Respondendo algumas perguntas

“Eu escrevi um comentário grandão e ele não foi publicado”.

Posts com perguntas e sugestões de artigo não são publicados para não gerar dúvidas em outros visitantes, mas aproveitamos todos, nada é deletado sem ser lido com cuidado. Seu post tem algumas ótimas perguntas que responderemos aos poucos em artigos.

“Oi, gostaria de saber se você não conhece alguma locadora que tenha material de estudo para concursos em São Paulo para me indicar”.

Nunca ouvi falar de algum lugar que alugasse material de estudo para concursos públicos. A idéia é até interessante, mas acho que ninguém ainda a colocou em prática. Sugiro que você procure material em bibliotecas públicas, que emprestam material gratuitamente.

“Desculpa, mas na minha humilde opinião, será que você dá conta desse mundo de matérias? Acho que precisamos controlar o comichão, a ansiedade de ter que passar, mesmo que tenhamos muita necessidade. Acho que quem estuda pra muita coisa diferente ao mesmo tempo não consegue ir bem em nada”.

Como disse no artigo sobre esse assunto, a idéia é prestar concursos que cobrarão matérias semelhantes. Alguns concursos têm a maioria das matérias do edital iguais a de outros concursos. Isso facilita a vida dos concurseiros, pois estudando para um concurso, está estudando automaticamente para outros concursos.

Claro, cabe a cada concurseiro analisar se vale à pena ou não aproveitar essa afinidade. Alguns concurseiros não têm problemas em desviar levemente o foco para aproveitar a chance de prestar concursos com matérias que já vêem estudando, outros têm. O importante é analisar com muito cuidado cada situação antes de tomar alguma decisão. Fazer as coisas de forma impensada é arriscar colocar a perder o esforço de vários meses de estudo e preparo.

“Oi, eu ouso discordar de você quanto a ver matérias que fujam ao seu foco. Pelo menos na minha área (jurídica) isso não é possível de ser feito. Isso inclusive atrapalha. E esse foi o erro que me afastou da vitória durante meus 2 anos de estudo exclusivo para concuso”.

Como disse acima, vai depender do concurseiro o sucesso ou não do sucesso de ajustar o foco para aproveitar concursos com editais semelhantes. Claro que isso não pode ser extremo ou radical demais. Alguém que estuda para a área jurídica não deve se aventurar em concursos de auditoria, por exemplo, tendo de estudar matemática financeira avançada, contabilidade avançada, economia.

Como escrevi no artigo de ontem, muitos concurseiros adotam a estratégia do vôo direto, focando em um concurso específico ou em uma área específica, estudando e prestando provas com esse foco. Outros preferem adotar a estratégia dos concursos-escada, pulando de cargo em cargo até alcançarem seu objetivo. Um não está mais certo que outro, são somente estratégias diferentes.

O mais importante você já fez, que foi identificar que você tem melhor desempenho adotando a estratégia do vôo direto. Pode ter certeza de que outros estavam não tendo bom desempenho justamente por adotar essa estratégia e melhoraram muito, como você, ao descobrirem que deveriam adotar a estratégia dos concursos escada.

Quem tiver sugestões de artigos, dúvidas, comentários, nos envie.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

0 Response to "Respondendo algumas perguntas"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards