RESENHA ESPECIAL - "CONCURSOS FAÇA SEM MEDO" DE FERNANDO ELIAS JOSÉ

Para concurseiros que não sabem como enfrentar a barra duríssima que é estudar para concursos públicos, que sentem culpa por ainda não ter passado, dúvidas se poderá mesmo passar e ser em possado, que é assombrado por pensamentos ruins e pessimistas ... você PRECISA conhecer esse livro!

Autor: Fernando Elias José
Editora: Artes e Ofícios Editora
Ano: 2011
Páginas: 120
ISBN: 978-85-7421-193-0

Já resenhei muitos livros aqui no blog, todos muito bons (mesmo porque não perderíamos tempo resenhando livros não tão bons), mas apenas alguns entraram na minha lista de "Leitura/estudo indispensável". Pois bem, o livro que resenho hoje é um desses que entraram nessa lista muito exclusiva, visto que vale muito mesmo a leitura para qualquer concurseiro sério.

Muitos ao ver o título e capa desse livro podem torcer o nariz resmungando "É somente mais um livro de auto-ajuda para concurseiros" ... ledo engano, visto as pouco mais de uma centenas de páginas dessa obra trazem muito mais que simples auto-ajuda, lançando luz sobre muitos conflitos internos que atormentam 99,99% dos concurseiros.

O livro é pequeno, a capa é divertida, os desenhos que o ilustram simpáticos. Muito bem produzido, com capa de material acetinado, papel de ótima qualidade,impressão muito boa com fontes fáceis de serem lidas.

Mas antes de falar do conteúdo do livro, afinal de contas, isso é o que importa no final, conheçamos o autor. Fernando Elias José é psicólogo, especialista em psicoterapia cognitivo-comportamental membro da Sociedade Brasileira de Terapias Cognitivas, trabalha com preparação de pessoas para provas e concursos há mais de uma década. Ou seja, ele tem formação acadêmica e bagagem profissional para garantir que o que escreveu em seu livro não é blá-blá-blá de auto-ajuda.

Vamos ao que interessa, o livro. A obra é dividida em quatro partes, vejamos.

Primeira parte - Conceitos da psicologia cognitiva-comportamental

Essa parte faz o papel de introdução ao livro, que tem bases na famosa Psicologia Cognitiva-Comportamental, que é um ramo da Psicologia que "com base em comprovado saber específico sobre os diferentes transtornos e em conhecimento psicológico a respeito da maneira como seres humanos modificam seu comportamento, têm por fim uma melhora sistemática dos problemas tratados". Não se assuste com todo esse palavrório, que apenas complica o que na realidade é simples e prático. Por ser introdutória, é uma parte bastante curta e em momento algum peca pela falta de clareza.

Segunda parte - Dicas práticas cognitivas e comportamentais

Temso nessa parte, que ocupa o maior número de páginas do livro, mais de cinquenta problemas enfrentados por concurseiros dos mais diversos níveis de experiência e realidades. Tais problemas são identificados, dissecados, analisados e então é proposta uma forma de resolvê-los. Ao final de cada problema apontado há um pequeno quadro de "Lembre-se" com os pontos chaves abordados.

Ao invés de ficar falando e falando a respeito dessa parte, acho muito mais prático trazer um exemplo real do que você lerá nesse livro, assim você poderá me entender de forma muito mais eficiente. Vamos lá.

"TEMPO PARA PASASR NO CONCURSO NÃO EXISTE

Este tópico é muito discutido entre os candidatos, desde os que prestam vestibular até os de outros níveis de escolaridae. A maioria necessita passar em um tempo predeterminado, em função de dinheiro, cobrança dos familiares, cobranças internas, etc. Contudo, o que observamos é que, se você se cobrar um tempo em razão das comparações com outras pessoas que já passaram, isso acaba temdo um efeito negativo em sua preparação.

Sabe-se que, na verdade, existe uma média de tempo para passar, mas que acaba variando em cada caso. Se você se dedica com responsabilidade e determinação, não se engane, nem aos outros, conseguirá um resultados em um tempo menor do que aqueles que ficam muitas vezes usando o tempo para se depreciarem e se compararem com os outros, e não para produzirem. o suficiente para a aprovação. Então, procure deixar claro que o tempo não existe, mas sim a forma como você se dedicará para chegar à aprovação. Procure estar atento à qualificação do tempo, e não ao tempo gasto apra atingir suas metas.

LEMBRE-SE

- Não existe um tempo predeterminado para aprovação.

- Seja coerente com o tempo e com os estudos.

- Procure ficar tranquilo e atento, você é responsável por esse tempo de preparação e de aprovação."

Sim, o que o autor diz nessa passagem é conhecido de qualquer concurseiro sério, está longe de ser novidade, porém é colocado de maneira muito clara e aponta a forma correta de visualizar o problema abordado. E aí que está o segredo e valor desse livro, trazer à tona problemas que enfrentamos (e muitas vezes não sabemos identificar com clareza), apontando ao final a maneira correta de visualizá-lo, o que é o primeiro passo para lidar com eles da forma correta.

Terceira parte - Técnicas cognitivas e comportamentais

Na terceira parte do livro, o autor apresenta uma série de exercícios e técnica que têm a finalidade de auxiliar o leitor a identificar os problemas tratados na segunda parte do livro, que muitas vezes podem estar travestidos ou mesmo inseridos em outros problemas. São exercícios simples e muito práticos, que valem a pena serem utilizados. Além disso, essa parte traz uma série de considerações e insights de como lidar com essa grande diversidade de problemas que podem ser muito danosos para os concurseiros.

Quarta parte - Você já ouviu falar em psicoterapia?

Muitos problemas são grandes demais para que algumas pessoas possam enfrentá-los sozinhos. Em alguns casos, problemam somam-se formando monstrons que não podem ser derrotados sem ajuda. Pensando nisso, o autor preparou essa parte final de orientação para quem enfrenta situações mais complicadas de como a psicoterapia, devidamente acompanhada por um profissional em psicologia preparado para tal, pode ser de grande ajuda, muitas vezes indispensável para que o concurseiro possa se livrar de medos, problema e traumas a fim de estudar com qualidade para passar.

Algo que me chamou muito a atenção nesse livro foi como o autor conseguiu listar praticamente todos os problemas que mais afetam concurseiros. Identifiquei nas páginas dessa obra problemas que já me atormentaram e também alguns que ainda me atormentam. Mais interessante ainda é que a luz que o autor lança sobre esses problemas e as propostas de como lidar com ele está 100% alinhado com o que propomos nesse blog, ou seja, soluções factíveis, sensatas, práticas e realistas. Não há nem uma grama de soluções mágicas ou algo que o valha nesse livro.

Um dos grandes trunfos desse livros é justamente permitir que você identifique problemas que o atormentam e muitas vezes você nem sabia que atormentava ou que se tratavam de problemas. Isso é muito engraçado, parece até impossível, mas, acredite, acontece com muita frequência. E, claro, inimigos invisíveis, escondidos nas sobras, fazem muito mais estragos que inimigos que conhecemos a cara, o nome e as intenções.

Por fim, note que logo na capa o livro trás os seguintes dizeres, "Indicado para concursos, provas e vestibulares". Não assuma isso, no entando, como um certificado de que o livro é genérico e superficial, procurando atende a públicos diversos. São muitas as similaridades entre que se preparada para um vestibular concorrido (Medicina na USP ou Engenharia no ITA) e quem estuda para concursos públicos. Acredite, se você já passou em algum vestibular no passado, ao terminar de ler esse livro irá pensar ... "Putz, como queria ter lido esse livro naquela época!".

RESUMO DA ÓPERA - Se você tem certeza de que tem problemas que atrapalham que você estude mais e melhor para concursos públicos, então esse livro é leitura obrigatória se você deseja realmente resolvê-los ou pelo menos lidar com melhor com eles. Agora, se você acha que não tem problemas, esse livro é leitura obrigatória porque você está sendo vítimas de problemas que nem ao menos sabe que existe.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———
FIQUE DE OLHO que em breve publicaremos uma entrevista exclusiva com o Dr. Fernando Elias José no Facebook do blog tratando de problemas que atormentam concurseiros. Que tal então você nos enviar suas perguntas sobre o assunto para concurseirosolitario@gmail.com ... coloque no campo do assunto "Pergunta para o Dr. Fernando Elias".

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA ESPECIAL - "CONCURSOS FAÇA SEM MEDO" DE FERNANDO ELIAS JOSÉ"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards