E agora, o que é que eu faço?

“Sinceramente não sei o que fazer. Simplesmente marcaram para o mesmo dia dois concursos que venho me preparando para prestar desde o começo do ano passado. Para onde vou? Qual escolho? O que devo fazer?”

Quem já está na guerra dos concursos públicos há algum tempo provavelmente já ficou puto da vida quando são marcadas duas ou até mais provas de concurso público para o mesmo dia. Quando isso acontece é mesmo uma droga, não há como dizer outra coisa.

E não é somente provas de primeira fase que coincidem, mas também provas de primeira e segunda fases, até de segunda e segunda fase, o que é muito pior. Imagine ser aprovado na primeira fase de um concurso público, o que já é uma grande vitória, para então, num belo dia, descobrir que a prova da segunda fase coincidirá com o dia de prova de outro concurso que você tem interesse ou vem se preparando para prestar. Aí bate desespero por não se saber como escolher, o medo de fazer a escolha errada.

Como em qualquer outra situação crítica da vida, seu melhor guia será a análise fria e racional da situação, pelo menos na maior parte das vezes. Vejamos algumas dicas para essa análise dependendo de cada situação de coincidência do dia de prova.

Provas de primeira fase – Preparo desigual em ambas

Essa situação é a mais simples para se decidir o que fazer. Duas provas de primeira fase que foram marcadas para o mesmo dia e você está melhor preparado para uma delas. A não ser que o número de vagas do concurso que você tem preparo mais fraco seja muito maior, opte pelo concurso para o qual você está melhor preparado. Dessa forma você poderá se dedicar a refinar seus conhecimentos e terá muito mais chance de ser aprovado.

Provas de primeira fase – Preparo superficial em ambas

Outra situação simples de decidir. Duas provas de primeira fase marcadas para o mesmo dia e você tem preparo superficial para ambas. Aqui vale decidir com base no volume de matéria para estudar, o número de vagas, local de trabalho, salário e gosto pessoal pelo trabalho.

Provas de primeira fase – Preparo forte em ambas

Opa, aqui a situação complica bastante. As provas de dois concursos para os quais você está muito bem preparado são marcadas para a mesma data. Nesse caso, a decisão terá deve ser baseada em aspectos mais intuitivos que os da situação anterior. Colha informações em forums e comunidades sobre o concurso, procurando sondar a qualidade da concorrência. Claro que não será possível ter um retrato 100% fiel dos concorrente, mas da para ter uma boa idéia e, assim, saber mais ou menos se suas chances são melhores em qual dos concursos. Outro fator muito importante a ser considerado é sua afinidade com as matérias de cada concurso, já que mais afinidade significará facilidade para estudar. Uma avaliação cuidadosa dessas informações o ajudarão a escolher qual concurso fazer.

Algumas vezes as provas que coincidem são da primeira fase de um concurso e de segunda fase de outro concurso. Vejamos.

Provas de primeira e segunda fase – Preparo melhor para a segunda fase

Aqui a escolha é também é fácil. Se você está melhor preparado para a prova de segunda fase, não há muita vantagem em desistir dela para prestar a prova de primeira fase para a qual você não está tão bem preparado. A não ser que a diferença entre o número de vagas e salário, por exemplo, seja muito grande, o melhor é ficar com a segunda fase, na qual as chances de sucesso são maiores.

Provas de primeira e segunda fase – Preparo melhor para a primeira fase

Agora a situação inverteu, você está melhor preparado para a prova de primeira fase. Ao contrário do que possa parecer, a escolha não é tão fácil quanto na situação acima. Nesse caso é preciso considerar aspectos como o número de vagas e nível de preparo dos candidatos. Muitas vezes é mais vantajoso ir para uma segunda fase sem estar tão bem preparado, abrindo mão de uma prova de primeira fase para a qual se está bem preparado, se o número de vagas do concurso for grande em relação ao número de concorrentes e esses não estiverem tão bem preparados. Mas também pode ser que não valha a pena optar pela prova de segunda fase. Cuidado nessa situações, pois uma análise cuidadosa se torna indispensável.

Provas de primeira e segunda fase – Preparo igual e Provas de segunda fase – Preparo igual

Essas são as situações mais complicadas que podem acontecer na vida de um concurseiro. O cara está bem preparado para enfrentar a segunda fase de um concurso dos bons, mas também está igualmente bem preparado para prestar outro concurso dos bons (ou a segunda fase de dois concursos diferentes) e, pimba, marcam as provas de ambos para o mesmo dia. Daí não tem fórmula mágica ou conselho definitivo. Vale analisar todos os aspectos que indiquei nas outras situações, mas, pessoalmente, acho que tudo vai depender do feeling do concurseiro, da direção que seu coração aponta.

Resumo da ópera – Vida de concurseiro não é mesmo fácil. As dificuldades começam com a decisão de se dedicar a estudar para passar em concurso público, passa por dificuldades em pegar o ritmo de estudo, para comprar o material, para decidir que rumo seguir e, claro, não poderia deixar de haver sobreposição de datas de provas. Não adianta reclamar, espernear, ficar com medo, a chance de você não passar por uma situação de decisão de que prova fazer é muito pequena, então, se você ainda não teve de tomar uma decisão desse tipo, prepare-se para quando tiver de tomar.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

2 Response to "E agora, o que é que eu faço?"

  1. Anônimo says:

    Adorei as estratégias apresentadas.
    Realmente, é um nó adicional na vida da gente essa situação.

    Raquel

    Anônimo says:

    Ola,
    Estudo para concursos já há algum tempinho. E vi num post já "antigo" uma pergunta quanto a locação de material de estudo. A minha dica é a "via-video" no RJ, ela aluga video-aulas. Ja assisti a alguns videos e gostei. É bom porque economiza tempo de ida e volta de cursinhos. Esta aí a dica. Bons estudos. Beijos

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards