RESENHA - "INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSOS" DE Rivka Majdenbaum

Para os concurseiros que precisam de uma ajudinha extra na matéria de informática, figurinha carimbada em provas de concursos públicos, e que precisa mesmo ser estudada com muita seriedade, preparamos uma nova resenha de livro da matéria.


Como concurseira eu tenho uma saga particular para resolver no ano de 2011. Aprender a estudar e aprender as disciplinas de Informática, Português, Raciocínio Lógico e Arquivologia.

Um quarteto de matérias com o qual não tive muito contato em minha vida profissional e de estudos, mas que devemos estudar com afinco, disciplina e cuidado, por ocasião de nosso projeto de aprovação.

Estou consciente de que é isso que me falta na organização do estudo para o ano de 2011, e desde o início do ano tenho me dedicado muito a cada uma dessas disciplinas.

Resultado? Meu rendimento melhorou.

Estudar com bons materiais é uma realidade. E estudar através de obras que primem pela facilidade na expressão de ideias, que tragam os objetos de estudo comprometidos com uma abordagem prática e pedagógica e que demonstrem a disciplina através de olhos comuns, se transmuta em imperiosa vantagem no ínterim de nossos estudos.

E é isso que a obra "Informática básica para concursos - Teoria e Exercícios" da autora Rivka Majdenbaum, nos traz.

Não, a Informática não é um "bicho de 7 cabeças" ou de "e placas de rede", como queiram, (embora o estudo de hardware - com seu amontoado de placas, memórias, bit's, etc possa dar essa impressão), hoje sei disso ainda com mais clareza.

Mas é imperioso que aqueles que, como eu, manifestam certo desconhecimento com a temática possam estudar através de bons materiais. Isso é imprescindível, nunca se esqueçam.

O presente livro nos traz uma abordagem deliciosa. Com textos bem explicativos e visual que preza pela acessibilidade (boas cores e tamanhos de fonte), demonstra visualmente os conceitos através de desenhos, organogramas, quadros de atalhos e de resumos, que realmente nos facilita a aprendizagem e a fixação da matéria.

Aliás, estudar Informática por meio de livros que tragam em seu conteúdo detalhamento em desenhos e figuras nos estimula a relacionar a matéria com o que cotidianamente nos deparamos: o computador. E nos permite visualizar no maquinário, que não raras vezes se encontra em nossa mesa de estudos, os conceitos e aplicativos aprendidos no decorrer do estudo da matéria.

Três detalhes (que fazem toda a diferença) me chamaram a atenção nessa obra.

O primeiro deles diz respeito ao Resumo do capítulo inserido ao final de cada temática. A autora aborda nesse espaço os assuntos de maior relevância quanto ao tema especificamente tratado, remetendo o leitor e concurseiro à fixação dos conceitos e estruturas invariavelmente mais relevantes na consecução da prova e nos lembrando que estudo sem revisão é incompleto.

O segundo nos remete às Dicas que se seguem do Resumo do Capítulo e que denotam a preocupação da autora com certas informações por vezes exigidas nos Concursos Públicos e que não constam do estudo sistematizado da disciplina. São informações relevantes, referentes ao uso de atalhos, detalhes históricos de criação de aplicativos, soluções para problemas comuns no ínterim da utilização de determinado programa, entre outros.

E o terceiro, não menos importante, é a lista de Exercícios contida a cada esgotamento de tema. Ainda mais importante do que estudar disciplinas não tão conhecidas por quem não detêm sua área original de formação, e o fazer por meio de materiais de boa qualidade, é exercitar o conteúdo aprendido, fixando a matéria e treinando, treinando, treinando ...

Consciente dessa necessidade e até carência concurseira, a autora nos traz uma boa lista de exercício, com o devido gabarito para conferência dos estudantes.

RESUMO DA ÓPERA - Em sua totalidade a obra se mostrou de grande valia para o meu estudo, além de transmutar conhecimentos de disciplina fortemente exigida nos certames públicos de maior vulto no país, sendo necessário que o concurseiro se atente à metodologia utilizada pela autora e que pode fazê-lo compreender mais facilmente da matéria.

ANA PAULA DE OLIVEIRA MAZONI é concurseira por vocação.

IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.

———«»———«»———«»———

Você pode adquirir seu exemplar desse ótimo livro com total segurança e um bom desconto na LIVRARIA CONCURSAR, parceira do blog.



———«»———«»———«»———


0 Response to "RESENHA - "INFORMÁTICA BÁSICA PARA CONCURSOS" DE Rivka Majdenbaum"

powered by Blogger | WordPress by Newwpthemes | Converted by BloggerTheme | Blogger Templates | Low Interest Credit Cards