RESENHA - Vade Mecum da Editora Saraiva

Para os concurseiros que se preparam para concursos jurídicos e não sabem se vale ou não a pena investir em um dos famosos Vade Mecum, trazemso essa resenha muito especial.

Organizadores: Antonio Luiz de Toledo Pinto,
Márcia Cristina Vaz dos Santos Windt e
Livia Céspedes
Editora: Saraiva
Edição: 11ª edição, 2011, São Paulo
Páginas: 2.003
ISBN: 978-85-02-10451-8

A resenha foi feita sob medida para sanar as dúvidas de muitos concurseiros. Li esses dias em um grupo do yahoo do qual participo uma dúvida sobre qual Vade Mecum usar. Bem, uma das excelentes opções é o da Saraiva.

Mais um vez, é importante mostrar a utilidade do Vade Mecum. Primeiramente, devo destacar que essa obra reúne as principais leis que os profissionais usam para consulta. Considero importante porque o concurseiro também vai achar os códigos e legislações mais cobrados em concursos nela. Assim, não será preciso ficar imprimindo um monte de leis super batidas em concursos. Elas estão lá no Vade Mecum da Saraiva.

A qualidade da publicação é tão boa, que não nos estranha em nada ter chegado à 11ª edição. Eu lembro bem de quando a obra foi lançada no mercado pela primeira vez. Vejo que está cada vez melhor. Tenho certeza de que, nos próximos anos, terei novidades em relação a esse Vade Mecum, pois a Saraiva está sempre procurando inovar.

Uma das inovações que nem todos os Vade Mecuns têm é a atualização constante no site da editora. Não é preciso cadastro ou qualquer outra burocracia. Lá, há as mudanças de cada mês e para cada obra do ano vigente. Basta imprimir e encartar na página indicada da publicação pelo site. Eu gosto muito, pois, muitas vezes, eu deixo passar alguma atualização importante. Assim, o site abre meus olhos para aquilo que não atentei antes.

A outra vantagem é que a editora lança duas vezes ao ano um Vade Mecum. Isso porque nossas leis mudam em uma velocidade avassaladora e nossos livros de legislações ficam cheios de rabiscos e papéis quando atualizamos manualmente, tendendo a ficarem confusos para nossa consulta. Acreditem, isso é uma grande economia de tempo e de esforço para o estudante que gosta de ter um material impecável, como eu. Detesto quando meu material fica desorganizado, ainda mais cheio de papel. Imaginem o caos!

Os organizadores realmente fizeram um trabalho brilhante, pois estruturaram de forma muito intuitiva o mecanismo de busca das legislações. Destacaram tematicamente tarjas coloridas com os temas tratados. Exibiram uma parte somente com diplomas legais alteradores de leis.

Quanto aos detalhes descritivos da obra, a fonte usada é de tamanho ótimo. Não é pequena demais nem grande demais. Tem o tamanho ideal para pessoas que usam óculos e para aqueles que não desejam usá-los tão cedo.

Apesar de ter muitas folhas, a obra tem um peso que dá para carregar nos braços ou na mochila. É um volume grande, mas é perfeitamente possível de se transportar.

A escolha das leis é perfeita. Apesar de não contemplar a área militar, a legislação dos concursos, em geral, fica bastante abrangida por esta obra. Com certeza, é muito bom poder ter todos (ou quase todos) os códigos juntos para consultar. Já fiz prova da OAB (na época em que se permitia consulta) e fui salva pela completude de um Vade Mecum da Saraiva. Então, considero de grande valia ter tudo isso reunido num lugar só para estudar.

A Saraiva ouviu meus pedidos! Colocou não 1 ou 2, mas 4 fitinhas para marcar aquilo que eu estiver lendo. Eu, todos os dias, consulto mais de uma legislação concomitantemente durante os estudos. Os organizadores atentaram, também, para que muitos de nós estudamos mais de uma matéria por dia. Por isso, não lhes poupo elogios.

No que tratamos das folhas, achei a qualidade muito boa porque não são transparentes e não rasgam fácil. Isso é bom porque eu só sei estudar rabiscando ou fazendo pequenas anotações. Ainda sobre as folhas, amei o colorido existente por todo o Vade Mecum. A numeração dos artigos das leis têm cor vermelha, o corpo do texto é azul e as lombadas têm cor cinza. Eles sabem mesmo como prender minha atenção!

A relação dos verbetes sumulares dos Tribunais superiores são bem completos. Como já se sabe, elas não caem em concursos. Elas despencam! O mais interessante for ver que, para provas de consulta, foi destinado um espaço reservado para grampo. Serve para não danificar o papel, já que é inevitável, em razão da exigência das bancas de concurso, quando não se pode consultá-las no dia do seu concurso. .

Não podemos deixar de destacar algo muito importante e que salva (também) muita gente no dia de uma prova de consulta: as remissões de texto legal. Elas nos ajudam a lembrar daqueles tópicos teóricos exaustivamente estudados. Assim, basta lembrar de uma combinação de artigos e súmulas, para lembrar como resolver aquela questão discursiva, por exemplo.

A obra contém um CD com um tutorial sobre as formas de consultá-la. Traz , ainda, modelos de peças processuais que servem para o exame da OAB, para a prática cotidiana e para concursos que a exigem. Há um dicionário de expressões latinas, em que podemos encontrar aquelas mais famosas que encontramos nos livros jurídicos.

RESUMO DA ÓPERA – Esse Vade Mecum da Saraiva indubitavelmente foi pensado para auxiliar e facilitar a vida dos concurseiros, universitários e profissionais do Direito. Destacou-se as leis mais procuradas por esse público, deu-se um toque todo colorido à publicação. Daqui para frente, você pode ate ter ansiedade nos seus estudos, mas com uma obra colorida como essa, de tédio você não morre.

RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.



———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA - Vade Mecum da Editora Saraiva"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards