"Não tenho tempo, simplesmente, não tenho!"

Li em algum lugar que o "Não tenho tempo!" é um dos maiores males do mundo contemporâneo ... e concordo.

Li em algum outro lugar algo como "O tempo não exite do modo exato como acreditamos, algo que é invenção dos suíços para vender relógios" ... e concordo.

Pois bem, falta de tempo para estudar e fazer tudo o mais que se precisa fazer parece ser característica caracteristica onipresente no meio concurseiro. Mas será que que estuda para concursos públicos tem mesmo de ser vítima desse mal? Analisemos com mais cuidado essa questão.

Algo que quase todos que alegam não ter tempo para nada têm de comum é o mau gerenciamento do tempo. Entenda por mau gerenciamento a aplicação descuidada e nada planejada do tempo que se tem disponível, um grande pecado, um crime hediondo.

O tempo é como um salário que recebemos diariamente e temos de utilizar para adquirir tudo o que precisamos e queremos, mas somos mais cuidadosos com nossos salários monetários que com nosso salário real (exceto para quem gasta mais do que ganha, claro). Só que diferente do dinheiro, que podemos tomar emprestado, achar, ganhar ou algo assim, o tempo não permite tais "colheres de chá". Temos 24 horas em um dia, cada um de nós, e temos de nos virar com esse tempo e ponto final.

Note que gerenciamento é diferente de planejamento. Gerenciar é organizar e direcionar, enquanto planejar é coordenar as coisas visando um resultado futuro.

Erros de gerenciamento - Ocorrem quando o concurseiro não determina com exatidão o quê, quando e por quanto tempo fará as coisas. Começa por não ter hora fixa para acordar, passa por não determinar de que horas a que horas estudará e termina por não ter hora fixa para domir. Vida de concurseiro deve ser o mais disciplinada possível, algo bem militar mesmo. Se o concurseiro tem horas para fazer as coisas, não lhe faltarão horas para fazer o que precisa e meso o que quer fazer;

Erros de planejamento - Estudar para concursos públicos é um projeto de longo prazo, isso é fato. Hora, qualquer projeto de curto, médio ou longo prazo deve ser planejado com antecedência nos mínimos detalhes, a fim de se minimizar as chances de algo dar errado. Estudar para concursos públicos não foge dessa regra, inclusive e principalmente na questão do tempo alocado para os estudos em geral para cada certame que se prestará e também para cada matéria que terá de ser estudada.

Dicas para ter tempo

Vejamos agora algumas dicas muito práticas de como não cair na armadilha do "Não tenho tempo, simplesmente, não tenho!".

Dica 1 - Não deixe coisas para fazer acumularem;

Dica 2 - Para evitar acumular coisas para fazer, evite de se comprometer fazer mais coisas do que pode dar conta em um dia;

Dica 3 - Para evitar acumular mais coisas para fazer em um dia e, assim, que se acumulem, aprenda a dizer não para os outros e para si mesmo.

RESUMO DA ÓPERA - Quem estuda sério para concursos públicos tem de fazer tudo e um pouco mais para ter tranquilidade para estudar com qualidade. A falta de tempo para fazer as coisas é um "tirador" de tranquilidade fortíssimo, mas que no entanto pode ser evitado com o bom gerencialmente e planejamento sensato do uso do tempo.

CHARLES DIAS é o Concurseiro Solitário.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
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