RESENHA - GRAMÁTICA COMENTADA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS de Adriana Figueiredo & Fernando Figueiredo

Para os concurseiros que querem "dar um gás" nos estudos de Língua Portuguesa para concursos públicos, matéria cujo estudo 110% sério é indispensábel para qualquer concurseiro, preparamos uma resenha muito especial.

Autor(es): Adriana Figueiredo e Fernando Figueiredo
ISBN-13: 978-85-352-4451-9
Páginas: 456
Editora: Campus / Elsevier

Estudar português nem sempre é tão natural ou automático como se pensa.

Muitos concurseiros partem do pressuposto de que, por escreverem bem ou razoavelmente bem (considerando as afrontas absurdas ao "bom português" que vemos na era da internet) não necessitam estudar as regras gramaticais com afinco ou não precisam se dedicar ao estudo dessa disciplina com persistência.

E é uma falha gritante pensar assim.

Falha esta que pode, com absoluta certeza, te retirar da lista de aprovados.

Além dessa realidade é mister considerar que o estudo do Português pode ser subdividido em dois grandes ramos (ao menos no que diz respeito às exigências da grande parte dos Concursos Públicos) tais como a gramática e a interpretação de textos, sendo a primeira referente às regras de ortografia, escrita e matérias congêneres e a segunda consistente em raciocínios intelectivos para a descoberta dos significados contextuais das palavras.

Ora, ambas as subdivisões são muitíssimo exigidas nos concursos públicos e é eimperioso que utilizemos, em nosso estudo, materiais que nos possibilitem o aprendizado de ambas com a mesma profundidade e qualidade.

A obra "Gramática comentada com Interpretação de Textos" de Adriana Figueiredo e Fernando Figueiredo desmistifica o universo do Português e transforma essa matéria (as vezes temida até pelos concurseiros mais sérios) em disciplina fácil de ser entendida e aplicada em nossa rotina, trazendo a justa medida entre aprender a escrever bem e entender, contextualmente, aquilo que se escreve.

Aliás, os autores possuem vasta experiência no ensino dessa disciplina. Adriana Figueiredo é graduada em Letras (Português - Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, sendo Ex Analista Judiciária do Tribunal de Justiça, e tendo atuando como professora em diversos cursos preparatórios. De outro vértice, Fernando Figueiredo é pós-graduado em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e já foi professor de vários cursos preparatórios para Concursos Públicos. Ambos já escreveram, juntos, os livros "Português Simplificado para Concursos - volumes I e II", também pela Editora Campus / Elsevier.

O livro que ora analiso integra a Série "Provas e Concursos", da supramencionada Editora, possuindo 456 páginas divididas em 18 capítulos. Possui campos especificamente voltados para Exercícios comentados (em número de 180) e outros espaços voltados para testes propostos e já encontrados em outros certames (em número de 370). Dessa maneira os autores nos lembram a importância de se efetuar o treinamento do conteúdo apreendido através da realização de exercícios e fixam a matéria e estimulam o aprendizado.

Bastante interessante é a metodologia utilizada na obra. O próprio resumo do livro traça os seguintes aspectos:

"Esta obra compreende as três etapas essenciais para a preparação em concursos. A primeira é a apresentação de teoria, de maneira objetiva, com as informações indispensáveis às resoluções das questões. A segunda é a fixação dos conceitos apresentados por meio de frases curtas, seguidas de sua explicação, para que o leitor pratique os fundamentos e fixe o conteúdo. A terceira é a resolução de questões das mais variadas bancas com comentários em relação a cada alternativa. Com sua linguagem cativante e didática impecável, os autores tornam o aprendizado da Língua Portuguesa simples e lógico como deve ser."

Primeiramente, o livro traz a teoria da Língua Portuguesa, traçando - com objetividade, os principais elementos e características concernentes à determinada matéria, estabelecendo conexões e a explicando de maneira coerente.

Após, possibilita que o próprio concurseiro faça suas conexões internas, trazendo artefatos de memorização da matéria analisada e possibilitando a fixação do aprendizado.

Por fim, como sempre dissemos aqui no blog, os autores são enfáticos em ressaltar a importância de realizar exercícios daquilo que se aprendeu, e para tanto, trazem em seu bojo 180 questões comentadas e 370 questões propostas, para que - aliando aos conhecimentos trazidos pela própria Obra - o concurseiro possa exercitar o conteúdo apreendido e se sair bem em qualquer modalidade de Concursos Públicos.

O importante, caríssimo concurseiro, é que a Obra não separa totalmente as matérias de gramática e interpretação de textos, fazendo correlações importantes e nos fazendo perceber que, em verdade, se tratam de duas subdivisões que se intercalam e se completam. Ou seja, no ínterim da atividade de interpretar eu devo, conscientemente, portar conhecimentos de gramática suficientemente claros, até para completar o processo intelectivo de interpretação, e essa Obra é realmente completa no que diz respeito a isso.

Os assuntos colacionados e sua divisão em capítulos (em um total de 18) me parece pertinente e em acordo com os mais variados certames públicos, remetendo o concurseiro ao estudo das temáticas mais importantes do Português e da Interpretação de Textos, tais como: Ortografia, acentuação gráfica, hífen, semântica, verbos, pronomes, preposição, conjunções, concordância, regência, crase, predicado verbal, vozes verbais, pontuação, interpretação de textos, entre outros, sempre permeando os ensinamentos com exercícios comentados e inter-relações com os temas mais exigidos nos Concursos Públicos atuais.

Válido ressaltar que toda a gramática tracejada no presente livro se encontra em acordo com as regras da nova ortografia. O que achei sobremaneira sensato é que a gramática já vem em acordo com as novas regras e não são mostradas como um capítulo posterior, inserido em novas edições, sem qualquer alteração dos capítulos que trazem regras não mais utilizadas.

Ou seja, o Livro já foi produzido com o novo regramento, contudo, no ínterim da leitura e estudo pude perceber que as remissões sobre as alterações e a existência de antigos regramentos já alterados sempre se faz presente, informando o concurseiro de que determinada atualização foi realizada e nos fazendo compreender a matéria de maneira facilitada e completamente atual.

Oportuno mencionar a indicação do presente livro, que serve tanto para os concurseiros que logram concorrer a vagas destinadas tanto à cargos de nível médio quanto de nível superior. Ora, a clareza de raciocínio por parte dos autores, aliada à metodologia e linguagem utilizada torna o mesmo acessível e devidamente utilizável por todos os concurseiros que desejam se preparar, e o faz bem, para provas e concursos públicos.

RESUMO DA ÓPERA - Estudar Português não deve ser algo que nos causa medo. Pelo contrário, esse livre demonstra que tal disciplina pode ser simples e deliciosa de ser aprendida, denotando uma metodologia que prima pela fixação do conteúdo por meio de artefatos de memorização e prática de exercícios, se mostrando como sólida aquisição para aqueles que precisam escrever e escrever bem para serem aprovados no concurso público que desejam. #EuRecomendo !

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é Concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog. Basta clicar na imagem abaixo para ser levado à página com um descontão nesse livro.


———«»———«»———«»———



0 Response to "RESENHA - GRAMÁTICA COMENTADA COM INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS de Adriana Figueiredo & Fernando Figueiredo"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards