COLUNA DA MALU - O que foi mesmo que eu acabei de ler?!?!

Quem nunca terminou de ler um parágrafo ou uma página inteira e no final não tinha a menor noção do que tinha lido que atire a primeira pedra!

Todo ser humano passa por isso. Às vezes, estamos com a cabeça cheia de coisas, de preocupações, de sonhos, enfim, cheia de coisas e perdemos nossa concentração. Por isso lemos e não sabemos o que acabamos de ler. Tudo bem, isso acontece. E acontece com todo mundo.

Mas, para quem é concurseiro isso pode ser fatal. Já imaginou passar uma hora inteira estudando e no final ver que não sabe de nada??? Ou, que não lembra nem qual assunto estudou? Pode até parecer absurdo, eu sei, mas acontece com os melhores concurseiros, pelo menos uma vez na vida.

Concentração é vital para o nosso estudo ter rendimento. É essa bendita concentração que faz a grande diferença entre o estudo de qualidade do estudo em quantidade. Você pode estudar oitos horas por dia e não aprender muito. E pode estudar apenas duas horas por dia e ter domínio total do assunto. E isso acontece porque você é um gênio ou é superdotado? Não, claro que não. O estudo de qualidade está diretamente ligado a sua concentração naquilo que está estudando.

Mas, e o que fazer quando não conseguimos nos concentrar? Quando sentamos na nossa cadeirinha como fazemos todos os dias, abrimos nosso lindo livro e começamos a estudar, mas simplesmente não conseguimos porque nossa cabeça está em outro lugar?

Em primeiro lugar: Não se desespere! Como já disse, todo concurseiro passa por isso pelo menos uma vez na vida. E quanto mais tempo você estiver lutando nessa guerra maior será o seu cansaço e pior se tornará a sua concentração. Desesperar-se nessas horas apenas irá piorar toda a situação. O melhor a fazer é relaxar. O quê? Relaxar? Deixar os meus livros e simplesmente relaxar???? Sim! Relaxar! A sua falta de concentração pode ser justamente por causa do cansaço físico e mental. Seu corpo pode estar dando os sinais e você pode não estar percebendo. Então, relaxe por algum tempo. Tire o dia para descansar, para fazer algo prazeroso. Pode ser que apenas isso melhore a sua concentração e você voltará com força total para os estudos.

Caso não seja o cansaço que esteja afetando sua concentração, procure a causa. Às vezes estamos preocupados demais com alguma coisa e nossa cabeça não consegue focar nos estudos. Se essa preocupação pode ser resolvida de alguma forma, então vá e resolva-a. Mas, se nada há a ser feito por você, então tente tirar da sua cabeça. Quando algo está além do nosso controle, nada do que fizermos fará a situação mudar. Ficar pensando em dinheiro não vai fazer com que brote um pé de dinheiro no meio da sua sala! Então, o melhor a fazer é esquecer. Se você acredita em Deus, entregue tudo nas mãos dEle e confie! Caso não acredite, então simplesmente esqueça e vá estudar. Ficar se preocupando não adiantará nada e só atrapalhará seus estudos. Sei que pode parecer fácil falar, mas, acreditem, eu já passei por situações assim e descobri sozinha que o melhor é não se preocupar.

Se sua falta de concentração é porque você está sonhando com alguma coisa ou com alguém, então acorde para a vida! Sonhar com sua aprovação um pouco antes de começar os estudos pode dar um gás e ser muito bom, mas continuar sonhando acordado não faz nenhum bem e não fará com que seu sonho se realize.

Além disse, manter uma vida equilibrada, com exercícios físicos e uma alimentação saudável ajuda muito nossa concentração. Então, se você não se alimenta direito e não pratica exercícios e sente dificuldades em se concentrar, tente mudar isso. Pode ser essa a causa do problema.

Se você quiser que seus estudos tenham rendimento procure sempre focar sua atenção naquilo que está estudando. Não deixe que sua mente se distraia. Antes de começar a estudar, imagine que você está pegando todos os seus problemas e sonhos e coloque-os dentro de uma gaveta. Pode parecer bobo, eu sei, mas pode também ajudar a melhorar sua concentração. Nesse período de final de ano, em que vemos todos saindo de férias, planejando as festas, manter o foco é difícil, mas poderá ser essencial para você, concurseiro sério e concentrado. Depois de aprovado, você poderá perder a concentração à vontade!!!

Resumo da Ópera – Será que você realmente estava concentrado no que acabou de ler? Sem olhar, responda para si mesmo: qual o título do artigo de hoje? E do artigo de ontem, será que você lembra????

Malu Heli, concurseira do Paraíso das Águas.


1 Response to "COLUNA DA MALU - O que foi mesmo que eu acabei de ler?!?!"

  1. Camisa 9 says:

    A do artigo deste dia eu lembro, mas o de ontem aí vc pegou pesado, Malu! rs

    Ficar concentrado em alguém é complicado. Depois de um tempo fica difícil desaluviar a mente deste pensamento, mas é aquilo que você falou, se vc pode fazer algo vá lá e faça logo antes que seja tarde demais e que vc continue "perdendo" tempo precioso de estudo ou apenas ore e aguarde que Deus resolve muitas coisas pra gente quando acreditamos nele.

    *Gosto de ler nos posts a maneira como vcs falam de Deus. Pra quem acredita nELE ou em alguma outra força ou para quem não acredita em nada. Aqui é tudo muito bem dividido e respeitoso.

    Esse blog tem de virar matéria jornalística!

    Bons Estudos

    Éric

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards