Resenha – "Como passar em Concursos de Tribunais" - Editora Foco

Para concurseiros que têm como meta os Tribunais do nosso Brasil, Raquel Monteiro preparou uma resenha muito especial. Trata-se de uma grande ferramenta para tais concursos. Confira!

Autores: Wander Garcia, Robinson Sakiyama Barreirinhas, Luiz C. M. Sabre, Magally Dato, Helder Dato, André Braga Nader Justo, Flávia Moraes Barros, Maria do Carmo P. Milani, Teresa Melo, Tiago Queiroz de Oliveira, Eduardo Dompieri e Ana Paula Garcia
Editora: Foco Jurídico
Número de páginas: 890
Edição:
ISBN: 9788562168437

Olá, concurseiros. É um prazer estar de volta com as nossas resenhas. Hoje trago ao conhecimento de vocês não uma nova resenha de uma obra antiga, mas de um material reformulado. Afinal, as necessidades dos concurseiros vão mudando de tempos em tempos, não é verdade?

Escolhi resenhar tal publicação porque sei da importância de resolver questões na preparação para as provas objetivas de concursos. Chega em um momento dos meus estudos que eu não aguento mais ficar lendo e relendo livros. Sinto necessidade de praticar, formatar meu cérebro para receber as pegadinhas das bancas que organizam os principais certames do Brasil no segmento dos Tribunais.
Além disso, percebo que é muito útil estudar por meio desse tipo de material depois que se lê muitos livros teóricos ou de forma entremeada. Digo isso porque considero uma forma bastante dinâmica de fixação de aprendizado, bem como é um meio bastante lúdico de relembrar a matéria. Trata-se de uma experiência bem divertida.

Alguns concurseiros podem até retrucar, dizendo que encontram questões para baixar nos sites das próprias organizadoras. Ok, isso é bom, mas você precisa poupar tempo! Tempo para sistematizar mais rapidamente e corretamente seu conhecimento. Tempo para descansar, tempo para aprender mais coisas. Esse material poupa tempo e energia. Sabe o por quê disso? Vou explicar.

O livro “Como passar em concursos de Tribunais” possui questões separadas por matéria, por tema. Ademais, tem o gabarito definitivo abaixo juntamente com comentários. Sim, comentários feitos por professores especializados em cada assunto. Muitos deles lecionam nos principais cursos preparatórios de concursos do país e estão dividindo o próprio conhecimento com o leitor.

E saibam vocês que procurar a resposta de uma questão, quando estudamos sozinhos, é algo muito trabalhoso. Eu mesma, antes de conhecer esse trabalho, já perdi uma tarde pesquisando sobre uma questão. Olha quanta perda de tempo! Afinal, precisamos saber o que estamos errando. Quando acertamos a questão é ótimo. Mas quando erramos, como é que nós iremos saber o que precisamos aprender? O livro traz os comentários para suprir essa necessidade. Realmente, os organizadores entendem de boa didática!

Outra vantagem que aponto como diferencial são os comentários de redações de alguns concursos. Eu, particularmente, vejo esse aspecto de forma muito positiva. Realmente, muita gente deixa a redação de lado porque acha que sabe escrever, pois trata-se da língua-mãe, a portuguesa e esse livro nos mostra a atenção que devemos ter com o assunto. Além do mais, nos é mostrado como deve ser a estrutura do nosso texto, coisa que jamais vi em livro algum. É como se fosse um passo a passo para quem quer treinar nos moldes de uma determinada banca examinadora.

Um aspecto interessante é a atualização que é possível fazer da obra no site da editora. Isso porque nosso país possui constantes modificações legislativas e novos concursos surgindo e provocando rebuliço entre os estudantes. Atentos a isso, os professores que escreveram tal livro, deixam os leitores a par dessas novidades.

Chamou minha atenção o capítulo de Direito Administrativo trazer revisões de conceitos antes de começarem as questões. Assim, a gente já vai entrando no espírito da matéria e consegue render melhor ainda nos exercícios.

Percebi que a quantidade de questões para cada assunto é muito bem dosada. Não há um número excessivo de exercícios por cada tema, de modo a prejudicar o estudo das demais matérias. Falo isso porque alguns livros têm tantas questões, que o estudo acaba parando tempo demais e a gente não consegue avançar. Isso causa muita angústia em alguns estudantes. E, neste livro, o número é suficiente para nos fazer memorizar, fixar e internalizar a matéria.

Mais uma vez, preciso destacar que os comentários que são feitos nas questões versam sobre os pontos mais nevrálgicos da matéria. Citam-se autores de renome como Carl Schimitt e Maria Helena Diniz para embasar as respostas de forma consistente.

Noto que os autores do livro não passam as mãos em nossas cabeças, o que é bom mesmo! Eles nos treinam para o pior, aliás, o melhor (treinam para que detonemos a prova). Aliás, as questões colocadas possuem textos enormes e cansativos. Ficou curioso(a)? Veja a seção de Direito Eleitoral. Na página 861 e seguintes, você encontra uma tonelada delas para ir vencendo. No pain, no gain!

A publicação enfrenta também o que se classifica como “Outras Disciplinas Jurídicas”. O que são? Bem, tratam-se daquelas que o graduando ou o graduado em Direito geralmente não aprende na faculdade e precisa se virar nos 30! Ou, então, são aquelas matérias exóticas ou as que não são cobradas em todos os concursos. Apenas em alguns certames. Com isso, tais temas são tratados com muita propriedade. Em direito internacional, por exemplo, há até a menção de fontes de pesquisa adicionais para auxiliar o estudo da matéria.

Ao final, há 3 folhas pautadas para anotações. É um espaço para sua personalização. Você pode deixar em branco, pode preencher, pode fazer o que quiser com esse campo.

O único defeito do livro – que não o compromete – é o tamanho da letra nos textos de língua portuguesa. É muito pequeno para pessoas que usam óculos como eu. Apesar disso, a organização visual é de primeira qualidade. As letras são bem escuras e não se misturam. O livro não é pesado demais e permite o transporte para estudar fora de casa. As folhas são presas firmemente na brochura, permitindo o uso e abuso nos estudos. Não são transparentes.

Ora, bolas! Para quem serve esse livro, Raquel? Paremos de suspense e vamos dizer. Serve para os bacharéis em Direito, para os que conquistarão o nível superior em qualquer área e que desejam abraçar a bela carreira dos tribunais. Serve também para outros concursos que tenham estratégia de estudo semelhante.

RESUMO DA ÓPERA - Essa obra é muito boa porque concentra todas (ou quase todas) as matérias que caem nos concursos de Analista de Tribunais. Assim, você não precisa ficar comprando dezenas de livros de questões para ficar bem preparado(a). Eu recomendo sem moderação!

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.


———«»———«»———«»———


0 Response to "Resenha – "Como passar em Concursos de Tribunais" - Editora Foco"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards