Sem organização não dá para estudar direito

“Pode parecer bagunça para você, mas eu sei exatamente onde encontrar as coisas”. Essa é uma das desculpas clássicas de alguém desorganizado quando recebe alguma crítica a desorganização de suas coisas. É uma desculpa exatamente porque além de não ser verdade, a própria pessoa não consegue encontrar as coisas com rapidez e eficiência, também não explica a desorganização.

Estudar requer organização. Isso é fato. Sem organização a pessoa não vai consegui estudar com qualidade e perderá tempo procurando material, guardando material, selecionando material.

Há vários tipos de organização. Vejamos.

Organização física do local de estudo – Quem estuda para concursos deve ter um local fixo de estudo. Uma boa mesa ou escrivaninha e uma cadeira confortável. Mas do que adianta ter ambos e ter que brigar diariamente com pilhas de livros, apostilas, impressos, papéis, resumos, anotações, notas. Adianta somente para atrapalhar o estudo. A bagunça desvia a atenção. Se alguém está prestando atenção à bagunça, não está prestando atenção à matéria que devia esta estudando.

A mesa de estudo deve ter somente o material que será usado em cada ciclo de estudo. Além disso, deve ter no máximo um relógio para controlar o tempo, uma luminária para iluminação auxiliar e um porta canetas (com as canetas, claro), nada mais. Se você irá estudar direito constitucional, leve para a mesa a Constituição Federal, o livro ou apostila principal de estudo, um bloco de anotações e só isso. O mesmo vale para qualquer outra matéria.

Organização lógica do local de estudo – Outro tipo de organização muito importante é a organização lógica do local de estudo. Organizar logicamente é colocar as coisas onde serão mais fáceis de serem encontradas. Se você é destro, deixe a caneta e o bloco de anotações do lado direito da mesa, se é canhoto, deixe do lado esquerdo. Se vai estudar a matéria em quatro livros/apostilas diferentes, deixe o que vai estudar primeiro no topo da pilha e o último na base.

Quando se organiza a mesa de estudo física e logicamente, se ganha tempo e tranqüilidade para estudar. É estender a mão e pegar o material de estudo. Simples, prático, fácil. Agora, quando a mesa está uma bagunça, se perde tempo e atenção para procurar o livro/apostila, um papel em banco para anotar, caneta, tudo.

Além da mesa de estudo, o concurseiro deve ter um armário ou móvel para guardar o material de estudo que não tive em uso. Esse armário também deve ser mantido organizado.

Organização física e lógica do armário – Organize o material por matérias e usos. Deixe tudo que é somente de direito constitucional num canto, o que é somente de português em outro canto. O material misto (que trata de várias matérias) deve também ter seu canto. Em cada canto deixe o material em uso do momento mais à mão e o material sem uso no fundo. Material de apoio (blocos de papel, canetas, ...) devem ter seu canto específico.

Com o armário devidamente organizado, fica muito mais fácil tanto guardar o material que foi usado no dia, quanto localizar qualquer material.

Vê-se que manter a organização da mesa e armário é muito importante. Isso pode parecer básico para muita gente, coisa que nem precisava ser dita. Mas, infelizmente, é exatamente por nunca ter sido dita que muita gente não pratica e acaba sendo penalizado na sua rotina de estudo sem ao menos saber que isso está atrapalhando.

É importante saber que existe, sim, uma certa tendência à bagunça inerente ao ser humano. A maioria das pessoas tem essa tendência. Tem dias, simplesmente, que esquecemos ou não temos paciência para colocar as coisas em seus lugares. Acontece. O importante, porém, é não deixar a bagunça acumular e sempre estar arrumando. Com o tempo isso se torna rotina e você fará a organização contínua do seu material de estudo sem se dar conta disso.

Resumo da Ópera – Concurseiro organizado estuda melhor e isso é um ganho estratégico na guerra dos concursos públicos que não pode ser desprezado.

———«»———«»———«»———

Obrigado para quem enviou perguntas e dicas para artigos. Isso é muito legal. Vou responder a todas as perguntas e usar todas as idéias, mas como meu tempo para escrever para o blog é curto, vou fazer aos poucos. Assim, peço paciência a todos vocês.

Só um dado que pode parecer irrelevante, mas que é muito gratificante. O número de visitas ao blog, desde sua criação, bateu 100.000. É bom saber que o que é postado no blog está ajudando a muitos concurseiros em sua luta.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

2 Response to "Sem organização não dá para estudar direito"

  1. Anônimo says:

    Muito legal esse artigo.
    Comecei a estudar há 2 anos e meio, mas por 01 ano fiquei parada de tudo e somente agora estou retornando e desde o começo sempre separei meu material em pastas transparente e coloridas e ainda coloquei o nome da matéria em todas elas, hoje em dia é super fácil achar o que quero, acho que todos deveriam fazer assim, é uma economia de tempo e tanto.

    Kátia.

    Larissa says:

    Muito legal esta postagem!
    Ainda bem q sou organizada em tudo, n só com relação aos estudos!!Hj mesmo comprei algumas pastas p organizar os materiais que começarei a estudar p a minha nova meta de vida: ESTUDAR PARA CONCURSOS!
    Abraços,
    Larissa

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards