Concurseiro Trabalhador - Parte I

“O prisioneiro que tem a porta do seu cárcere aberta e não se liberta, é um covarde”. Khalil Gibran

Como resultado da vida moderna e do consumismo generalizado, o ingresso no mercado de trabalho é primordial para qualquer “ser” que almeje sua independência. E como na área dos concursos os frutos são colhidos em geral a longo prazo, salvo raras exceções, os pobres mortais antes da tão sonhada aprovação são obrigados a ingressar no mercado de trabalho da iniciativa privada.

E a iniciativa privada é massacrante para o concurseiro trabalhador, criou-se uma dimensão de excelência tão surreal que os males mais comuns nestes concurseiros são refletidos no físico. O stress constante em busca de resultados e o medo moderno chamado “fracasso” podem detonar o emocional e o fisiológico do concurseiro Jedi.

Mas como seguir em frente ?!?! Bom, cada um tem uma fórmula secreta. Mas eu acredito com seriedade que a melhor forma é a de Sócrates: “conhece-te a ti mesmo”. Vejamos.

Só você mesmo é capaz de dosar seu potencial de assimilação, as áreas de conhecimento com melhor domínio e sua própria personalidade e capacidade de lidar com as pressões.

E é super importante prestar atenção no reflexo das pressões do trabalho no seu plano de guerra até a tão sonhada aprovação. Prestar atenção de modo geral:

- Se você está trabalhando demais, então talvez alguém esteja trabalhando menos do que deveria e talvez você precise se impor para não ser explorado – (mas não vale sair por aqui detonando o chefe no maior estilo Kamikaze, principalmente se você depende do trabalho e não pode corre o risco de perdê-lo. Nesse caso respire fundo e aguente firme, canalizando as energias no objetivo “passar no concurso e sair desse tormento”);

- Se você não está produzindo, talvez não esteja sabendo separar “cada um no seu quadrado”, se você realmente precisa trabalhar e depende do trabalho para seu sustento, tem que utilizar as horas no trabalho para produzir e poder chegar em casa sem lembrar do trabalho, dedicando-se ao plano de guerra;

RESUMO DA ÓPERA - Só depende de você, claro que existem fatores externos que influenciam no seu rendimento, na sua saúde. Mas “conheça-te a ti mesmo” e lembre-se que no final da guerra as portas do seu cárcere estarão abertas. Portanto amigo, não deixe a covardia te abater e agarre com unhas e dentes o plano de guerra que puxa as chaves da prisão para perto de você.

JULIANA KUBO é uma concurseira que respeita suas emoções.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———


0 Response to "Concurseiro Trabalhador - Parte I"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards