Concurso do INSS – Parte 2

Recebi vários comentários e dúvidas quanto a primeira parte desse artigo e na sexta-feira vou responder e comentar todos. Há tópicos muito interessantes que serão úteis para todos os concurseiros, não só para os interessados no concurso do INSS. Aproveitem para mandar seus comentários e dúvidas quanto a segunda parte do artigo, que respondo junto.

Outra coisa. Recebi vários pedidos para enviar material de estudo para esse concurso. Acho que a imagem da apostila no início do artigo deu uma falsa idéia de que tenho material para disponibilizar. Infelizmente isso não acontece. A imagem é meramente ilustrativa e o material que tenho está protegido pela Lei de Direitos Autorais, portanto não posso repassar. Sugiro uma busca no www.google.com com as palavras-chave “material+concurso+inss” para localizar material disponibilizado gratuitamente.

Vamos lá.

Na primeira parte desse artigo falei sobre os prós e contras desse concurso. Agora vou falar de minha estratégia de estudo. Notem que não quero de modo algum dizer com isso que minha estratégia é a melhor estratégia. Tenho certeza de que não. Porém é a estratégia que mais se adapta ao meu modo de estudar.

Até o final de março prestarei cinco concursos, incluindo o do INSS, três para a área jurídica, um para a área legislativa e um para a área previdenciária. Ou seja, tenho muiiiiiita coisa para estudar e pouco tempo. Estou sob fogo cerrado. Outra coisa, vou prestar prova para analista e técnico nesse concurso, já que as provas serão cedo e a tarde, respectivamente.

Local de trabalho – Para o cargo de analista escolhi prestar para uma cidade de tamanho médio no interior de São Paulo, com um número relativamente grande de vagas. Sei que a concorrência provavelmente será mais acirrada onde há mais vagas, mas como já venho estudando 90% da matéria que será cobrada para esse cargo desde que comecei a estudar para concursos e sou formado em Economia (o bicho papão para esse cargo), será somente noções de direito previdenciário que encararei pela primeira vez. Acredito que tenho uma boa vantagem competitiva para encarar uma concorrência maior.

Para técnico a coisa é diferente, o conteúdo conhecimentos específicos e ética no serviço público é grande e inédito para mim. Então escolhi uma cidadezinha do interior de São Paulo, porém próxima da cidade onde moram meus pais e com fácil acesso a capital do estado, o que facilitará minha vida para prestar outros concursos.

Matérias que já estudei – Para as matérias que já venho estudando, como direitos constitucional e administrativo, raciocínio lógico e noções de administração, vou ficar somente na resolução de questões de provas anteriores da banca para relembrar alguns pontos que possa ter esquecido e afinar os conhecimentos.

Matérias que nunca estudei – Essas matérias terão minha atenção maior. Terei duas semanas totalmente livres antes da prova do INSS. Esse tempo dedicarei a estudar as matérias em texto e fazer muitos exercícios. Pelo menos seis horas líquidas diárias de segunda a segunda.

Um aviso aos navegantes. Não pensem que esse concurso será menos concorrido só porque as vagas estão pulverizadas, a matéria é extensa e os salários são mais baixos que a média dos concursos públicos para cargos semelhantes. Ainda mais com o terrorismo do governo do corte de concursos e novas vagas na administração pública por conta do fim da CPMF. Podem acreditar, a concorrência será brutal. Muita gente se inscreverá e prestará provas.

Outro aviso aos navegantes. Para quem estuda sério e forte, concorrência não é problema.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

1 Response to "Concurso do INSS – Parte 2"

  1. Anônimo says:

    Recebi seu e-mail. Obrigada pela dica de português, vou começar um cursinho de verão de português semana que vem aqui na minha cidade.
    Seu blog pra mim é uma injeção de ânimo, não me sinto tão sozinha assim nessa caminhada.
    Estou torcendo muito por vc, mas morar em cidade do interior tem que ter disposição hein, sem amigos, sem pais e com isso tendo que fazer toda a tarefa doméstica e trabalhar. Não quero te desanimar, longe de mim, só alertando.
    Grande abraço.
    brancaparobe@yahoo.com.br

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards