COLUNA DA THAÍS - A culpa é de quem?!

Quando você não se vai tão bem quanto esperava numa prova de concurso, em quem você coloca a culpa?

a) Em você mesmo! Aliás, foi você quem fez a prova;

b) No cursinho que não ensinou toda a matéria e em você também que não correu atrás para estudar além do que foi dado em sala;

c) Na banca organizadora que fez uma prova muito difícil;

d) Na concorrência;

e) Na sua falta de sorte;

f) Em Deus que não te ajudou.

Vamos analisar as opções acima:

a) Você mesmo: a não ser que você realmente não tenha estudado NADA, a culpa não é sua! Às vezes estudamos bastante, mas tinha alguém melhor preparado! Também acontece de compreendermos as matérias, mas na hora da prova por algum motivo não conseguimos responder uma questão sobre ela. Isso não deve ser levado como culpa, mas sim com algo a ser trabalhado para que isso não volte a acontecer.

b) Cursinho: para quem não está acostumado com os cursinhos, deve-se tomar muito cuidado! Tem que saber tudo sobre ele para não jogar dinheiro fora. E não confie cegamente no que é ensinado nos cursinhos. Siga o edital e tenha um material paralelo. Quem se contenta com pouco, continua com os mesmos resultados. Se você culpar o cursinho, então você terá que se culpar! Afinal, você quem o escolheu e ficou preso somente ao que era dado em aula.

c) Banca organizadora: como a culpa pode ser delas se cada dia elas vêm com uma prova mais caprichada para eliminar os concurseiros mal preparados e que ainda não estão prontos? Elas estão fazendo tudo isso para termos servidores públicos de qualidade, que estão realmente prontos para a realidade do serviço público.

d) Concorrência: uma vez eu escutei um professor contando a seguinte história, que um aluno foi conversar com ele e que esse aluno tinha comentado que não prestaria um certo concurso que só tinha quatro vagas. O professor perguntou a ele: “De quantas vagas você precisa?”. É isso que eu sempre penso quando vejo uma quantidade limitada de vagas. Você tem que estudar por você! Que VOCÊ vai fazer e dar o seu melhor, afinal você precisa só de uma vaga.

e) Sorte: William Douglas disse em um vídeo que quando você estuda tudo e não deixa brechas, está acima do quesito sorte. Você está preparado para tudo o que vier. Qualquer coisa que caía na prova você saberá responder. Então, elimine a sorte das desculpas.

f) Deus: um fator que JAMAIS deve ser culpado! Não se deve culpar Deus ou qualquer outra força divina que você acredite. Independentemente de religião, acredito que a maioria das pessoas acredita numa força superior em que possa ter fé e ter certeza que tudo ficará bem, que as coisas acontecem.

Resumo da Ópera - Não arranje culpados ou desculpas quando, na verdade, você já sabe o que aconteceu! Em vez de apontar culpados, procure por novas idéias e técnicas para aplicar no próximo concurso, afinal de contas, você não precise culpar ninguém, afinal de contas, "Quem quer fazer arranja meios; quem não consegue arranja desculpas".

Thaís Dias é uma concurseira que não desiste nunca.

———«»———«»———«»———

Clipe do dia



Joan Osbourne - "One of Us"

2 Response to "COLUNA DA THAÍS - A culpa é de quem?!"

  1. Mônica Lago says:

    É minha culpa, minha máxima culpa! Tenho que estudar mais, resolver muuuitas provas, coisa que não tenho feito tanto. Mas eu já prometi a mim mesma que eu vou melhorar e que vou dar o melhor de mim a partir de segunda (detalhe, não disse a partir de 2009, ou seja, não é resolução de ano novo, conto da carochinha... kkkkk!).
    Abraços!

    Camisa 9 says:

    A culpa só pode ser minha mesmo. Eu que faço as escolhas e sou eu que sofro as consequências, mas tudo numa boa!

    É só estudar e se preparar mais e melhor!

    Bons estudos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards