Resenha – Curso “A Arte da Escrita” de Antonio Fernando Borges
07:20
Concurseiro Solitario
, Posted in
Resenhas
,
0 Comments
Para os concurseiros que precisam aperfeiçoar sua escrita para enfrentar as provas de redações dos cada vez mais concorridos concursos públicos, resenhamos um curso que é "tudo de bom" nesse quesito.
Você ainda foge dos concursos que cobram redação? Já imaginou aprender a escrever com um escritor? Puro luxo, não é? Tudo isso é possível no curso “A Arte da Escrita”, de Antonio Fernando Borges, o qual foi um dos entrevistados no Especial da Língua Portuguesa que aconteceu no blog ano passado.
O escritor Antonio Fernando Borges (n. 1954) é bacharel em Comunicação, jornalista, tradutor e professor de Arte da Escrita. Tem larga experiência na construção de conteúdo para sites e na criação de roteiros e material de comunicação corporativa.
Publicou o livro de contos Que Fim levou Brodie? (Editora Record, 1996 / Prêmio Nestlé de Literatura de 1997); os romances Braz, Quincas & Cia. (Companhia das Letras, 2002) e Memorial de Buenos Aires (Companhia das Letras, 2006); e o livro didático Não Perca a Prosa (Versal, 2004).
Veja a apresentação do curso, segundo o autor:
“A língua portuguesa vive um de seus piores momentos: banalizada pela mídia, maltratada por estudantes, professores e até pelos escritores da moda, ela é hoje uma amostra do empobrecimento cultural do país. Pouca gente se dá conta de que a recuperação de nossa cultura passa – inevitavelmente – pela restauração dos altos padrões de uso do idioma, que se perderam. "
O escritor ANTONIO FERNANDO BORGES resolveu comprar esta briga. Ficcionista premiado, considerado (por quem entende do assunto) “um dos melhores escritores surgidos nos últimos tempos”, vem ministrando desde 2003 cursos e palestras sobre as técnicas e os fundamentos teóricos da Arte da Escrita.
Agora, ele expande essa atuação preciosa, até então pontual e limitada. Com a ajuda da internet, decidiu levar suas lições a um público mais amplo: já estão abertas as inscrições para o curso on-line EM BUSCA DA PROSA PERDIDA – Fundamentos e Possibilidades da Arte da Escrita.
O endereço é: http://www.artedaescrita.com
Combinando reflexões teóricas, exposições técnicas e exercícios práticos, o curso será dividido em módulos. O primeiro módulo foi APRENDER A ESCREVER É APRENDER A PENSAR, com 12 aulas gravadas e disponíveis para download. Agora, está em andamento o Módulo II, TRADUZINDO IDEIAS EM PALAVRAS que terá oito aulas. Nele, os alunos terão oportunidade de aprofundar – e aplicar – os Fundamentos aprendidos no Módulo I. Desta vez, cada aula terá como eixo a elaboração de pequenos textos, de complexidade crescente.
Na verdade, o sucesso crescente do curso on line EM BUSCA DA PROSA PERDIDA (que a cada semana conta com dezenas de novos alunos) deve-se não só à qualidade de seu conteúdo, mas também às facilidades que oferece: as aulas são gravadas e ficam disponíveis no site para consulta e download – o aluno pode assistir quando e onde quiser.
Trata-se de uma oportunidade imperdível – para jovens e estudantes em fase de formação, mas também para profissionais e veteranos que tenham perdido o contato ou a fluência nas possibilidades de uso do idioma português.
Para quem está prestando algum concurso, trata-se de uma ferramenta valiosa: quem assiste às aulas e acompanha as apostilas e exercícios dos cursos de Antonio Fernando Borges aumenta significativamente a capacidade de ler e escrever. Isso vai ajudar – e muito – a compreensão no estudo de qualquer matéria, assim como vai facilitar as coisas na Hora H – aquele momento decisivo de entender corretamente o enunciado das questões de uma prova – e ainda para responder questões dissertativas, não só de língua portuguesa ou comunicação. Afinal, aprender a escrever é aprender a pensar…
Em busca da prosa perdida - FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES DA ARTE DA ESCRITA
MÓDULO I: “APRENDER A ESCREVER É APRENDER A PENSAR”
AULA 1 (Aula Inaugural)
Apresentação da filosofia do curso: reflexão sobre a origem da linguagem humana, como expressão da exatidão, verdade e beleza das ideias e emoções (cf. Eugen Rosenstock-Huessy). Exposição do Programa do Módulo I e a dinâmica entre conteúdo teórico-técnico e exercícios de específicos de fixação e treinamento.
AULA 2
Os idiomas da linguagem humana. As relações entre ler e escrever. Os diferentes níveis de leitura e interpretação de um texto, segundo Mortimer Adler, A. D. Sertillanges e Dante Alighieri. A importância da humildade e da perseverança para o aprendizado.
AULA 3
As três “dimensões” do texto e suas relações com a exatidão, verdade e beleza: a sintaxe como combinação das palavras (coordenação e subordinação); a semântica e suas relações lógicas e morais com a realidade (verdade e verossimilhança); e a harmonia, ou a importância da beleza do texto. Pequenos exercícios.
AULA 4
Os processos de composição (primeira parte): a narração como apresentação verbal de um acontecimento; a descrição e as características essenciais e contingenciais das pessoas, objetos ou lugares. Pequenos exercícios.
AULA 5
Os processos de composição (segunda parte): a dissertação como exposição verbal de ideias, argumentos e opiniões; o diálogo como registro fiel ou criativo da linguagem oral. Pequenos exercícios.
AULA 6
A estrutura do texto: a unidade do conjunto formado por princípio meio e fim (cf. a Poética de Aristóteles). A organização da linguagem em termos de introdução, desenvolvimento e conclusão. O concreto e o abstrato; o geral e o específico. Noções preliminares de argumentação. Pequenos exercícios.
AULA 7
As ferramentas e instrumentos elementares do texto: a frase, o período e o parágrafo; a voz, o tom e a temperatura. A função da riqueza e precisão do vocabulário. A questão do estilo. O papel das figuras de linguagem. Pequenos exercícios.
AULA 8
Os gêneros e formatos de textos. Principais características e o potencial dos gêneros narrativo, dissertativo e lírico. As diferenças (técnicas e ontológicas) entre ficção e não-ficção. A questão dos formatos e sua relação com os gêneros. Pequenos exercícios.
AULA 9
O gênero dissertativo (e a dimensão espacial): a estrutura do texto; os formatos didáticos, o ensaio e o artigo. Aprofundamento das técnicas de argumentação. Pequenos exercícios.
AULA 10
O gênero narrativo (e a dimensão temporal): a estrutura do texto; os formatos de texto em ficção e não-ficção. Diferenças e relações entre verdade e verossimilhança. Pequenos exercícios.
AULA 11
Apresentação de técnicas e aplicação de métodos de treinamento específico (primeira parte): como vencer os medos e bloqueios; como passar do oral ao escrito. A importância da perseverança. Sugestões de Grandes Exercícios.
AULA 12
Apresentação de técnicas e aplicação de métodos de treinamento específico (segunda parte): escrever, corrigir, reescrever; o “Método das Perguntas”. Sugestões de Grandes Exercícios. Sugestões de leituras complementares.
Em busca da prosa perdida - FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES DA ARTE DA ESCRITA
MÓDULO II : “TRADUZINDO IDEIAS EM PALAVRAS”
Neste segundo Módulo, de OITO AULAS, os alunos terão oportunidade de aprofundar - e aplicar - os Fundamentos apresentados no Módulo I. Desta vez, cada aula terá como eixo a elaboração de pequenos textos, de complexidade crescente, a partir dos seguintes aspectos técnicos:
Microestrutura e macroestrutura: da oração ao texto.
A organização das ideias e das palavras.
A tradução das ideias em textos específicos.
Coesão textual: os processos de articulação sintática.
Usos da coordenação e da subordinação.
Período tenso x período “frouxo”.
Ponto de vista: a escolha da oração principal.
Texto, contexto e enunciado: a estruturação semântica.
Análise, síntese, classificação e definição: processos de disciplina e planejamento de textos.
Vocabulário: os sentidos e os ritmos das palavras.
Unidade, coerência, ênfase:
Falácias: petição de princípios x tautologias.
O equilíbrio entre exatidão, verdade e beleza.
Cada Aula está dividida em duas partes: exposição de conteúdo; orientação para elaboração de pequenos textos.”
Esse é um curso básico para quem ainda está dando os primeiros passos na escrita e que precisa de uma orientação bastante detalhada sobre as diversas formas de escrever. É o momento de esquecer de vez os traumas escolares e dar uma chance à escrita. Por que não se deixar levar por um bom banho de estilística? È um excelente momento para isso.
Apesar de não ser um curso diretamente relacionado aos concursos públicos, as aulas dão base para que se possa estudar bem, em momento posterior, de modo específico. Ou, então, para que se busque orientações mais direcionadas para concursos, como as famigeradas pegadinhas.
RESUMO DA ÓPERA - Para quem precisa de base e está disposto(a) a se apaixonar pela língua portuguesa, esse curso pode ser considerado como uma excelente oportunidade.
RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
O escritor Antonio Fernando Borges (n. 1954) é bacharel em Comunicação, jornalista, tradutor e professor de Arte da Escrita. Tem larga experiência na construção de conteúdo para sites e na criação de roteiros e material de comunicação corporativa.
Publicou o livro de contos Que Fim levou Brodie? (Editora Record, 1996 / Prêmio Nestlé de Literatura de 1997); os romances Braz, Quincas & Cia. (Companhia das Letras, 2002) e Memorial de Buenos Aires (Companhia das Letras, 2006); e o livro didático Não Perca a Prosa (Versal, 2004).
Veja a apresentação do curso, segundo o autor:
“A língua portuguesa vive um de seus piores momentos: banalizada pela mídia, maltratada por estudantes, professores e até pelos escritores da moda, ela é hoje uma amostra do empobrecimento cultural do país. Pouca gente se dá conta de que a recuperação de nossa cultura passa – inevitavelmente – pela restauração dos altos padrões de uso do idioma, que se perderam. "
O escritor ANTONIO FERNANDO BORGES resolveu comprar esta briga. Ficcionista premiado, considerado (por quem entende do assunto) “um dos melhores escritores surgidos nos últimos tempos”, vem ministrando desde 2003 cursos e palestras sobre as técnicas e os fundamentos teóricos da Arte da Escrita.
Agora, ele expande essa atuação preciosa, até então pontual e limitada. Com a ajuda da internet, decidiu levar suas lições a um público mais amplo: já estão abertas as inscrições para o curso on-line EM BUSCA DA PROSA PERDIDA – Fundamentos e Possibilidades da Arte da Escrita.
O endereço é: http://www.artedaescrita.com
Combinando reflexões teóricas, exposições técnicas e exercícios práticos, o curso será dividido em módulos. O primeiro módulo foi APRENDER A ESCREVER É APRENDER A PENSAR, com 12 aulas gravadas e disponíveis para download. Agora, está em andamento o Módulo II, TRADUZINDO IDEIAS EM PALAVRAS que terá oito aulas. Nele, os alunos terão oportunidade de aprofundar – e aplicar – os Fundamentos aprendidos no Módulo I. Desta vez, cada aula terá como eixo a elaboração de pequenos textos, de complexidade crescente.
Na verdade, o sucesso crescente do curso on line EM BUSCA DA PROSA PERDIDA (que a cada semana conta com dezenas de novos alunos) deve-se não só à qualidade de seu conteúdo, mas também às facilidades que oferece: as aulas são gravadas e ficam disponíveis no site para consulta e download – o aluno pode assistir quando e onde quiser.
Trata-se de uma oportunidade imperdível – para jovens e estudantes em fase de formação, mas também para profissionais e veteranos que tenham perdido o contato ou a fluência nas possibilidades de uso do idioma português.
Para quem está prestando algum concurso, trata-se de uma ferramenta valiosa: quem assiste às aulas e acompanha as apostilas e exercícios dos cursos de Antonio Fernando Borges aumenta significativamente a capacidade de ler e escrever. Isso vai ajudar – e muito – a compreensão no estudo de qualquer matéria, assim como vai facilitar as coisas na Hora H – aquele momento decisivo de entender corretamente o enunciado das questões de uma prova – e ainda para responder questões dissertativas, não só de língua portuguesa ou comunicação. Afinal, aprender a escrever é aprender a pensar…
Em busca da prosa perdida - FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES DA ARTE DA ESCRITA
MÓDULO I: “APRENDER A ESCREVER É APRENDER A PENSAR”
AULA 1 (Aula Inaugural)
Apresentação da filosofia do curso: reflexão sobre a origem da linguagem humana, como expressão da exatidão, verdade e beleza das ideias e emoções (cf. Eugen Rosenstock-Huessy). Exposição do Programa do Módulo I e a dinâmica entre conteúdo teórico-técnico e exercícios de específicos de fixação e treinamento.
AULA 2
Os idiomas da linguagem humana. As relações entre ler e escrever. Os diferentes níveis de leitura e interpretação de um texto, segundo Mortimer Adler, A. D. Sertillanges e Dante Alighieri. A importância da humildade e da perseverança para o aprendizado.
AULA 3
As três “dimensões” do texto e suas relações com a exatidão, verdade e beleza: a sintaxe como combinação das palavras (coordenação e subordinação); a semântica e suas relações lógicas e morais com a realidade (verdade e verossimilhança); e a harmonia, ou a importância da beleza do texto. Pequenos exercícios.
AULA 4
Os processos de composição (primeira parte): a narração como apresentação verbal de um acontecimento; a descrição e as características essenciais e contingenciais das pessoas, objetos ou lugares. Pequenos exercícios.
AULA 5
Os processos de composição (segunda parte): a dissertação como exposição verbal de ideias, argumentos e opiniões; o diálogo como registro fiel ou criativo da linguagem oral. Pequenos exercícios.
AULA 6
A estrutura do texto: a unidade do conjunto formado por princípio meio e fim (cf. a Poética de Aristóteles). A organização da linguagem em termos de introdução, desenvolvimento e conclusão. O concreto e o abstrato; o geral e o específico. Noções preliminares de argumentação. Pequenos exercícios.
AULA 7
As ferramentas e instrumentos elementares do texto: a frase, o período e o parágrafo; a voz, o tom e a temperatura. A função da riqueza e precisão do vocabulário. A questão do estilo. O papel das figuras de linguagem. Pequenos exercícios.
AULA 8
Os gêneros e formatos de textos. Principais características e o potencial dos gêneros narrativo, dissertativo e lírico. As diferenças (técnicas e ontológicas) entre ficção e não-ficção. A questão dos formatos e sua relação com os gêneros. Pequenos exercícios.
AULA 9
O gênero dissertativo (e a dimensão espacial): a estrutura do texto; os formatos didáticos, o ensaio e o artigo. Aprofundamento das técnicas de argumentação. Pequenos exercícios.
AULA 10
O gênero narrativo (e a dimensão temporal): a estrutura do texto; os formatos de texto em ficção e não-ficção. Diferenças e relações entre verdade e verossimilhança. Pequenos exercícios.
AULA 11
Apresentação de técnicas e aplicação de métodos de treinamento específico (primeira parte): como vencer os medos e bloqueios; como passar do oral ao escrito. A importância da perseverança. Sugestões de Grandes Exercícios.
AULA 12
Apresentação de técnicas e aplicação de métodos de treinamento específico (segunda parte): escrever, corrigir, reescrever; o “Método das Perguntas”. Sugestões de Grandes Exercícios. Sugestões de leituras complementares.
Em busca da prosa perdida - FUNDAMENTOS E POSSIBILIDADES DA ARTE DA ESCRITA
MÓDULO II : “TRADUZINDO IDEIAS EM PALAVRAS”
Neste segundo Módulo, de OITO AULAS, os alunos terão oportunidade de aprofundar - e aplicar - os Fundamentos apresentados no Módulo I. Desta vez, cada aula terá como eixo a elaboração de pequenos textos, de complexidade crescente, a partir dos seguintes aspectos técnicos:
Microestrutura e macroestrutura: da oração ao texto.
A organização das ideias e das palavras.
A tradução das ideias em textos específicos.
Coesão textual: os processos de articulação sintática.
Usos da coordenação e da subordinação.
Período tenso x período “frouxo”.
Ponto de vista: a escolha da oração principal.
Texto, contexto e enunciado: a estruturação semântica.
Análise, síntese, classificação e definição: processos de disciplina e planejamento de textos.
Vocabulário: os sentidos e os ritmos das palavras.
Unidade, coerência, ênfase:
Falácias: petição de princípios x tautologias.
O equilíbrio entre exatidão, verdade e beleza.
Cada Aula está dividida em duas partes: exposição de conteúdo; orientação para elaboração de pequenos textos.”
Esse é um curso básico para quem ainda está dando os primeiros passos na escrita e que precisa de uma orientação bastante detalhada sobre as diversas formas de escrever. É o momento de esquecer de vez os traumas escolares e dar uma chance à escrita. Por que não se deixar levar por um bom banho de estilística? È um excelente momento para isso.
Apesar de não ser um curso diretamente relacionado aos concursos públicos, as aulas dão base para que se possa estudar bem, em momento posterior, de modo específico. Ou, então, para que se busque orientações mais direcionadas para concursos, como as famigeradas pegadinhas.
RESUMO DA ÓPERA - Para quem precisa de base e está disposto(a) a se apaixonar pela língua portuguesa, esse curso pode ser considerado como uma excelente oportunidade.
RAQUEL MONTEIRO é uma legítima concurseira carioca.
IMPORTANTE - Os textos publicados nesse blog são de inteira responsabilidade dos seus autores em termos de opiniões expressadas. Além disso, como não contamos com um(a) revisor(a) de textos, também a correção gramatical e ortográfica é de inteira responsabilidade dos mesmos.
———«»———«»———«»———
0 Response to "Resenha – Curso “A Arte da Escrita” de Antonio Fernando Borges"
Postar um comentário