma simples prova, é um projeto de vida.
    Parabéns pelo artigo e muito boa sorte aí, no concurso! To na torcida por sua aprovação!
    Que Deus te abençoe!

    Camisa 9 says:

    Desejo-lhe todo o sucesso na prova que fizeste!

    Esse artigo está excelente de bom!
    Estou nessas reflexões à séculos...espero poder continuar caminhando sempre para frente...é estudar e aguardar a nossa vez na fila!

    Bons Estudos

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards