Somos estranhos mesmo, e daí?!

"No final de semana fui a um churrasco da minha turma da faculdade que realizamos anualmente desde que nos formamos. Fomos juntos eu e dois colegas com que tenho contato frequente já que estamos no mesmo cursinho para concursos públicos. Chegamos um pouco atrasados, já que tínhas aula cedo no sábado. Quando nos perguntaram porque estávamos atrasados e dissemos que era porque estávamos no cursinho, todos nos olharam como se estivéssemos fantasiados, tamanha a estranheza nos olhares. Fiquei muito constrangida com a situação. Porque será que as pessoas ainda insistem em tratar concurseiros como alienígenas?"

Realmente concurseiros ainda são visto como estranhos por muita gente, principalmente porque ainda é muito comum a velha crença do "concurseiro é vagabundo dando desculpa para não trabalhar", uma desculpa, infelizmente, ainda muito utilizada por quem quer fugir do trabalho ou fingir que está fazendo algo para melhor de vida quando na verdade não está.

Essa é uma daquelas coisas que ninguém avisa a quem decide estudar sério para concursos públicos, de que terá de enfrentar críticas e cobranças de muita gente, além, é claro, de uma tonelada e meia de falta de compreensão e mais algumas de preconceito.

No começo temos a tendência de tentar nos justificar. Fazemos o papel de bons moços (moças) e explicamos o que é estudar sério para concursos públicos, as vantagens de se tornar servidores públicos e tudo o mais. Com o tempo vamos deixando de fazer isso porque notamos que para muita gente o que dizemos "entra por um ouvido e sai pelo outro".

Com o tempo temos é de aprender tanto a:

- Não nos deixarmos incomodar por cobranças, críticas e falta de compreensão alheia;

- Não perder tempo tentando nos justificar e explicar nossa decisão de estudar para concursos públicos.

RESUMO DA ÓPERA - Claro que situações como a que viveu a leitora que nos enviou o email que abre esse artigo são chatas e um tanto constrangedoras. Temos de procurar evitar ou pelo menos minimizar as chances de tais situações ocorrerem, porém temos também de estar preparados para o caso de acontecerem. Se acontecerem, o negócio é respirar fundo, fingir que não é com você e evitar perder tempo e esforço explicando que não adiantará muito.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———


0 Response to "Somos estranhos mesmo, e daí?!"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards