DÚVIDAS SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS – ONDE ENCONTRAR AS RESPOSTAS?

Estudar para concursos públicos não é uma tarefa fácil, e quem foi que disse que seria? Ou seja, além de dezenas de matérias que é preciso aprender, em pouquíssimo tempo, ainda tem a questão do universo de dúvidas e diversas respostas que parecem enigmas indecifráveis, principalmente para quem está iniciando e, até mesmo, para concurseiros veteranos.

Para provar o que estou dizendo, basta voltar um pouco no tempo e lembrar-se daquele momento, você em uma banca de jornal, lendo os jornais e apostilas sobre concursos públicos com aqueles títulos já conhecidos de todos: “Edital publicado, comece a estudar hoje mesmo!”, “Antecipe seus estudos o quanto antes, edital será publicado em breve!”. Lembra? Quanto tempo seria economizado se você tivesse todas as informações nas mãos, antes de se aventurar nos primeiros concursos da sua vida? Se você não cometesse o terrível erro de estudar somente depois de publicado o edital ou tivesse optado por apenas uma área para estudar, por exemplo. E, mais ainda, como seria interessante se você tivesse algumas respostas para aquelas principais dúvidas, lá do início da sua preparação, não é mesmo?

Dúvidas simples como, por exemplo, o que é um concurso público? O que é um edital? Ou o que significa cadastro de reserva? Dúvidas essas que se tornaram clássicas - e que hoje, podem ser facilmente esclarecidas usando qualquer ferramenta de busca na própria internet, através de professores de cursos preparatórios, ou acessando os mais diversos sites e blogs especializados na área de concursos públicos.

Só para ilustrar meu raciocínio, vejamos algumas dessas dúvidas com as suas respectivas respostas:
O que é concurso público?

É um processo seletivo que tem por objetivo avaliar candidatos a cargos efetivos de entidades ou órgãos governamentais.


O que é cadastro de reserva?

Geralmente alguns concursos, além de oferecer vagas para provimento imediato, abrem também o cadastro de reserva, ou somente esse, quando não tem número definido de vagas efetivas. Os candidatos aprovados, que fizeram o número mínimo de pontos pré-determinados pela organizadora do concurso, serão convocados para a posse, por ordem de classificação, para postos que ficarão vagas ou serão abertos durante a validade do certame.


Dúvidas assim são bem fáceis de responder. O grande problema é quando elas se tornam um, conselho, assessoria para comprar um livro, um curso ou até mesmo um de pedido de socorro dos mais variados assuntos, que por mais que sejam respondidas, mesmo assim, ainda insistem em não se calar.

Destaco alguns dos principais temas mais consultados pelos concurseiros e suas respectivas dúvidas, quando o assunto é concurso público:

MOTIVAÇÃO

- Por que estudar para concursos?

- Toda vez que sai a concorrência de um concurso público eu penso em desistir. Tem muita gente! Como posso evitar esse tipo de efeito negativo?

- Por que é tão difícil passar num concurso público?

- Eu trabalho, tenho filhos e sou casado(a). São muitas responsabilidades para dar conta. Como ter paz para estudar para concursos?

- É normal ter vontade de jogar tudo para o alto e não desistir dessa história de passar em concursos públicos?

- Vivo sob intensa pressão familiar e também dos amigos que me cobram diariamente uma aprovação no concurso público. Por essa razão, penso em desistir. Como fazer para lidar com isso?

- Sinceramente não consigo acreditar que posso passar em um concurso público. Como desenvolver minha autoconfiança para mudar esta mentalidade e alcançar meu objetivo?

- Não passei. Acho que não vou conseguir. Será que devo desistir?

TÉCNICAS DE ESTUDO

- Estudar para concurso público sem edital na praça, porque é tão difícil?

- Vejo muita gente falar que estuda em grupo, como isso funciona e como faço para formar um grupo de estudos?

- Estudo muito, porém não consigo lembrar de nada, minha memória é péssima, como faço para melhorá-la e lembrar de tudo que estudei?

- Como estudar a Legislação Seca?

- Como fazer exercícios jurídicos?

- Como fazer um roteiro bem planejado para a hora da prova?

- Não sei a resposta da questão. Devo “chutar” a questão ou deixo em branco?

- Por mais que eu tente não consigo me concentrar nos estudos, existe alguma técnica para melhorar isso?

- Só consigo estudar escrevendo e, com isso, perco muito tempo. Há algo de errado comigo? Devo descansar ou estudar nos dias que antecedem uma prova de concurso público?

- Como fazer o planejamento de estudo depois da publicação do edital?

- Como organizar uma grade de horários de estudo que não prejudique sua qualidade de vida?

PLANEJAMENTO DE ESTUDO

- Vale a pena prestar concurso para cadastro de reserva?

- Vale a pena pegar dinheiro emprestado para poder estudar e fazer provas de concursos públicos?

- Estou empregado e acabei de saber que passei em um concurso público. Devo pedir demissão imediatamente?

- Quanto tempo que posso levar para passar num concurso público?

- Devo pedir demissão do meu emprego para estudar em tempo integral para concursos públicos?

- De que maneira posso dar meus primeiros passos nos estudos para concursos?

- Em geral, é mais fácil passar em um concurso de nível médio ou de nível superior?

- Faz muito tempo que parei de estudar, como fazer para acostumar a estudar para concursos públicos?

MATERIAL DE ESTUDO

- Ouvi falar que só dá para passar se ler o livro X, se estudar no cursinho Y. É assim mesmo?

- Vale a pena investir na compra de cursos online, audioaulas e videoaulas para concursos públicos?

- Eu vejo tanta gente oferecendo material grátis ou resumo gratuito na internet e em sites de relacionamento, que fico tentado a usar. Só que eu ainda não passei no concurso dos meus sonhos. Será que o material tem problemas?

- Vale a pena investir na compra de livros para concursos públicos mesmo sendo mais caros que apostilas?

SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS

- Qual é o prazo de validade de um concurso público?

- O que é uma Organizadora de concursos públicos? Porque preciso conhecer suas características?

- Qual a importância de ler o edital do concurso e quais os principais pontos que devo observar?

- O que significa “investidura”?

- Prestei um concurso público e acertei o número mínimo de questões previsto no edital, isso significa que passei no concurso e serei chamado para tomar posse do cargo?

- Há obrigação da Administração Pública de nomear todos os candidatos aprovados em concursos públicos?

- Qual a diferença entre Nomeação, Posse e Exercício?

DOCUMENTAÇÃO

- Estou desempregado(a) e com restrições nos bancos de dados das associações de restrição ao crédito. Isso me impede de ser servidor público?

- Tenho tatuagem e desejo concorrer a um cargo público. Isso me traria algum impedimento?

- O Órgão ou Entidade para o qual eu fui aprovado em concurso público pode impedir a minha posse caso eu não seja aprovado no exame físico ou mental? Não tenho direito líquido e certo?

- Não tenho todos os documentos exigidos para tomar posse de um cargo ou emprego público, o que devo fazer?

- Sou portador de necessidades especiais (PNE), posso me inscrever em concursos públicos?

- Estou grávida, posso prestar concurso público?

- Como conseguir a isenção da taxa de inscrição em concursos públicos?

- Porque devo me submeter aos exames médicos antes da posse?

- Perdi minha carteira de identidade e agora, como vou fazer a prova?

- Preciso pagar do meu próprio bolso pelos exames médicos exigidos para tomar posse de um cargo ou emprego público?

Então, essas perguntas têm alguma coisa em comum com você? É evidente que as dúvidas não param de se multiplicar e nesse momento muitas pessoas agem de má fé divulgando falsos boatos que acabam confundindo mais ainda a cabeça dos candidatos. Portanto, é indispensável procurar fontes seguras no momento de tirar qualquer dúvida.

RESUMO DA ÓPERA – Recentemente, nós da equipe do blog, lançamos o livro “100 Respostas do Concurseiro Solitário”, exatamente para responder essas e outras dúvidas sobre os mais variados assuntos que envolvem o estudo para concurso público. Além de servir como um ótimo manual de pesquisa (tira-dúvidas), o objetivo principal deste livro é mostrar para os concurseiros (novatos e veteranos), que estudar para concurso público não fica restrito somente ao aprendizado das matérias exigidas nos editais, nem tão pouco, o conhecimento sobre as empresas que organizam os concursos e como são cobradas as questões nas provas. A maior preocupação dos seus autores foi justamente concentrar em um só material, a noção (pelo menos básica) do que é realmente importante saber (objetivamente) durante a longa caminhada rumo à aprovação nos concursos públicos.

FONTENELE é um concurseiro que não tem mais dúvida nenhuma quanto a sua aprovação no concurso público.

"Já se foi o tempo em que estudar para concurso público, bastava simplesmente comprar uma apostila na banca da esquina." (Fontenele).
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos. 
———«»———«»———«»——— 


0 Response to "DÚVIDAS SOBRE CONCURSOS PÚBLICOS – ONDE ENCONTRAR AS RESPOSTAS?"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards