Nervoso na hora da prova

“Tenho um imenso problema! O que você faria se soubesse toda a matéria, mas ficasse tão nervoso na hora da prova que chegasse a esquecer tudo? Qual seria o segredo? O que você faria para não ficar nervoso na hora da prova?”

Esse é um fantasma que assusta muitos concurseiros, vestibulandos e estudantes em geral, qualquer pessoa que estuda algo e será submetida a algum tipo de teste em data definida. Até quem está se preparando para tirar carteira de motorista tem medo de ficar tão nervoso e esquecer tudo na hora da prova de rua.

Para começar a conversa, devo dizer que não sou nenhum especialista em comportamento, psicólogo, médico. Portanto, vou tratar desse assunto como leigo que procura entender alguma coisa do assunto, mesmo porque não quero ser vítima do problema.

Não adianta, ficar nervoso na hora de fazer uma prova é natural para a maioria das pessoas. Só fica totalmente tranqüilo quem não depende da nota da prova para nada ou quem não estudou e por isso não está nem aí. Agora, se a pessoa estudou, seja muito ou pouco, ficará nervosa.

Para quem não consegue lidar sozinho com o nervoso, o melhor é procurar ajuda com antecedência suficiente para que faça efeito. Não adianta nada procurá-la no dia anterior da prova, provavelmente não dará para fazer muita coisa.

Uma das possíveis fontes de ajuda são os psicólogos. Muita gente passa a controlar o nervosismo pré-prova com a ajuda desses profissionais, que dispõem de técnicas próprias para fazer a pessoa entender a origem do nervoso e passar a controlar seus efeitos. Geralmente é preciso alguns encontros com o psicólogo para que esse trabalhar do nervosismo possa fazer efeito.

Outra possível fonte de ajuda são médicos neurologistas ou psiquiatras. Se de um lado muitas pessoas resolvem seu problema de nervosismo com a ajuda de psicólogos, outros não resolvem. Pode ser que um calmante leve receitado por um médico que entenda do assunto possa ajudar em no controle do nervosismo.

Antes de procurar ajuda profissional para resolver o problema do nervosismo, é preciso analisar com cuidado o problema, mesmo porque uma de suas principais causas é muito simples e fácil de resolver, é a falta de experiência em fazer provas. Um concurseiro de primeira viagem ficará mais nervoso que um concurseiro que já prestou meia dúzia de concursos, que por sua vez ficará mais nervoso que aquele que prestou uma dúzia de concursos. Não é à toa que professores e concurseiros mais experientes orientam os novatos a prestar vários concursos, mesmo que não seja para passar ou para tomar posse do cargo em caso de aprovação, mas para se acostumar a fazer provas, a ter estratégia de resolução dos testes, a aprender a lidar com o nervosismo.

Um dia decidi aprender a saltar de pára-quedas. Procurei uma boa escola e me inscrevi. Teria no sábado uma aula chão, sendo no domingo o dia do salto de verdade. Gente, no sábado eu estava nervoso só com a antecipação e permaneci assim durante toda a aula solo. Claro que não dormi direito aquela noite. No domingo eu tremia como uma vara verde durante a revisão do que foi ensinado no sábado. Então levantamos vôo. O primeiro salto seria em dupla, mas mesmo assim era como se eu tivesse uma pedra de gelo de vinte quilos no lugar do estômago. Faltavam cinco minutos para o salto e eu pensava seriamente em desistir. Estava tão nervoso que demorei cinco minutos para rezar uma ave-maria. Saltamos e o nervoso ficou no avião.Até hoje já saltei sozinho uma dúzia de vezes. Quando entro em um avião para saltar, ainda sinto um pouquinho de nervoso, mas que somente serve para dar um pouco de emoção.

Com concursos públicos foi a mesma coisa. Quando prestei o primeiro concurso, nem almocei de nervoso. Hoje, sete concursos depois, vou fazer uma prova com a tranqüilidade com que entro em um avião para saltar. O nervoso ainda está lá, mas não me atrapalha mais.

Resumo da ópera – Se você está prestando seus primeiros concursos e enfrenta problemas com o nervosismo, espere um pouco antes de procurar um médico ou psicólogo. Preste mais alguns concursos para ganhar experiência, qualquer concurso. Na maioria dos casos, isso já será suficiente para controlar o nervoso. Agora, se o nervoso continuar atrapalhando depois de se ter prestado vários concursos, acho que primeiro se deve procurar um psicólogo. Se o problema persistir, deve-se então procurar um médico.

———«»———«»———«»———

COMO COMENTAR ESSE ARTIGO

1 – Clique em comentários ou no envelopinho com uma setinha no final de cada artigo.
2 - Digite seu comentário no box sem se esquecer de deixar seu nome e email para resposta.
3 – Escolha a opção anônimo.
4 – Clique em publicar comentário.

Deixe seu comentário, diga o que achou do artigo, se concorda, se discorda, se faz diferente. Dê dicas de assuntos para os próximos artigos, dicas de sites e blogs interessantes para concurseiros.

1 Response to "Nervoso na hora da prova"

  1. Anônimo says:

    O Oscar do basquete disse que sempre entrava nervoso em quadra, que o nervosismo acompanhou ele em toda carreira, e que o segredo era saber conviver com esse nervosismo que servia como motivador, como desafio, e a carreira dele como jogador foi das mais longas!

    Sérgio Faria.

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards